Análise Técnica

Deus te ouça…kkkkkk! Estava com recursos disponíveis e por conta de besteira fui esperando e perdi a oportunidade! Tomara que volte uns dias p casa dos 68K.

1 curtida

Continuo apostando em um recuo até a casa do 56k, embora para cumprir as metas graficas ela pode chegar a 59k. O negócio é ir pensando em desfazer a carteira, dos ativos que estudo a unica que já cumpriu o compromisso grafico foi a bbas3, o que não deixa de ser estranho dada a natureza do ativo.

2 curtidas

IBOV – Continua a movimentação prevista rumo aos 79.000, quase atingiu o alvo principal do mastro/flamula. O que pode gerar uma pequena correção, mas o objetivo de 79.000 continua no radar.
Itsa4 – conforme a analise de ontem ao tocar em 9,77 o ativo recuou, os 9,55 foram rompidos com certa facilidade e um novo ponto de suporte foi criado 9,68 mas não tem muita importância no contexto.
Brfs3 – Fechou com uma leve alta, com volume pífio. Mesmo com o baixo volume do ibov, a queda de volume do ativo foi expressivo. Perdeu a mínima de ontem e a mma20 continua apontando para baixo. A media estar caindo não é exatamente ruim pois se tivermos um toque nesta media e depois uma alta forte, poderemos marcar este ponto como inicio da onda 3.
Wege3 – nenhuma mudança com relação a analise de ontem
Ugpa3 – nada mudou, mas o macd esta virado para cima o que é um sinal de alta, mas eu não confio muito neste indicador, somente para contar as Ondas de Elliott, porque neste quesito ele é muito bom. Um fato curioso, já tem algum tempo que o adx vem demonstrando que a tendência de baixa esta perdendo a força, porem o DI+/DI- estão afunilando ultima vez que tivemos este mesmo comportamento o ativo perdeu um suporte e acelerou muito a queda.

4 curtidas

5 publicações foram combinadas em um tópico existente: AMAR3 - Marisa Lojas

Boa noite Cadu, boa noite Rafael
Agradeço as informações tão detalhadas, eu realmente sou muito fraco em termos de Analise Fundamentalista, e como vocês já devem ter notado, o meu objetivo é fazer operações baseadas em gráficos. Claro que se o ativo escolhido for de uma empresa com bons números, as chances de sucesso são maiores.
. Começei na bolsa em 2000 primeiramente com fundos de ações, depois passei anos fazendo lançamento coberto, até que chegou 2008 e levou quase tudo o que eu tinha. Recuperei em 2009, mas senti que eu não havia feito praticamente nada, a alta foi tão intensa que não tinha muito o que pensar, então resolvi aprender Analise Técnica. Na época a Leandro&Stormer era a referencia neste assunto então fiz alguns cursos com eles, e passeia operar usando os setups básicos. No curso avançado o Leandro forçou muito no assunto da Ondas de Elliott, mas eu não consegui entender o conceito. Como eu já falei em outro tópico eu desenvolvo um software para automação de trade, e controle de carteira (este eu até já conversei com o Cadu a algum tempo), então eu faço muitas pesquisas e treinamentos de forma obter conhecimentos diferentes de AT, para melhorar o aplicativo. Num destes cursos, o instrutor mostrou um outro lado das ondas de Elliott, ai eu comecei a ficar interessado, passei a me dedicar a este estudo. Embora o software ainda não trabalhe diretamente com as ondas, eu faço uso delas para validar alguns trades.
O uso das ondas trouxe um problema, eu não consigo montar uma carteira, porque é impossível você ver que um ativo vai corrigir e não vender as ações com o objetivo de compra-las a um preço menor. Se tivéssemos liquidez em puts eu poderia fazer uma proteção especifica e diminuiria o que eu pago de IR, mas não temos.
Eu vi aqui no fórum uma vez um assunto que seria unir a analise técnica a fundamentalista. Isto poderia ser bem interessante e lucrativo.

