Ajuda com Ações !!!

Sou muito iniciante no assunto, estou operando na rico e só coloquei 30 reais , comprei e vendi umas ações da usiminas com lucros de centavos só para ver como funcionava, porém tenho algumas dúvidas:

O que é o valor da operação? eu tenho que pagar pelo valor da operação?
EXEMPLO:

https://imgur.com/wCD01Gl

VERMELHO: PREÇO DA AÇÃO QUE VENDI
o que seria o indicado pela seta azul?

Segunda dúvida:

O que seria custódia?

EXEMPLO:

Imgur

Não tenho nenhuma ação comprada, o que seria isso?

Custódia são as ações que você tem seu poder.

Procure as notas de corretagens, você deve ter cometido algum erro na sua contagem.

Na hora de vender, sempre dê uma olhada na custódia para ter certeza de quantas tem. Já cansei de ver gente abrindo posição vendida sem querer porque lançou de cabeça o número

Uma imagem sua quebrou

Valor da operação é o quanto pagou ou recebeu

Imgur

nesse caso tem o preço médio que é por quanto eu vendi essa ação mas também tem o preço ali na direita que não sei o que significa, sempre que compro o preço é maior q o da ação e sempre que vendo é menor

a rico também mandou essa imagem

não sei o que é esse valor das operações

A soma dos valores de compra e venda.

image

essas são ações que comprei da via varejo, porém elas aparecem nessa aba de posição e não de custódia, todas as operações que fiz foi compra e venda logo em seguida, então não sei como pode ter sobrado alguma ação e porque ela estaria na aba custódia, to meio perdido ainda

Vamos lá:

Custódia são as ações que você tem custodiadas lá na B3.
Os campos ali significam:
USIM5 é o ativo que você comprou.
1 é a quantidade que você comprou. O usual é comprar um lote que são 100 ações. No caso aí você foi no fracionário.
R$17,10 é o último valor que ele estava quando você fez essa captura de tela.
R$16,81 é o que você pagou por esta 1 ação.
1,73% é o percentual que sua ação subiu, de 16,81 para 17,10.
R$0,29 é a variação no dia.
Qtd D1 eu não sei exatamente, mas pode ser que você esteja devendo para pagar em D1. Quem souber esclarece aí este ponto.

Quando você compra uma ação ela logo aparece em Posição que é algo controlado pela Corretora, depois a corretora faz uns trâmites e as ações aparecem também em Custódia que são aquelas que estão custodiadas na B3.

@teteeu14 todos nós começamos sem saber nada, é normal ter dúvidas. O que não pode é você sair executando coisas pra “testar” sem saber como funciona. Dicas que te dou:

  • Procure vídeos educativos da própria rico explicando como funciona a plataforma;
  • procure vídeos no youtube mesmo sobre o mercado de ações, pra entender como funciona o book de ofertas;
  • procure vídeos sobre o que é nota de corretagem;

dentre outros assuntos! quanto mais a gente sabe, melhor… por isso é interessante buscar aprender sobre o que está acontecendo.

Eu disse pra procurar vídeos pq tá cheio de videos de diversos criadores de conteúdo bons que com certeza vão explicar melhor do que eu.

Abraço!

Tem uma lista de vídeos no youtube do canal ASVID sobre o imposto de renda para 2021 que explica TUDO sobre termos e tudo que pode ocorrer e como isso afeta seu IR. Acho muito bom assistir não só por causa do IR mas ele explica tudo sobre ações (compra/venda/aluguel/agrupamento/desdobramento/bonificação/amortização/subscrição)

Segue o link IRPF AÇÔES - Passo a passo completo sobre declaração de ações no Imposto de Renda - YouTube