Minhas considerações:
1- Sobre o que chama de prever o futuro, eu chamo de tendência. Se uma empresa começa a apresentar resultados trimestrais decrescentes, isto pode apontar p/ uma reversão do crescimento, e piora nos números por um bom tempo. Neste caso, se a tendência de queda nos resultados se apresenta, pode ser uma ótima hora p/ vender. Já o Bastter só vende depois que a empresa já está com apresentando resultados ruins, e como a cotação já despencou por conta disso, fala que agora com a queda não vale a pena vender. O que o Bastter chama de prever o futuro, eu chamo de tendência.
2- Se não olhar o preço, vc está simplesmente ignorando todos os maiores investidores de AF, como Buffett e Graham. Na teoria é muito simples, comprar uma empresa barata e vender quando estiver cara. O que é barato ou caro é subjetivo, mas vc tem de ter algum critério p/ definir estes. Existem diversos, desde um muito simples como P/L histórico, até os mais elaborados como diversas metodologias de preço justo combinadas.
Independente disso, comprar barato é simplesmente essencial p/ continuar vivo na renda variável no LP. Isso eu digo com 100% de certeza. Um bom exemplo disso, olhando o gráfico do IBOV em dolar, se vc tivesse comprado no topo, ali por volta dos anos de 96/97, em quase 20 anos o seu lucro hoje estaria próximo de zero. Por outro lado, se tivesse comprado no fundo, por volta de 02/03, estaria com um belo lucro. O pto principal aqui não é mostrar que tem de comprar no fundo e vender no topo, até pq vc só descobre estes depois, mas sim mostrar que comprando barato e vendendo caro, vc certamente teria vendido em uma região próxima do topo, e comrpado em uma região próxima do fundo.
http://www.enfoque.com.br/poster/ibovespa/view_ibovespa_enfoque.aspx