Analise Fundamentalista

Sem dúvida @spaaaace
O que ajuda é a leitura de alguns textos que escrevi, sobre o básico de AF. São textos curtos e objetivos, pois eu gosto de praticidade Análise Fundamentalista - Portal PenseRico

Eu antigamente já cheguei a ter uma planilha onde colocava, um a um, todos os números divulgados nos resultados da empresa. Era uma trabalheira. E nesta mesma planilha, eu tinha uns 60 indicadores que analisava. Era um troço muito complexo. Depois de um tempo fui cansando daquilo, e comecei a cortar números e indicadores, p/ ver o que iria acontecer. E no final cheguei a uns 15 indicadores, e por incrível que parece, o resultado da análise se mantinha o mesmo. Então muitas vezes a nossa tendência p/ algo é ir cada vez mais deixando aquilo complexo, adicionando indicadores e gráficos, achando que agora sim vamos analisar melhor uma empresa. Mas na verdade é o oposto, quanto mais difícil e trabalhoso vc torna a análise de uma empresa, pior é a sua avaliação final sobre aquele investimento. O segredo está na simplicidade, deixar fácil aquilo que é complexo e difícil.

5 curtidas

Depois do nível da resposta do @cadu, nem vou me atrever a explicar qualquer critério que utilizo…:rofl::rofl::rofl:

2 curtidas

Ola Cadu boa tarde, me deparei com essa empresa CAML3 e parece uma empresa de boa administração, oque você acha ?

1 curtida

Entçao @nilton1965, Camil é uma boa empresa sim, tem um bom potencial de crescimento, possui uma boa diversificação de produtos, é líder no mercado de arroz, e tem uma rede de distribuição própria.
De negativo a situação financeira não é tão confortável quanto a sua concorrente gigante do setor, a MDIA.
Não gosto muito deste setor, acho volátil demais, e geralmente o mercado precifica muito caro os ativos.
Mas a um preço próximo de 7,30, já vejo o ativo com uma melhor relação risco x retorno.
Por sinal, vamos inserir a CAML na plataforma na próxima semana.

2 curtidas

Como eu tenho um perfil societário o ideal seria esperar um tempo e com ela inserida na plataforma para ter uma visão melhor.
Valeu Cadu.

2 curtidas

Segue a lista, classificadas com base em DY, mas dentro de uma listagem de boas empresas com base em valor (pegando as 50 primeiras empresas do ranking da plataforma):

SAPR4
EKTR4
CPLE3
GEPA3
EEEL3
MPLU3
EGIE3
TAEE11
BBSE3
ABCB4
CGAS5

3 curtidas

Obrigado, vou ficar de olho para oportunidades…

1 curtida

Cadu, no fim da noite dei uma olhada rapida na RAPT4.

Não sei se houve algo fora da curva, algo não recorrente, mas, verdade é que me surpreendi bastante com os dois ultimos resultdos da empresa, especificamente o 3T2017, houve uma queda razoavel da dívida, equalizando bem a questão da dívida líquida X Ebtida, A empresa ja apresenta uma margenzinha liquida e um Roezinho. Já está lucrativa no ano, após dois anos de prejuizo. Ou seja, fiquei até “impressionado”, não esperava. Não à toa, o papel subiu bastante em 2017. até mesmo esse ano(nessas horas é que o cabra se arrepende de ter ficado longe da renda variavel, de ter perdido o contato).

Bem, claro que ainda há caminho a percorrer, mas parece que o "caos’ fico para trás.

Está por “dentro” do case? Será que houve alguma coisa não reccorente, ou foi na raça mesmo?

Se foi na raça, acho que vale a pena acompanhar mais de perto.

1 curtida

Foi uma boa recuperação sim. Logo depois do resultado do 3T chamei a atenção para este fato: RAPT4 - Random - #3 por cadu

MYPK foi outra que tb me surpreendeu pela sua recuperação na época. Mas em ambos os casos, na minha avaliação, o mercado já tinha precificado nos seus preços a melhora.

Já Eter continua seu caminho rumo ao fundo do poço…

@cadu a anos ( acompanho desde o tempo do infomoney ) propagando conhecimento e ajudando a todos que querem aprender !! Meus sinceros parabens, cheguei a pouco na plataforma e foi uma grata surpresar ver que a turma que eu acompanhei no infomoney e clubinvest estão por aqui !!

2 curtidas

Muito obrigado pelos elogios @dudusneto
E seja bem vindo ao novo forum, sendo este aqui sem toda aquela maluquice que era no infomoney! rs

1 curtida

Então, Cadu…quando eu frequentava a CAFI la no Infomoney em 2009/2010, a ETER3 era uma das melhores ações da Carteira…kkkkkkk

1 curtida

hehe verdade. Se olhar o histórico das 8 mais votadas na CAFI, ainda temos ETER e ELPL no ranking:

image

1 curtida

Q legal esse levantamento. Muito interessante. 2 empresas perderam seus fundamentos. Mas as outras são top.

1 curtida

O que vocês acham de ENBR3 para LP?

1 curtida

É uma boa empresa sim. Porém a sua rentabilidade vem em uma decrescente. Isso pq tem a sua parte em geração de energia, com 1/3 do seu EBITDA referente a geração hídrica, que ainda deve sofrer com as baixas chuvas no começo de 2018.

Olhando pelo gráfico, está próxima de um suporte forte.

Cadu,
Estou na montagem de minha carteira (pé de meia) rsrs, gostaria que vocês pudessem me dar um feedback, se as escolhas estão boas, sugestões de inclusão e substituições etc.
Estou querendo uma carteira de até 10 papéis

1 - BBSE3
2 - ITSA4
3 - TAEE11
4 - MPLU3
5 - EZTEC3
6 - SAPR4
7 - PFRM3
8 - ???
9 - ???
10 - ???

Estou de olho em GRDN3, FLRY3 pra compor dez escolhidas.
Abraço

2 curtidas

Todos os ativos escolhidos são ótimos, menos PFRM3. Este é um de maior risco, seria uma aposta de turn around.

Eu pensaria tb em ABCB4, GRND3 e EGIE3 ou ALUP11.
Se quiser se expor um pouco mais em crescimento, FLRY é uma boa, assim como KLBN11.

3 curtidas

No momento estou de olho em brap egie e flry. Alup tá interessante mas não conheço muito.

2 curtidas

Uma coisa que vejo, até certo ponto intrigante. O P/L do ITUB , por volta de 15, enquanto temos outras tantas empresas bem acima disso, empresas muito boas, e até muito ruins.

Intrigante realmente, pois ITUB para mim é a melhor empresa da bolsa, bem como a mais segura.

Se pensarmos bem, ao P/L de 15 o papel ainda está barato, problema é que o P/L histórico creio que seja por volta disso, o que não deixa de ser mais intrigante ainda.

Esse papel era para ter um P/L de 25/30, na boa.

ITSA então está mais barato ainda…

Coisas da nossa Bolsa…

2 curtidas