Análise Técnica

Excelente notícia. Sigo acompanhando.

Compra de mais UGPA3, deixou sinal de fundo hoje.

1 curtida

Eu entrei no trade da Ugpa3 hoje, ontem o meu sistema gerou um sinal com entrada em 43,93, stop em 41,90 alvo parcial em 45,96 e alvo final inicial em 47,00. Mas confesso que não estou muito seguro com a operação, por dois motivos. primeiro o ativo não consegui romper a cunha. Segundo: no grafico de 60’ podemos ver uma onda completa, e isto vai gerar uma onda 1 no diario e então termos uma correção, nãoo bastante para romper o stop. neste caso o bacana era termos uma extensão da onda neste tempo grafico até 47,17 ou mesmo 48,09 e ai sim termos a correção até o toque na ltb (antiga linha de resistencia inclinada). vamos ver o que acontece. Caso o primeiro caso se confirme, teremos uma pequena correção e o alvo do movimento, curiosamente é exatamente o gap.

2 curtidas

IBOV quase virando a tendência p/ alta. Está em cima de uma resistência forte, tanto da mudança de viés, quanto na MME 200.

5 curtidas

https://exame.abril.com.br/mercados/prejuizo-depressao-e-morte-no-day-trade-quando-tudo-sai-de-controle/

3 curtidas

Boa noite a todos. Já tem bastante tempo que eu não participo aqui nas salas, mas nunca deixei de acompanhar o brilhante trabalho que é feito aqui. Acompanho sempre que posso o índice e retiro muitas informações importantes daqui.

Mas como já comentei anteriormente não tenho muito como contribuir com o fórum, porque trabalho essencialmente com AT, na verdade trabalho com as ondas.

.

Para quem não esta familiarizado com o conceito da ondas, elas seguem o seguinte padrão:
image

O conjunto de 5 ondas em um tempo gráfico (1,2,3,4,5) normalmente aparece como uma única onda em um tempo superior.

Depois desta semana terrível que tivemos, fui conferir um gráfico que venho trabalhando e me deparei com uma situação completamente fora do radar, e resolvi compartilhar aqui no fórum. A razão principal é que a visão das ondas não estão fazendo o menor sentido

Não falo exatamente das ondas, mas o que elas estão mostrando dentro do contexto que estamos vivendo.

A tempos, a formação do IBOV me preocupa, o ultimo movimento que começou em maio de 2018, mostrava um padrão que eu chamo de Diagonal Terminal, para os que gostam da AT clássica, é a formação de uma cunha de alta, que por definição é um padrão baixista. A diagonal terminal é muito importante especialmente quando se forma na onda 5, na verdade é apenas nesta onda que muitos adeptos dos estudos de Elliott admitem este padrão. O problema é que este padrão indica que esta por vir uma grande correção.

Pessoalmente não me baseio nas métricas especificas, mas transporto o padrão para um modelo mais simples, e no caso que vou mostrar aqui, classifico todo o movimento iniciado em janeiro de 2016 e que parece estar terminando agora como uma grande onda de avanço, no caso uma onda 1, formada por 5 ondas menores. O que esperar agora: é que aconteça uma correção em 3 ondas (ABC), que na verdade irão compor a segunda onda, abrindo espaço para a formação de uma terceira onda, que poderia levar a bolsa a 224.000 nos próximos 7 anos, mas não sem antes buscar a correção em pelo menos 89.000.

A figura abaixo mostra os dois alvos para esta correção(formação da onda 2) . O primeiro em torno de 89.000 e o segundo em torno de 70.000.
image
Não é nada demais neste momento ter um traçado assim, pois se tivermos algum movimento diferente, sempre temos que ajustar as ondas. É assim que se aplicam os conceitos de Elliott, então nenhuma novidade. Sinceramente espero que o meu traçado esteja errado, mas de fato nada impede que a bolsa tenha uma máxima esplêndida ainda este ano, mas em algum momento (ainda este ano) ela poderia vir abaixo de 87.500 (mínima de 2019), o que confirmaria o padrão e poderia indicar anos muito bom para a bolsa na sequencia.

Bem até aqui nada novo, a bolsa pode subir ou cair e dai?

O que levou a escrever este texto, esta no que apareceu em seguida. Antes de falar sobre o assunto, eu verifiquei que temos este mesmo padrão (baixista) ocorrendo na Petro e no Itau. Na Vale ainda não consegui ver o padrão, pois o gráfico esta de certa forma contaminado como dizem vocês por “eventos não recorrentes”. Tomara que sejam.

Cansado de fazer analise no setor tão confuso como os matérias básicos, passei a me concentrar no ETF Matb11, uma vez que ele tem uma composição que realmente representa este setor.

