Análise Técnica

@wdgi repetindo um pouco o que já escrevi em outro post.
VALE3 abaixo de R$70,00 estou comprando, se tiver dinheiro e não tiver outras prioridades.
Minha macro-visão é que ela vai subir bem em um período de, digamos, 6 meses.
Quanto a opções: quando VALE3 faz um fundo lá para as bandas de R$64,00-65,00 eu vendo PUTs. No momento não tenho opções ativas, no ativo.

2 curtidas

Comecou a devastação… vamos arrombar os vendidos hahahahahhahahah.
Institucional desesperados que não estao alocados kkkkkkkkkk
RCN vai marretar o juros ou vai levar tiro na rua.
480k é logo ali

4 curtidas

Oi @joao58, é uma forma interessante porque ao vender você gera um financeiro. No meu caso, também opero de forma simples. Como no caso da Vale neste momento. Primeiro defino a tendencia e traço os alvos, e vou acompanhando o que acontece quando o ativo chega eles, se eu vejo alguma reversão (inicio de correção) eu compro Put, e tenho um desembolso financeiro. O calculo é simples, se tenho por exemplo 1000 Vales, e a opção que estou comprando tem um delta em torno de 30,0%, tenho que comprar 3.000 opções. Se a Vale continua subindo, eu zero o financeiro, ou seja, o que o ativo valoriza eu perco nas opções. Mas se dá tudo certinho e ela realmente corrige, minha carteira vai perdendo valor, mas as opções se valorizam, e quando chego no alvo da correção, vendo as puts, e compro mais ativos, desta forma aproveito o momento da correção para manter o financeiro e aumentar a carteira. Antigamente fazia diferente, quando chegava no alvo eu vendia Call coberta, com o delta próximo de 1. O problema que a medida que o ativo corrigia e o preço se afastava do strike da opção o delta também caia, então o meu financeiro ficava contra mim, e eu era obrigado a fazer operações complementares, que acabavam me dando muita dor de cabeça.

Vale 04/08/2023 – Dolarizada
Na ultima postagem sobre a Vale, coloquei os movimentos que poderiam ocorrer no ativo, só que dolarizado. Tínhamos uma possibilidade de que ela poderia estar fazendo uma onda “b” ainda dentro de um cenário corretivo o que poderia dar origem a um movimento de uma plana alargada, e com isto ir fechar o gap marcado com o retângulo vermelho.
No dia seguinte a analise o ativo fez uma alta considerável, fechou fora das bandas e formou um padrão de absorção , (embora carecendo um pouco mais de volume para ser confirmado) e deu inicio a uma forte correção (ajudada pelo dólar) chegando a cair mais de 10,00% em dólares e de fato fechando o gap (retângulo vermelho), no exato ponto em que tocou a linha que era a base de um canal de alta. Ou seja, fez tudo que era esperado para este movimento.
E agora o que podemos esperar? Pelo gráfico dolarizado a situação esta bem confusa, porque teríamos que admitir que o padrão de vimos se encerrou e agora sim estamos dando inicio a uma onda 3, uma 3.3 na verdade, mas a formação esta bem estranha então o ideal seria esperar os próximos movimentos que também estão indefinidos uma vez que temos agora mais um gap para fechar o que sugere um movimento positivo, mas o ativo esta “preso” pela mma34.
Estas confusões na formação de ondas sempre acontecem em gráficos dolarizados, porque temos dois elementos atuando na formação dos preços. O ideal seria analisar a ADR mas a minha plataforma não permite um traçado muito bom. Mas olhando a ADR, fica mais claro um movimento de impulso, apesar de termos tido uma pequena onda 2, e o rompimento do 423,6% que foi exatamente onde tivemos o retorno. Como a correção neste caso teria sido uma onda 3.2, e que foi buscar os 76,4%, o que veríamos agora seria realmente o inicio da formação da 3.3, conforme foi citado anteriormente. Isto indica uma forte alta do ativo levando os preços a casa dos US$ 17,00. O primeiro movimento no entanto levaria os preços a US$ 14,70, (onda 3.3.1) onde teríamos então um breve retorno.
Todo este movimento daria por encerrado a grande acumulação que estamos vendo, levando o ativo ao seu objetivo final em US$ 18,61, que é próximo ao ultimo topo que tivemos. Pela projeção baseada apenas na retração da onda 2, o objetivo máximo do movimento fica em US$ 18,91, bastante coerente com o alvo da projeção básica. A única coisa que preocupa, é o tamanho da onda 3.1, que foi o dobro do que normalmente é esperado, o que pode gerar mais movimentos fora do padrão.