1 curtida

Muito bacana o seu relato.
Eu acredito que o caminho seja por aí, a integração entre AF e AT. E qual delas dar um maior peso depende do seu perfil. Eu já uso isso há anos, meu foco é AF pois se encaixa bem em meu perfil, mas agrego a AT para determinar o viés, e vou aumentando ou diminuindo posição dos ativos determinados pela AF conforme a tendência.

1 curtida

O que esperar pela frente

O Ibov cumpriu direitinho o objetivo de alta, marcado por dois alvos, na verdade ficou pouca coisa abaixo. Caso tenhamos esta semana uma correção que leve o índice a uma leve correção entre 72.908 (para quem esta vendo desdobramento da onda3) e de 72.725 para quem esta traçando a onda de forma simples. Podemos ainda ter uma leve alta até 75.484.
Os próximos dois alvos deste movimento continuaram validos que são 79.282 pelo critério simples de alvo da onda 5 (diário) ou 79.282 que é a projeção estritamente da onda 1. Existem mais dois alvos possíveis porem menos prováveis que são 82.711 e 84.921. estas analises estão sendo realizadas no gráfico diário, a correção mais forte não pode ser percebida neste tempo gráfico .
Sei que as vezes as minhas analises parecem confusas, mas usar as ondas é meio complicado mesmo. O meu professor de Ondas falava que traçar as ondas é como montar um quebra cabeça, pois você olha a peça, ela tem a cor, a forma, e você as vezes não consegue encachar no local. No final você só vai saber do que todo o movimento representava quando o quebra cabeça estiver pronto. Resumindo, temos indícios e baseados em regras e guias, vamos tentando montar o quadro.
A ITSA4 vem se comportando dentro do esperado e realmente congestionou dentro da faixa prevista, neste momento ela esta prestes a romper a congestão, o correto seria ela vir tocar novamente a faixa de 9,55 fazer o quinto toque e então partir para o primeiro alvo em 10,02. Em seguida a correção até 9,48 e depois rumo ao alvo do movimento em 10,79. O alvo do movimento pela AT esta em 11,08, um pouco acima do alvo da ondas.
A UGPA3 vem de certa forma em sentido contrario a minha analise anterior, todavia, apesar da alta o ativo não consegue romper a TLB, e após testar a linha e não conseguir romper formou um triangulo de baixa, e no diário não conseguiu romper a mma20. Caso a TLB seja rompida e a mma20 também a analise pode terá que ser reavaliada.
O gráfico mensal esta mostrando uma situação bem interessante, pois no mês de julho a mínima esta acima da mínima de junho, caso isto venha se confirmar temos uma situação em que vamos ter o movimento ABC bem visível neste tempo gráfico, então o ativo poderia subir até 47,93 ou 55,40. Caso o movimento se confirme a onda c para o primeiro alvo da onda b esta em 31,07 e o segundo alvo em 35,84.
A BRFS3, não permitiu aquele trade molinho, mas esta mais fácil agora entender o que esta ocorrendo, pelo traçado das ondas o movimento atual se encerra em 25,50 e o movimento final em 28,73, embora possa a se estender a 31,97 ou 33,98. Podemos ver que o ativo voltou para a sua antiga área de congestão entre 21,01 e 22,90. Temos a área maior compreendida entre 21,01 e 25,50. 25,50 também é a TLB do semanal e se for rompida coloca por este critério o ativo em tendência de alta secundário. Agora é esperar a próxima semana e ver como o ativo se comporta. Se ele segue as ondas, ou respeita as faixas de congestão.
Quanto a WEGE3, vou suspender por hora a analise, visto que o gráfico esta um pouco confuso, na minha primeira analise tracei os possíveis alvos e embora nada tenha se modificado, a movimentação dos últimos dias gerou uma nova visão, e eu tenho por habito suspender a analise sempre que vejo algo fora da “curva” e é o caso do ativo neste momento, pois estou vendo no semanal uma correção em zigzag, e nesta visão estamos na onda c no segundo movimento o que projeta uma queda muito grande embora o primeiro alvo continue em 13,54, perto dos 13,25 da outra visão. Pelo gráfico mensal em uma visão bastante simples ou seja a projeção de 1,618 da onda c em relação a onda a (quase padrão) o alvo esta em 13,34. Em todos os casos antes da correção o ativo pode chegar em 16,70 indo até 17,74. O problema maior é que o alvo final deste traçado esta em 6,00. O que não parece compatível como momento do ativo, mas este alvo tem um tempo muito longo.

