Analise Fundamentalista

Fala Cadu,

Para fazer estudos como esse , onde poderiamos obter dados? Apenas na economatica mesmo?

1 curtida

Provavelmente sim

3 curtidas

As poucas certezas da vida, morte, impostos e quando a bolsa cair terá noticia com o Barsi comprando rs

16 curtidas

kkkkkkkkkkkkkkkkk

1 curtida

Barsi revelou a sua formula de investimentos em ações que é simples, onde todos podem fazer tirando o tabu que amedrontava as pessoas só que muitos que ainda não conseguiram assimilar esse modo de investir que da certo e que se assemelha modo aqui da PenseRico que é um modo mais inteligente e que exige uma conhecimento maior com uma manipulação de ações frequentes.

2 curtidas

Graças a este forum, eu aprendi a estratégia do BH dinâmico. A performance da carteira melhorou muito. Valeu @cadu!

1 curtida

Na opinião de quem acha o lucro recorrente é o dado mais importante para o BH, o que seria mais relevante a frequência no crescimento dos lucros ou a % de crescimento nos anos?

lucro? não acho o critério mais importante, a empresa lucra e só ferra o sócio, não adianta muito. Eu colocaria Governança e geração de caixa antes. Tem empresa que nem parece estar lucrando mas está gerando muito caixa, uma hora vem…

estava debatendo num grupo de whats de amigos investidores quase a mesma questão, criei uma planilha e dei uma simuladas, demos uma debatida legal sobre isso aí…

só que no exemplo que estávamos debatendo era o seguinte:
ambos 100% em RV,

Investidor A: Aportes Mensais com Reserva para Oportunidade, usando as reservas como Buy-the-Deep

Investidor B: Aportes Mensais sem Reserva para Oportunidade,

infelizmente uma planilha sem muitos recursos, não consigo ser muito exato em quanto % de rentabilidade consolidada a Reserva de oportunidade realmente aumenta a carteira, e qual deveria ser o tamanho da reserva para tal,
lembrando que quanto maior o tamanho da reserva, mais porrada toma da RF…

mas pelo que percebemos com mais certeza é o “pau” que a grana da reserva de op. toma enquanto está na renda fixa sem pegar a escalada da RV, esperando apenas por degraus,

abri este debate lá pois estava começando a querer usar reserva para op. ,
mas não me convenci, principalmente pelo fato de que alguem comprando todo mês também aproxima o aporte das quedas

alguém já viu algum outro estudo/planilha que mostre opiniões diferentes?
oque pensam sobre?

3 curtidas

O problema todo que vejo eh a questão de qnd vai surgir a oportunidade. Eh algo incerto. Pode demorar anos, pode ser amanhã e isso aí provavelmente vai ser uma das principais variáveis pra se determinar se vale a pena ter reserva de oportunidade. Já q o dinheiro irá ficar parada rendendo praticamente nada.

A outra variável q vejo de cara eh o quanto % em relação a dinheiro em bolsa vc deixará em reserva de oportunidade.

Fica difícil dizer oq eh melhor justamente por conta que eh imprevisível o surgimento dessa oportunidade. Por isso muita gente não usa e prefere fazer aportes mensais.

Já vi blog discutindo isso e no final das contas pra ele não compensaria isso. Foi no foconomilhao q vi isso.

3 curtidas

isso, comentei sobre isso também, que mesmo estimando uma média de intervalo de tempo em que as oportunidades aparecem…

para estes aportes especiais “buy the deep” fazerem um efeito significativo na carteira, terão que ter determinada % na reserva, e quanto maior essa reserva, mais capital estará exposto na RF, oque é ruim para a performance à LP

3 curtidas

Acho que é uma questão conceitual.
Se o seu desejo é realmente ficar 100% em RV, é muito complicado falar em um percentual em RF para esperar oportunidades, até porque nesse caso você não estaria de fato 100% RV.
E outra, o que você chama de oportunidade? Todo mês pode rolar uma realização maior, que é um bom ponto de compra… Quedas como a dessa última semana não acontecem toda hora, nem todo mês, nem todo ano…
Se a ideia é ficar 100%RV, acho que você tem que realizar os aportes mensais, no máximo usando AT para tentar achar um ponto melhor de entrada ao invés de comprar sempre no dia X do mês.
Uma opção é tentar deixar essa reserva não em RF, mas em FIIs, que possuem menor volatilidade que as ações. E numa crise, realocar dos FIIs para ações.

Outra opção é de fato alocar outro percentual para RV, tipo 80%, e deixar 20% em investimentos de certa liquidez. E quando acontecer uma crise tipo essa, aí sim mudar a alocação para 100% RV.
Mas aí realmente não dá pra ficar reclamando que a parcela de RF deixou sua rentabilidade baixa no mês.

Particularmente, não me sinto confortável em ter 100% RV, ainda tenho grande parcela dos meus investimentos em TD, da época de juros + altos. Nessa semana, liquidei um valor no TD para realocar em ações para aproveitar essa queda. Se a queda continuar, pretendo liquidar + um pouco no TD, e a depender da situação, venderei alguns FIIs também…
Tou lutando muito contra a ansiedade de querer fazer tudo em um dia, pois realmente acredito que a situação pode piorar caso a briga OPEP x Rússia demore demais. Por isso quero manter uma certa liquidez para comprar ainda mais baixo caso a sangria continue…

5 curtidas

te entendi, mas desculpa se deixei mal especificado,

era pra se deduzir que 100% em RV considerando a Reserva de Oportunidade como parte da RV, parte reservada para app em RV, para aumentar a performance em RV

neste caso não seria uma diversificação estratégica de segurança em RF, seria uma reserva mais “agressiva” no caso

eu já pensei nisso, usar AT pro aporte mensal, só que ainda acho as diferenças neste caso menores ainda…

Por outro lado, se você fizesse a reserva de oportunidades em ouro, em 20 anos provavelmente teria até batido o desempenho das ações. Em dólar não ganharia tanto, mas chuto que mais que o CDI. (Dólar valorizou 4x em 20 anos, ouro 16x)

1 curtida

oque me desanima no Ouro é ver o gráfico dolarizado dele de 200 anos andou quase de lado

Não vi esse gráfico, mas provavelmente não está correto. A não ser que esteja se referindo ao período do padrão ouro.

este é o de 100 anos,

pois é, oque eu devo ter visto o de 200 anos em comparações com os outros ativos que renderam bem mais, aí tava quase de lado, olhando separado ele valorizou algo…

Este gráfico está ajustado pela inflação, hellbell. Tem como tirar pra ver? (Edit: Segue)

image

1 curtida