AMER3 - Lojas Americanas

E o fato relevante é o link pra tele conferência rs

Mas realmente foi um absurdo terem feito esta conferência com um grupo reduzido de pessoas, e nao de forma aberta ao mercado.

5 curtidas

Tele conferência

2 curtidas

Eu gosto de acompanhar de perto estes movimentos, pois é com a história que aprendemos. E este grafico de Amer nos ensinam 3 coisas:

A importância de diversificar.
Fraudes podem ocorrer em qualquer empresa.
A importância do timing (esqueça o buy and forget)

8 curtidas

A piada maior é que saem todos impunes. Isso é grave se fossemos um país sério seria cadeia neles.

É um erro muito grotesco.

6 curtidas

Pelo que entendi do caso até agora, era negociada uma dívida com fornecedor para um banco, e elas permaneceram no balanço como dividas com fornecedores.

Analisando o balanço de forma sintética nem se notaria essa diferença após a correção. Claro que aumenta o risco da empresa, mas eu particularmente não separo a divida fornecedor/divida banco ao analisar uma empresa. E NUNCA na vida vi alguém fazendo essa distinção em alguma análise, porque em termos práticos, isso se reflete no custo financeiro.

1 curtida

No caso das Americanas, a conta fornecedores, no balanço patrimonial do 3T22, registrava apenas R$ 5.002.533.000. Portanto, a suspeita do mercado é de que pelo menos R$ 15 bilhões em dívidas repassadas para bancos não estejam refletidos no balanço.
Se essa suspeita for procedente, não seria apenas o caso de reclassificação de passivo, mas de um passivo omitido nas demonstrações financeiras.

4 curtidas

É que nesse caso está supondo que tem 20 Bilhões de inconsistências hoje, mas esses valores são referentes a vários anos de lançamentos errados, vem desde os anos 90 as diferenças.

1 curtida

Acho que não chega a tanto, o Ceo tinha dito que deve vir desde os últimos 6 anos.

1 curtida

4 curtidas

Quanto à parte que fala da Via, acho meio irresponsável afirmar que é chance zero dela não estar fazendo igual. OBS: não tenho e não penso em ter Via na minha carteira… E mais: não coloco minha mão no fogo nem pelas empresas que tenho, quanto mais por uma que só acompanho esporadicamente.


Comunicado da Via de hoje:

COMUNICADO AO MERCADO

A VIA S.A. (“Companhia” ou “Via”) (B3: VIIA3; ADR: VIAYY) vem esclarecer aos seus acionistas e ao mercado em geral acerca de eventos recentes ocorridos no setor no que se refere às operações de risco sacado (convênio).

Todas essas operações estão registradas nas Demonstrações Financeiras da Companhia em conformidade com as normas internacionais de contabilidade.

Adicionalmente a Companhia publica os respectivos montantes dessas operações nas Demonstrações Financeiras e nos materiais de divulgação de resultados trimestrais e anuais.

Para fins de referência, no 3° trimestre de 2022 e anteriores, detalhamos a respectiva operação em uma linha específica no Balanço Patrimonial denominada Fornecedores Convênio e na nota explicativa 14.a, na qual descrevemos a operação, incluindo a taxa de juros média incidente.

Por fim, esclarecemos que as despesas de juros são registradas no resultado da Companhia como despesa financeira.

São Paulo, 12 de janeiro de 2023.


No balanço da Via está assim:

2 curtidas

Mesmo CEO a 20 anos no cargo
Entra CEO novo
Logo depois, diretores vendem 40% de participação na empresa
Novo CEO encontra rombo gigante nas contas
Alguém sabia dessas “inconsistências” contábeis.

5 curtidas

O que não consegui entender é onde esses 20bi estão no balanço, ou se simplesmente não estão

3 curtidas

Maior investidor da bolsa não aposta em varejistas

Para Luiz Barsi, maior investidor individual da bolsa brasileira, o setor varejista não é confiável. “Pelo menos 40 empresas de varejo quebraram e as próximas quebrarão. Magazine Luiza um dia vai quebrar. Não sei quando, mas vai. Eu não sou profeta, estou falando em termos de histórico. A Máquina de Vendas e Via também estão penduradas”, afirmou Barsi.

Ele diz que em termos históricos as empresas quebraram, algumas empresas que no passado não tiveram sua vida financeira ajustada, e como o varejo é uma atividade que tem sempre que apontar recurso. “É só uma questão de tempo”, disse.

4 curtidas

Meu entendimento foi igual a este aqui (destaque para a parte em negrito):

:black_small_square: As inconsistências de R$ 20 bilhões dizem respeito à necessidade de reclassificação de operações de risco sacado, que hoje estariam sendo contabilizadas na conta fornecedores (implicando no registro de juros envolvendo tais operações como redutor dessa conta), para a conta de empréstimos e financiamentos, com a consequente tramitação dos juros envolvendo tais operações como despesas financeiras no demonstrativo de resultados;

:black_small_square: Nas estimativas preliminares da companhia, a conta fornecedores deveria ser de ~R$ 17 bilhões (hoje em ~R$ 5 bilhões), a conta empréstimos e fornecedores de ~R$ 30 bilhões (hoje ~R$ 21 bilhões) e o caixa de ~R$ 9 bilhões;

:black_small_square: Dado que os juros foram pagos, não haveria consumo de caixa adicional por ocasião da reclassificação das contas ora em discussão;

:black_small_square: Haveria necessidade de capitalização da companhia para readequar sua estrutura de capital diante da elevação do passivo, com prejuízos acumulados superiores aos divulgados até o momento.

Está no relatório que li do BB: https://bit.ly/AMER_12Jan

4 curtidas

@cadu falei que dava um respiro :rofl:

3 curtidas

Certamente isso iria ocorrer, mas o difícil é acertar o fundo mesmo. Se conseguiu pegar parabéns, deu um belo lucro.
Eu acho que LAME pode ir na casa dos centavos, por isso acho arriscado mesmo DT.
Veja por exemplo IRBR quando abriu com o primeiro forte gap de baixa, continuou caindo muito mesmo depois disso, e só foi fazer fundo vários pregões depois.

7 curtidas

Comprei na abertura ontem antes de interroperem a negociação, ja vendi, belo lucro se 17%, como é aposta o valor é baixo, mas da pra pagar o final de semana rs.

IRBR3 também deu um respiro como vc pode ver pelo pavio acima no diário, mas nessa não entraria queda muito pequena, valor por ação muito alto, e seguradora é só papel praticamente, bem diferente de uma americanas.

2 curtidas

Ir na casa dos centavos bem provavel que vá ou não, rs., mas jamais em um dia pelo fato ocorrido, só sei que é uma empresa que não é para sócio, nunca foi na realidade, então fiz só uma operação se aproveitando do desespero da manada, que sempre vai existir, pânico e euforia, fica de lição para quem vendeu no panico ontem.

2 curtidas
1 curtida

Agora são 40 bilhões e vai pedir recuperação judicial

5 curtidas