5 curtidas

Eu nao consigo ver esse cenario de voces esperando ibov a 59k-68k para agurdar compras. Parece a turma da NTN-B que acompanho aguardando taxa a 6% para comprar e nunca chega. Para quem quer montar carteira nao adianta ficar agurdando tanto assim um ponto (alvo)… e se a bolsa nao cair? Vao comprar a 80 mil? Ou vao ficar so olhando? Se quer comprar, compra, devagarinho, divide em partes, mas eu nao consigo ficar esperando. Minha opiniao, bolsa so cai se entrar governo esquerda… Bolsonaro para mim ja esta precificado. Agora se entra alguem mais pro-mercado (ate mesmo marina silva que mercado gosta) bolsa vai voltar p 85 mil.

No momento a tendencia do IBOV esta indefinida, nao esta mais em baixa… No entanto vejo um fluxo forte de compra das acoes a cada dia que passa. me parece que 79 mil vai chegar ate o fim do mes

Sobre o amigo que nao consegue montar carteira por que foca muito em analise grafica. Ja passei por isso,sei que realmente seria dificil ver o ativo cair e saber que tu tinha um ponto de saida que voce normamente teria vendido suas acoes se fosse um trade e nao uma posicao… MAS, se tu pensar assim NUNCA vai ter uma carteira de acoes. Tem que separar, uma grana para trade eu uma para acoes(encarteirar e so olhar balanco e definir seus pontos de aumento de posicao ou reducao). Misturar as duas coisa nao da certo. Sobre combinar Analise grafica com Funda mentalista, tambem nao da certo, so confunde e perde o foco. O que da para fazer seria ocmo falei usar analise grafica para ver pontos ou momentos para comprar ou reduzir acoes.

Agora se o psicologico nao deixa fazer isso, entao nem pense em investir em acoes a longo prazo, compra outra coisa. E foca em acoes usa so para trades. Ou muda seu mindset.

1 curtida

O Ibov até avançou um pouco mais que o previsto que era 75.484, mas recuou. devido a sua movimentação o alvo agora é de 73.491 e 73.624 caso a analise esteja considerando a extensão da onda 3 no diario.

1 curtida

concordo. muitos usam como apoio psicológico para aporte na carteira de longo prazo. enfim, se isso faz sentir-se confortável ok. não vejo problema, cada um com sua estrategia. mas não vejo sentido.
vejo utilidade da at no acerto de probabilidades de curto prazo. é dinheiro pequeno pq pode dar errado, e aí é stop. a base é suporte/resistência e acertar o setup. e não vejo sentido algum em at de índice. at funciona nas barreiras psicológicas das forças compradoras e vendedoras, então como um índice é um somatório ponderado de diversas ações de empresas como associar isso as varias barreiras de cada ativo?
acho que são objetivos distintos e um não contrapõe o outro. mas tbm não se combinam. é água e óleo.

Ibov corrigiu muito pouco, isto gera uma certa preocupação nas posições compradas, pois poderiamos ter uma correção ainda neste movimento. Ocorre porem que no semanal reafirma o objetivo de ir até 79,463 nesta perna de alta.
Bbas3, se amanhã romper 10,79, não precisa fechar acima deste valor só romper, estara reafirmando a continuação do movimento de alta no semanal, caso não rompa, começa a montar uma onda 2 ou b no semanal. pelo critério de topos e fundos, se o rompimento ocorrer, continuara em tendencia de baixa (secundaria), mesmo porque a mma20 esta bem acima dos preços. pelocritério de TLB a tendencia muda se ela fechar acima de 31,32

1 curtida

Parece que o IBOV vai testar a MME200 no diário, nos 77.184. É um suporte forte, capaz de bater ali em breve e depois corrigir p/ aliviar os indicadores.