No gráfico podemos ver como se daria este movimento, só que em reais.

5 curtidas

IBOV 04/08/2023

No ultimo post sobre o IBOV, cometi alguns erros de projeção e peço desculpas, mas o que ocorre é que de vez em quando faço estudos com outro padrão de fibo (logarítmico) e acabo esquecendo de retornar a configuração normal o que produz algumas variações.

Mas o que importa de fato é que o movimento do índice tem sido extremamente coerente até o momento, se vai continuar não dá para saber, mas a expectativa é boa.

Tínhamos dois movimentos possíveis naquele momento, ou a finalização do triangulo, ou a confirmação do impulso que foi o que ocorreu.

Observem no traçado (agora com Fibo correto), que a onda 3 terminou exatamente na projeção de 161,8% de fibo, que é o que sempre esperamos, e que a onda atual em formação no caso a onda 4, embora tenha sido um pouco mais “profunda” do que é projetado, esta testando a região na qual ela não pode penetrar, que é a região da onda 1, mas pelo fechamento e não pelas máximas (linha vermelha pontilhada). No momento do toque desta linha os preços recuaram. E para completar a onda 3 terminou exatamente na linha central do canal dobrado.

Neste momento testamos a mma34, que é o ponto de retorno esperado para uma 4, então até agora tudo esta dentro do esperado, mas o movimento ainda não terminou. E de fato até podemos corrigir mais um pouco porque não atingimos os 100% da projeção da “c” em relação a onda “a” e também porque podemos ir testar a linha do canal. O que não podemos é terminar a onda (fechamento) abaixo da linha pontilhada.

A expectativa agora, e que tenhamos o inicio de um movimento positivo que tem como alvo os 261,8% da projeção no caso os 126.966 pts. Pela expansão da correção da onda 2, que é o limite que podemos esperar do movimento poderíamos ir até os 129.483 pts, o que significa uma onda 5 muito estendida.

Então ficamos na expectativa de que realmente a onda 4 se encerre, logo no inicio da semana.

6 curtidas

BBDC4 – 08082023

Sei que muitos preferem a Bbdc3, mas eu sempre escolho o ativo que tem liquidez nas opções.

Após a queda dos últimos dias, que não foi nada tão serio, apenas uma correção da ultima perna de alta de 2023 que gerou uma alta de quase 42,00% no ativo, formando um impulso. Temos dois alvos básicos para o movimento 15,35 e 14,15, e também um alvo “extra” que vem sendo muito “acionado” recentemente em 13,40.

Ainda não é possível marcar como a correção vai terminar, mas esta ocorrendo neste momento um ponto interessante, pois temos vários sinais de compra para o ativo.

  • suporte dado pela base da ultima congestão

  • toque na linha de primeiro alvo e recuperação posterior

  • o chamado candle abandonado que só é valido em cima de uma linha de suporte como a que estamos

  • ifr virando para compra

  • candle mostrando reação do mercado, mas infelizmente com baixo volume

  • toque na linha inferior do canal dobrado

  • candle positivo fechando abaixo da banda inferior o que é um sinal positivo, mas raramente visto.

O mais provável é que seja apenas uma reação gerando um movimento de onda 4, que pode levar o ativo a pelo menos 16,09. De qualquer forma temos um gap formado um pouco acima desta região e claro que existe uma grande possibilidade do gap ser fechado no próximo movimento.

Mesmo procurando projetar os próximos movimentos, certos ativos e aqui vou incluir a Bbdc4, fazem movimentos bastante complexos que levam um bom tempo para que sejam compreendidos, mas a medida que vão sendo acompanhados eles acabam se apresentando.

Uma coisa é certa, com tanto suporte se esta região for perdida a situação complica bastante.

8 curtidas

Também prefiro BBDC4 pela mesma razão sua.