As noticias atuais ligados ao corona vírus, indicam que este setor (matérias básicos) será o mais atingido, especialmente se a economia chinesa tiver um revés, em virtude da doença que vem se espalhando no pais. Então era de esperar que o gráfico demonstra-se uma situação bem característica, indicando pelo menos uma correção maior que a do Ibov, que convenhamos pode ser muito acentuada.

Vejam a figura abaixo.
image
Observem que a linha azul mais grossa é a mesma que eu tracei em vermelho no gráfico do Ibov, a diferença é que já tivemos a correção esperada, pelo menos a correção que se espera quando um mercado esta em alta.

Não sou muito adepto dos candles, na verdade só trabalho com dois em em duas situações diferentes, no caso, se eles ocorrem em cima de um suporte ou em cima de alguma resistência.

O traçado pode ser entendido de duas formas, que a onda A no gráfico mensal esta se formando em tres movimentos, e que acabamos de ver uma onda B, rompendo ao topo do que seria a onda 5 (onda 5 da onda 1), que se for o caso é chamada de a “onda dos tolos”. Ela é chamada a onda dos tolos, pois faz com que pessoas entrem na bolsa exatamente no momento em que ela esta dando o ultimo suspiro de alta. Lembram do engraxate… Neste caso teríamos pela frente uma forte correção neste setor, representado aqui pelo ETF. Ou seja teríamos uma onda C que teria pelo menos o tamanho da onda A.

O caso é que não parece ser esta a questão, pois no tempo gráfico semanal encontramos a formação das ondas que compõe a correção ABC, no caso a onda que pode ser uma onda 2, e o inicio de uma onda 3. O macd, inclusive tem o comportamento de que estamos em uma onda 3 no gráfico semanal.
image

Não sei se consegui me fazer entender, mas algo esta estranho neste movimento. Pelo menos por enquanto, de certa forma esta contradizendo o senso comum. Se o Matb11 cair mais um pouco e sentir suporte na faixa dos 34,97, e começar a reagir, pode ser que venhamos ter um boa surpresa neste setor.

Muita gente esta se desfazendo de suas posições, e de fato ao olhar o gráfico do ibov, chega a dar um frio na espinha. Mas temos por outro lado, um setor completamente desacreditado dando sinais que pode não acompanhar o índice.

Espero não ter perturbado muito.

Abraço a todos

17 curtidas

Muito legal esta sua visão sobre o mercado.
Eu tenho muito dificuldade em ver as ondas durante a formação. Depois de passado o movimento, aí sim fica mais simples ver a coisa. Eu olho este gráfico e só consigo ver topos e fundos ascendentes.

3 curtidas

Está com cara disso mesmo. Agora está indo testar os 120k, se romper abre espaço p/ ir lá nos 130k.

InvestCharts-IBOV

4 curtidas

Boa noite, o Matb11, fechou hoje na minima em 34,98. como eu coloquei no post anterior 34,97 seria o ponto em que tudo iria se definir. Vamos ver a partir de amanhã o que acontece.

Para não perder a viagem, tenho acompanhado o grafico da elet3, o triangulo formado estava pronto para se desconfigurar, mas hoje finalmente ele veio buscar o quinto toque, ou para quem usa a nomenclatura das ondas o toque “e”, eu não uso letras. Se continuar seguindo o padrão, então teremos uma pequena recuperação que não pode ser esta semana, mais um toque na linha de 34,09, e então podemos buscar algo em torno de 51,00. vamos ver. por hora esta tudo dentro do planejado.
image exceto que a mme52 foi perdida por hora, mas estamos apenas no inicio da semana. O ibov contiuna a trajetoria que estava desenhada, sendo que agora já é possível ver a projeção em 107k. e podemos ver que a busca aos 89k, já não parece tão impossível, embora tenhamos um suporte em 110k.image

boa noite a todos

8 curtidas

Well Bro, se vc estiver certo desta faixa, diria que vc tem uma valiosa análise e eu gostaria de aprender contigo.

2 curtidas

Depois da movimentação de ontem, é necessário refazer alguns estudos e tentar fazer algumas previsões de futuros movimentos. No momento que escrevo os futuros americanos estão caindo muito, o que não costuma ser muito bom prá gente, pois a principio indica que teremos mais correção hoje (27/02/2020)

Mas vamos lá. No ultimo post fiz um traçado para o Ibov, que podia levar o índice para 89k. depois da queda violenta que tivemos, e supondo que possamos estar testando um fundo, vou imaginar que hoje tocamos em um fundo. Temos 3 indícios para isso:

  • no diário o ibov bateu na mma200, e fechou bem em cima dela

  • no semanal tocou na mme52 (media que eu uso) e fechou acima

  • no semanal, que eu estou supondo uma correção ABC, a projeção da terceira perna da onda “A” estava em 106,7K e chegou lá, na verdade passou um pouco.

