Aluguel de Ações

Pra fugir desses bugs da clear, eu utilizo o trade não é super tranquilo os Pm

Nao, continuam.

Sim, bagunçou totalmente minha LOGG. Espero que volte ao normal.

Valeu pelo posicionamento. O que achei estranho, é que a XP não informa a taxa que eles retém ao fazer essa custódia, ou seja, não sei qual a fatia que a XP ta levando por esse serviço…achei bem desagradável isso

2 curtidas

Da pra ver quanto você recebe pelos aluguéis, você olha no extrato da corretora e vê a diferença (concordo que a xp deveria ser mais clara nesse ponto, mas da pra ver quanto eles pegaram seu)

1 curtida

Ressuscitando o tópico, para o pessoal que aluga o valor que declara no imposto de renda já vem no informe da corretora? Eu uso a Mirae.

E o pessoal que aluga a bastante tempo tem alguma noção da % média anual que conseguem com alugueis sobre o patrimônio alugado?

eu pego o qnt recebi de aluguei no CEI, la tem um informe disso, inclusive para dividendos e jscp de ações alugadas, vc tem q pegar tbm no CEI essa info

Esta semana aconteceu uma coisa que nao esperava …

  1. Tenho acoes da TRPL
  2. Vendi algumas delas, porém, minhas acoes tinham sido alugadas automaticamente pelo Inter (tenho carteira remunerada ativa). Com isso, fiquei com uma quantidade negativa de acoes.
  3. Assim que percebi, pedi o inter para desfazer o contrato de aluguel (doador).
  4. As acoes voltaram para minha carteira, porem, parece que ainda estou operando vendido! (tenho acoes na carteira principal e uma quantidade negativa na carteira BTC tomador)

Eu imaginava duas coisas:

  1. Que o Inter nao deixaria eu vender acoes que nao tenho (ou que estao alugadas como doador)
  2. Apos as acoes que estavam alugadas (doador) voltarem para minha carteira, meu aluguel como tomador seria desfeito (e eu teria X- Y acoes, onde X era o que tinha antes e Y o que vendi).

Alguem ja passou por algo parecido?

Quando eu utilizava a XP, isto acontecia com alguma frequência. Mas, bastava entrar em contato com eles e o saldo normalizava em 1-2 dias.

1 curtida

Esses dias eu vendi uma parte de Sula. Ai nos dias seguintes eu fui verificar na carteira do Inter e ainda constava que eu tinha a mesma quantia de papeis antes da venda, mas na aprte de custódia do home broker a quantidade estava certa, como se tivesse vendido. Fui tentar encontrar o que tinha acontecido e percebi que as ações que eu tinha estavam alugadas. No mesmo dia eu cancelei o contrato de aluguel das ações de Sula, mas demora alguns dias para eles voltarem pra gente. Dia seguinte fui verificar a custódia no site da B3 e continha dois contratos de aluguel, um de tomador e um de doador.
O que de fato aconteceu. Eu vendi ações que estavam alugadas, então eu não estava com a posse delas. O inter reconheceu a venda, mas para isso ele fez um contrato de tomador, ou seja eu pequei a quantia de papeis que eu vendi de outra pessoa.
No final das contas, como eu cancelei as minhas ações que estavam alugadas, elas voltaram e no dia seguinte o contrato de tomador foi cancelado. Foi creditado o valor do contrato de doador e debitado o valor do contrato de tomador. Detalhe que mesmo a porcentagem do aluguel de doador ter sido maior, eu recebi menos do que paguei por causa da corretagem que o Inter cobra para aluguel.

1 curtida

Obrigado! Então foi a mesma coisa que houve comigo!

Olá!
Sabem se existe alguma diferença entre as corretoras para maior disponibilidade para aluguel de ações? Hj o Inter tem a melhor taxa que encontrei, mas fiquei em dúvida pq me falaram que a XP consegue manter as ações por mais tempo alugadas… Sabem se existe essa diferença e se é significativa?
Obrigado!

2 curtidas

Boa noite.

Alguém sabe a diferença da modalidade registro e D1 em aluguel de ação?
.
.
01
02

Caros, alguém aqui aluga pelo Inter e está com problemas em liquidar contrato?

Minhas ações ENBR3 foram alugadas e quero encerrar o contrato para poder vender antes da OPA. Toda vez que clico no botão “liquidar contrato” o app fala que vai liquidar, mas não liquida no prazo (4 dias).

Uma coisa que reparei: teve uma vez que precisei liquidar e, após clicar no botão, ele mudava para “liquidação solicitada”. Dessa vez não está mudando (pelo menos não para as ações ENBR3).

1 curtida

Vamos lá, pessoal… Agora que estamos na época da declaração do IRPF, queria saber a experiência de quem usou a custódia remunerada da XP ou de outras corretoras.

Sei que o aluguel de ações tem retenção em fonte do IR, mas, e na hora de declarar, as informações já aparecem automaticamente na declaração pré-preenchida? A informação do IRRF de aluguel nos extratos e informe de rendimentos fornecidos pela XP aparece se forma simplificada e consolidada? Na experiência de vocês, a remuneração compensou o trabalho e a dor de cabeça?

Abraços

1 curtida

Não tem dor de cabeça, pega o consolidado no CEI e coloca no IR, não vem na pré-preenchida.

3 curtidas

É mais fácil declarar alugadas do que ações não alugadas. Todos dividendos e jcp vem somados (informe da b3) e vc declara em uma linha só, em vez de declarar cada empresa em uma linha. O rendimento de aluguel também vem fácil do informe b3

2 curtidas

A quem usa a corretora Clear, eles aumentaram o valor da comissão deles no valor bruto do contrato de 30% para 50% sem nenhum aviso (na XP dona deles continua 30%).

Com isso o pífio extra que dava o aluguel de ações caiu ainda mais, pois com 30% de taxa, ainda ficava uns quase 50% líquido para o doador, mas agora fica menos de 30%.

Queria saber o quanto legal é uma empresa cobrar 50% no bruto do rendimento ganhando bem mais que o Doador e não tendo risco?

3 curtidas

Bom dia pessoal, eu ando procurando informações sobre as taxas de aluguel de ações. Me parece uma coisa muito pouco transparente a forma com a taxa é estabelecida. Eu tenho a minha custódia disponível para aluguel recebendo um aluguel muito baixo. Nesta semana por exemplo recebi R$ 0,00 (ZERO) em uma operação e R$ 0,01 (um centavo) na outra. Taxa de 0,03% ao ano para PETR4. Vocês saberiam informar onde encontrar informações sobre taxas? Agradeço antecipadamente.

1 curtida

Acho que no statusinvest tem… eu tive uma impressao (ainda nao confirmada) que no Inter consigo um aluguel melhor do que no Itau (tenho algumas acoes nas duas corretoras). Sobre petr: eu tambem recebi um aluguel minusculo por ela.

Veja aqui no statusinvest os dados: Aluguel de Ações | Status Invest