1 curtida

Pois é Cadu, é uma visão interessante mas como não uso esta media como referencia, mas uso a mme52 o ibov esta testando ela, vamos ver no que dá.
com relação a ugpa, eu estou convencido que vou ter que operar este ativo, operar para mim pode ser manter um ativo por muito tempo. da uma olhada neste desenho. abraço
image

1 curtida

Realmente Ugpa está com um encosto difícil de se livrar. Mas quando conseguir deve subir forte.

1 curtida

Continuo mantendo o estudo anterior pois pretendo entrar no ativo, o alvo deste movimento esta em 40,37, então agora é esperar acredito que estamos chegando no fundo

1 curtida

Ibov – de fato a alta continua, mesmo a correção ter sido bem menor do que o esperado. Agora este movimento projeta um novo alvo antes da correção, entre 81.000 e 82.500, isto porque a onda 5 do diário (ainda que dentro da correção) esta projetando 1,618 da onda 1, ou seja é bem provável uma extensão, e neste caso como o Cadu colocou, a mme200 pode fazer uma pressão para uma pequena correção, então estaríamos na verdade na onda 5.1 que deveria terminar em 77.000 e a 5.2 teria o objetivo em 76.000. A variação de objetivo esta grande pois são duas marcações diferentes. Isto altera o alvo final desta correção que antes estava em 56.000 e agora passa para 57.800, somente para lembrar que a correção tem que ficar abaixo de 59.370 (fundo de 2017).
Bbas3 – não negou fogo, rompeu os 30,79, temos agora 31,68 como divisor de aguas, embora eu continue acreditando no descolamento do ativo do índice, alguns indícios começam a demonstrar que a ao contrario a correção pode ser muito mais severa que a do índice, mas por hora nenhum ponto de correção esta visível. Aqui tem uma curiosidade. A ultima vez que o ativo rompeu a mme52 para cima ele subiu 38,00% e a ultima vez que rompeu para baixo ele caiu 38,00%. No ultimo rompimento para baixo a perna total de queda foi de 45,00%, e no rompimento para cima a perna foi de 47,00%. A perna para retornar ao topo após o rompimento que ocorreu nesta semana esta em 47,00%.

1 curtida

UGPA3 – na sexta após postar aqui sobre este ativo, fui a uma reunião de traders, que fazemos todas as sextas a tarde de forma melhorar a analise. Ao mostrar a situação da ugpa3, um amigo chamou a minha atenção para algo que eu não havia notado, uma cunha de baixa descendente, e um ponto onde temos 3 objetivos: o quinto toque na LSI, um suporte e o objetivo simples do triangulo. Além disso, a tremenda divergência de obv (semanal) que vem desde de jan/2016, e outras pequenas divergências no diário (obv, macd e ifr). O alvo como você pode ver na figura é 42,24. Embora não tenha nenhuma media passando nesta área e nenhuma retração de fibo, os três indícios podem configurar uma “zona de cataclisma”, que normalmente funciona como um poderoso suporte, porem se perdido pode buscar o próximo suporte que esta em 35,27.


porem como pode ser visto no grafico, se a area funcionar como suporte o alvo do movimento esta em 54,86. mas como o ativo ao cair tanto criou varias areas de sup/res, podemos ter uma longa caminhada até lá.

2 curtidas

No CP o gráfico de Ugpa está feio mesmo. Eu estou aguardando agora um sinal de fundo para aumentar posição. Mas das empresas que comprei recentemente nas quedas, esta é a única que ainda estou com prejuízo.

IBOV batendo ali na região da MME200. Acredito que em breve podemos ter uma correção, talvez até os 75,500, onde daria um bom pto de compra ou aumento de posição. Depois disso pode ser que o IBOV vá testar inverter o seu viés de baixa. Mas em períodos eleitorais é difícil estimar com uma precisão melhor, a volatilidade é muito grande.