Então dado estes tres fatores, se supormos que a perna A foi concluída, teremos agora o inicio da perna B, que só será vista na semana que vem tendo como alvo 114 k. só que este objetivo precisa de pelo menos 3 semanas para ser visto no gráfico semanal. Então teríamos que ir a 109k, depois um recuo a 107k e finalmente iriamos a 114k.

Estou imaginando que a correção ABC, deve ser dar no padrão zizzag, onde temos 3 ondas na onda A, tres ondas na onda B e 5 ondas na onda C. padrão 3.3.5.

A figura abaixo demonstra uma possibilidade de movimento para as 8 ondas que estão por vir. O que leva o IBOV aos 90k.
image

Pessoalmente eu não acredito muito que estamos em um fundo, mas o que estou colocando aqui é uma possibilidade gráfica, caso venha a buscar um novo fundo, então o negócio é ir ajustando os alvos.

De qualquer forma fica também o objetivo de 87.900 (correção de 38,2% da alta iniciada em 2016. E o ponto extremo 68.551 que é a correção de 61,8 do mesmo movimento. Podemos ver este traçado simples no gráfico anual.

Mas é neste mesmo gráfico que encontramos um alento, pois a projeção desta perna que estamos , esta em 145k, e que neste momento estamos apenas brigando novamente com o 61,8. Se este ano não perdermos 87.535 este movimento continuará valido, ou seja podemos ir até os 87.900 e não perdemos o 145k como alvo final deste movimento.
image

MATB11 – continuo acompanhando, e parece que a ondas dos tolos era realmente o movimento correto embora eu não acredita-se nele. Mas estava no gráfico, eu só preferi ser otimista. Perdeu a mme52 no semanal. O primeiro alvo esta em 32,34, onde eu pretendo comprar um pouco e depois se a queda continuar a próxima compra em 30,83, porque se ele perder este ponto teremos a onda 4 perfurando o território da onda 1, o que invalida todo o estudo do movimento. Para quem respeita fechamento, o movimento é valido até que em uma determinada semana ele feche abaixo de 30,12. A compra esta atrelada a movimentação do IBOV, pois caso ele retorne aos 114k, o MATb11 deverá chegar em 38,00.

ELET3 – no ultimo post eu falei que a elet3 tinha tocado na linha de 34,09, na verdade caiu ate 39,02, que ela teria uma leve alta, mas que não poderia ser naquela semana, ela teve uma alta considerável na semana seguinte, pois chegou a subir mais de 15%, e que ela então voltaria para testar de novo a linha de 34,09 e que a partir deste ponto ela teria as condições gráficas necessárias para uma grande alta. Hoje ela chegou em 34,15. Falar em alta neste momento não é muito fácil, mas como venho acompanhando este movimento de 28 semanas, a 16 semanas, vamos ver no que dá, especialmente porque ela perdeu a mme52 o que não é nada bom.
image
Bom dia a todos

16 curtidas

Parabéns pela análise @wdgi! É obrigado pela contribuição! Tenha um ótimo dia!

3 curtidas

Muito bacana a análise. Realmente seria bom demais se o IBOV recuasse até os 87k, p/ depois voltar a subir indo a 145k. Mas acredito que p/ irmos nos 87k algo pior em termos globais teria de acontecer…

12 curtidas

Crescimento da Carteira com proteção de Capital Operacional

Não se trata de proteger o capital principal, onde temos a necessidade de diversificar os nossos investimentos. Trata-se de uma vez definido o quanto vamos dedicar a nossa carteira de ações, criar mecanismos para evitar gastos desnecessários, ou no caso que pretendo apresentar aqui, antecipar pagamentos.

Não quero falar hoje sobre Analise técnica. Ela funciona? Claro que sim, porque a medida que as operações vão sendo automatizadas, são necessários parâmetros que somente este tipo de analise pode fornecer. Sei disso, porque desenvolvi um software para controlar as minhas operações, e mesmo utilizando a analise fundamentalista para filtrar os ativos que vou operar e marcando o preço alvo, fica claro que estes alvos para serem atingidos, irão fazer movimentos de avanço e correção até atingirem o ponto determinado.

Como utilizo um método que me permite definir os alvos intermediários e as correções, deveria estar sempre maximizando a minha carteira. Simples assim.

Nem tanto.

