Ajuda com mistério das ações da Procter & Gamble

Fala investidores, estou passando por uma situação adversa com umas ações do meu pai, gostaria que vocês me ajudassem porque já pedi ajuda pra as intituições responsáveis e não consigo uma solução, sinto que vou conseguir por aqui. A história é longa vou resumir o máximo que eu conseguir. Meu pai junto com a sociedade dele na década de 80 comprou umas ações em troca de dedução do IR, algumas empresas faliram, mas no caso do nosso problema ela existe até hoje. Ele comprou ações da Phebo na época, a Phebo foi comprada pela Procter & Gamble do Nordeste posteriormente, e as ações passarem a se chamar pelo nome da Procter, acontece que em 2023 a única ação que existe com esse nome na bolsa de valores é a BDR PGCO34 (Procter & Gamble), não encontro nenhuma informação sobre a Procter & Gamble do Nordeste , CNPJ 16.260.788/0001-05, ai que está o problema, não sabemos se é a mesma.
O Bradesco está com a custódia da ação, mas a única informação que recebo de lá é que tenho as ações e a quantidade, nada sobre o ticker, já fiz o procedimento OTA e enviei pra B3 ( que custea a PGCO34), mas não tenho resposta nem deles nem da corretora Clear.Vocês conhecem alguém que possue essas ações também? Não sei mais o que fazer, provavelmente não deve ser a PGCO34, mas não podemos descartar nada, já q não existe outra ação com esse nome, a não ser que ela tenha ido pro mercado de balcão (OTC). Desde já agradeço.

1 curtida

Olá,

A sua história parece um pouco estranha… Antes de 1990 as ações eram ou endossáveis ou ao portador. Você precisa descobrir qual a modalidade que seu pai comprou. Não ficou claro na sua história se você já descobriu que as ações do seu pai estão sob custódia do Bradesco ou que o Bradesco é atualmente o custodiante das ações da P&D.

Por exemplo, se seu pai tinha ações ao portador e seu pai não fez a troca, não tendo mais o certificado, ele perdeu as ações.

De qualquer maneira, o mecanismo que está falando não me parece relacionado diretamente à compra em si de ações, mas sim ao investimento através de fundos 157 na qual efetivamente possibilitam diferir o IR mas na pessoa física. Nesse caso, pesquise pelo CPF do seu pai aqui:

https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=fundo157

Outros questionamentos acione diretamente à CVM, não a B3 ou ao Bradesco, que acionará o Banco respectivo (caso exista). Mas demora. Canal para atenidmento:

https://cvmweb.cvm.gov.br/swb/default.asp?sg_sistema=sac

3 curtidas

Desculpe se não fui muito claro, na verdade quem originalmente comprou a ação foi a empresa dele, mas ele fechou a empresa e a sociedade, então o Bradesco é quem custeia a ação, ele fez o trâmite de passar do CNPJ para o CPF dele, com isso agora teoricamente só faltava o formulário OTA, e ele tbm tinha umas ações da Eletrobras, q nesse caso deu certo de passar pra corretora dele, só faltou essa bendita ação da P&G, o Bradesco apresenta a portabilidade dessas ações até hoje, agora no CPF dele , então a ação existe pq senão não haveria maneira de sair do CNPJ pro CPF

1 curtida

Olha, pelo cartão CNPJ deles, eles estão em liquidação judicial e foram constituídos em 1987. Então nessa época houve a constituição da nova empresa, ou ainda poderia haver uma antiga na qual se juntaram e então se transforamaram na empresa atual. Na junta comercial de SP (estão registrados em Monte Mor, então dá para olhar a ficha cadastral deles aqui) só dá para regredir até 1990 Teria que olhar ja junta comercial para ver o contrato social mais antigo e ver quais foram os termos da constituição ou troca. Dá para olhar o contrato social inicial digitalizado de 1990 de constituição. Veja se acha alguma coisa neles. Até passaria por aqui os arquivos mas o sistema do fórum não permite, então vá na:

https://www.jucesponline.sp.gov.br/

crie um usuário (caso não tenha) pequise pela empresa e veja a ficha cadastral completa e os documentos digitalizados (pegue o mais antigo para ver o contrato social de constituição)

Indiferente disso, também você avessou no sistema da B3 para ver se consta uma custódia lá de alguma ação dessas já no nome do seu pai?

Se mesmo assim não solucionar, reitero para acionar à CVM.

1 curtida

Se eu entendi bem, você tem ações escriturais. E, se for o caso, elas não são negociáveis diretamente em bolsa.

Quem pode te dar essa resposta é o Bradesco, por ser o custodiante.