Ou seja, se eu sei que um determinado ativo esta entrando em período corretivo, eu simplesmente vendo, espero a correção e depois recompro a minha posição. Não tem jeito melhor de aumentar o patrimônio não é mesmo? Mas isso não acontece de fato. Vou falar sobre isso, mas antes, vou explicar como eu opero a minha carteira. Verdade, eu opero a minha carteira, simplesmente não consigo comemorar a queda de um ativo, pois posso comprar mais. Meu objetivo é comprar mais ativos com o mesmo capital, e para isto preciso vender na alta, esperar a correção e recomprar.

Baseado em critérios que eu desenvolvi, tenho a minha carteira planejada. Cada ativo tem uma certa participação na carteira, então para manter o equilíbrio, basta vender quem subiu muito e comprar quem esta caindo. Ou seja, sem alterar o valor determinado para a minha carteira de ações.

Como eu tenho uma participação de cada ativo na carteira de certa forma eu tenho um valor pré estabelecido para cada um. Necessariamente eu não preciso estar comprado naquele valor, eu preciso ter o valor destinado. O somatório de todos os valores liberados para compra de ações eu chamo de Capital Operacional.

Este capital operacional é divido em duas partes, uma efetivamente comprada e a outra eu chamo de reserva. Por exemplo: até janeiro de 2020 a minha reserva estava em 10%, ou seja este percentual deveria estar sempre liquido na carteira. A medida que foram acontecendo os eventos ligados ao Coronavirus, fui alterando o percentual, até chegar em 40% nos dias atuais. Deveria ter posto 60%. Não o fiz, e vou explicar a razão mais adiante.

Uma vez alterado o parâmetro liquidez o meu software me diz o que vender. Na verdade não é tão simples assim, pois outros fatores são considerados neste momento, mas pelo menos ele me informa o quanto tem que ser vendido de cada ativo.

Em momentos em que eu acredito que vamos ter um avanço no mercado eu altero o parâmetro para baixo. Isto faz com que novas compras apareçam. Novamente são calculados os pontos de entrada baseados na analise gráfica.

Gerenciando o Capital Operacional e balanceando a carteira, em teoria eu sempre estaria posicionado de uma forma a melhorar a minha performance, e consequentemente ter mais ativos na minha carteira. Mas operar desta forma acaba por causar um grande problema.

Método simples, funciona na simulação. Mas tem um problema pratico. Como opero uma carteira que tem um valor considerável, fico longe da isenção dada a quem vende até 20k no período, no caso dentro de um mês. Assim a cada realização eu pago IR, e isto diminui o meu capital operacional. Então eu preciso que o ativo caia até um determinado valor para compensar a recompra. Isto nem sempre acontece. Então mesmo sabendo que preciso vender o ativo, acabo não vendendo.

Voltando a falar da operação.

A conta é simples: suponha que eu investi 50k em ativos, peguei um período excelente e agora o valor esta em 100k (dobrei o capital). Através das marcações de ondas que é o que eu mais uso, percebo que esta por vir uma correção. No momento em que vendo a minha posição tenho que pagar 15% sobre os 50k que eu tinha de lucro na carteira, ou seja 7,5 k. Meu capital operacional vai para 92,5 k. Caso o recuo do ativo seja menor do que eu paguei, ao recomprar a minha posição eu compro menos papeis, e este não é meu objetivo. Se a correção for mais aguda tudo bem, posso até comprar mais papeis, mas o fato é que eu não tinha que ter diminuído o meu capital, pois não precisa acessar o dinheiro, era simplesmente uma proteção. Não tinha portanto, que antecipar o pagamento de imposto, que pode ser pago somente daqui a 10 ou 20 anos, ou seja, no momento em que eu de fato for utilizar o dinheiro.

Alguém com um pouco mais de experiência poderia dizer, que bastaria eu ter calculado o delta do ativo e vendido mini índice, assim eu estaria protegido da queda. Verdade, mas na melhor das hipóteses continuaria com a mesma posição que eu tinha, e teria que pagar um monte de taxas.

Este tem sido o problema do modelo que eu opero, antecipo pagamento de impostos que reduzem o meu capital operacional. Este ponto é muito sério, pois deixo de realizar minhas posições e as vezes como tem acontecido agora, acabo tendo grandes prejuízos.

Ou seja, eu via graficamente que o ativo iria sofrer uma correção, mas eu não tinha certeza que o valor liquido restante depois de ter pago o IR, seria suficiente para recomprar a minha posição. Então não vendi. O ativo caiu muito, causando sérios danos ao valor da minha carteira e consequentemente ao meu patrimônio.

Claro que acontece, é bem normal. O que não é normal é que você antecipe o movimento e fique na dúvida de realizar a operação, pois vai ter que pagar o IR.

Hoje este é o meu maior problema com relação a minha carteira, é que como já falei aqui no fórum, e que mesmo querendo ter uma carteira de ações, eu não posso simplesmente ignorar o que vejo nos gráficos, também não quero arriscar uma diminuição da minha carteira em termos de quantidade de ativos. Acabo tendo prejuízo, ou melhor dizendo uma desvalorização da minha carteira, simplesmente porque é muito difícil calcular o tamanho de uma correção, e se o valor da venda deduzido do imposto, será o bastante para recompor a posição do ativo na carteira.

Depois de muito estudar o assunto, não encontrei uma solução que não seja criar um Clube de Investimento.

A muito esquecido por todos o Clube de Investimento, resolve este problema, pois o pagamento do IR se dá apenas no resgate da cotas. Claro que tem suas inconveniências, tais como taxa de administração, não poder operar FII´s e a pior delas que é a corretagem. Existem claro, muitas outras limitações.

A taxa de administração não é tão pesada, os FII’s operados de forma correta, de fato não deveriam fazer parte deste tipo de carteira, e a corretagem pode ser negociada dependendo do valor do patrimônio do Clube e do volume de operações.

Claro que existem outras regras, quanto a natureza do clube, o numero de participantes. No meu caso estou criando o Clube, juntamente com um grupo que trabalha na mesma empresa, em que eu trabalho e que individualmente operam suas carteiras.

Estou com muitas dúvidas de como de fato será esta experiência e se vai pelo menos reduzir o problema que eu tenho hoje. Acredito que sim.

Acredito que poderia ser aberto um tópico aqui no Fórum para tratar deste assunto. Um local onde quem já teve experiência pudesse discorrer sobre este assunto, ou mesmo se existe algum outro tipo de solução para pessoas como eu que tenham o mesmo problema.

Abraço a todos

9 curtidas

Olá,

Partindo do pressuposto de que suas regras de análise técnica têm funcionado dentro das suas expectativas, faz muito sentido. Você teria que fazer um alguma simulação a partir de suas operações passadas para ver se o custo com a corretagem no clube + custos administrativos (que devem ser altos) de fato seriam menores do que o IR. O clube, claro, tem a vantagem de virar algo maior no futuro.

Quanto ao rebalanceamento, nunca consegui chegar a uma conclusão satisfatória. Os ativos têm trajetórias e comportamentos distintos dependendo do setor e do trend atual. Pelo seu texto você assume que os ativos todos têm um comportamento de reversão à média, o que definitivamente não é o caso. Em trending markets rebalancear sempre significa tirar de quem está valorizando para jogar em quem ficou para trás, perde-se potencialmente MUITA rentabilidade em troca de uma suposta segurança na redução de exposição - quando faria mais sentido cuidar dessa exposição na alocação estratégica, entre tipos de ativos.

Individualmente, os ativos podem ter trends fortes ou serem cíclicos. Então a regra teria que ser customizada individualmente.

O que me incomoda mais é o preço alvo. Ele sempre está defasado em relação ao próximo resultado. Então como encarar a venda quando o ativo está próximo do preço alvo se o preço alvo pode mudar logo à frente? Uma margem arbitrária?

Você fez backtesting das suas regras e comparou com outras estratégias?

2 curtidas

Acredito (torço!) que o IBOV venha visitar a região entre 100K-90K pontos, que bate com a retração de fibo. Porém, contudo, todavia, há uma “mão vendedora” de aproximadamente 17K pontos que tem se repetido com certa frequência (linhas inclinadas cor de rosa) antes dos repiques. Então, não me surpreenderia ver um repique semana que vem, pra depois ir buscar o alvo em 90K.MaoVendedora

1 curtida

Ouro está com um movimento de realização hoje, depois de se valorizar nas últimas semanas e dias, pode ser sinal de repique mesmo na ponta compradora.
Screenshot_20200228-115942

3 curtidas

Se a queda de hoje se confirmar e o suporte de 100K for rompido (conforme suposto no gráfico anterior), IBOV começará sua viagem às profundezas da região-alvo de 100K-90K.
RegiaoAlvo

3 curtidas

Provavelmente perdendo os 100k deve ir nos 95k, onde tem outro suporte. A questão é que neste caso Ibov entra em tendência de baixa.

4 curtidas

Nesse caso, para quem fez carteira um pouco antes do corona e está com uns -10% na carteira. Valeria a tentativa de entrar vendido com metade da carteira para recomprar daqui a alguns dias mais barato ? Ou é muito risco e é melhor deixar ela quieta ?

image

1 curtida