2 curtidas

IBOV 11/08/2023

Na semana passada estava tudo certinho, mas as projeções dependiam basicamente de termos o final da onda 4, o que não ocorreu, e para piorar a situação tivemos a perfuração do que seria o topo da onda 1, o que não pode ocorrer, mas como esta regra vale para o final do movimento, ainda podemos ter um movimento que venha formar um padrão “imperfeito” de plana ou mesmo um triangulo. Mas o fato é que o movimento esta preocupando bastante e produzindo uma divergência com o gráfico semanal.

Gráfico Semanal

Até a formação da onda 3, o movimento ocorreu dentro do esperado (livro), buscando cada objetivo de onda (fibo) e até o toque na linha central dobrado.

Na sequencia tivemos um movimento curto, que permite que seja marcado como ABC, formando a onda 4, mas que deixou de cumpri uma serie de requisitos que são esperados para este movimento, pois não corrigiu no preço onde a expectativa era de 112.000 pts, não corrigiu no tempo, porque deveria ter sido muito maior e foram apenas 4 candles e também não buscou o retorno a media que sempre esperamos para este movimento. Por outro lado, quando o mercado sofre uma pressão compradora muito forte devido as expectativas, isto pode ocorrer, assim em certas ocasiões temos que aceitar como um movimento valido e completo.

Se aceitarmos a marcação abc como uma formação completa na sequencia temos o inicio da formação de uma onda 5, e no caso já estamos na 5.2 que tem o objetivo de 117.300 pts, bem onde os preços pararam. Neste caso podemos entender que o movimento dará continuidade a seu objetivo deste tempo gráfico em 130.178 pts.

Temos algumas características que são próprias de uma onda 5, pois temos 3 divergências, sendo o Ifr14, o Obv e claro o volume, que são comuns nesta onda. Onde vemos um processo de realização pelos investidores profissionais e a entrada atrasada da pessoa física.

Por outro lado, temos todos os requisitos que não foram cumpridos para uma onda 4 (preço, tempo e media) então podemos pensar que a onda 4, ainda não terminou e neste caso o movimento abc que vimos foi na verdade uma onda A, e o candle de alta que rompeu o topo (só a sombra) foi na verdade uma onda B, e que agora estamos em uma onda C. Aqui no caso teríamos uma plana alargada, e considerando o quanto a onda B passou o topo da onda A, a Onda C tem como objetivo a casa dos 112.900 pts, onde teremos o toque no fundo do canal e provavelmente o toque na media de referencia no caso a mma34. Um outro ponto a considerar é que embora não estejamos acompanhando o ponto de PIVOT neste gráfico, esta semana testamos o S1 (suporte 1) e o S2 (suporte 2) está exatamente em 112.900 pts.

Em qualquer uma das situação o alvo do movimento continua em 130.178 pts, pois é a projeção do impulso em que estamos. A projeção baseada na “projeção da retração” que limita a alta esta em 131.296 pts. Aqui tem um ponto interessante porque quando fazemos esta projeção de maneira simples sempre colocamos o nosso alvo em 261,8% desta expansão é e exatamente o lugar que tem servido de resistência para o índice a 8 semanas.

Um outro ponto que chama a atenção é um detalhe, que pensei ter colocado no post aqui do fórum, mas descobri que postei em outro lugar, é o fato da alta do Ibov esta muito ligada a alta da Petro. Embora muito se fale “na rua “ que a Petro não para de subir a verdade é que a 8 semanas ela fez um topo e desde então fica muito próxima deste valor, sem nem tentar romper. Aparentemente a Petro, esta fazendo um movimento de distribuição, e se este for o caso, podemos ter em breve um recuo forte do ativo que de fato pode fazer com que o índice de continuidade a uma correção mais profunda.

Gráfico Diário.

Depois da correção desta semana, temos aqui uma situação que por hora só pode ser considerada como a continuidade da correção, isto quando tentamos trazer para este tempo gráfico o traçado do gráfico semanal.

Até a semana passada existia a possibilidade de termos uma formação de um impulso, porem com a perda da região da onda 1, mesmo que tenhamos uma recuperação como falei no inicio do post, não teremos como mudar uma coisa no gráfico semanal, pois a onda marcada como 5.1, se forma em 3 movimentos no diário, o que não pode ocorrer. Olhando o 60 minutos, até que dá para marcar como um impulso, mas fica um desenho forçado e além do mais a onda 3 fica sendo a menor então o traçado não é valido.

Ou seja, por hora, o movimento do diário passou a confirmar que a correção vai continuar. Mas sempre temos um porem, se não, fica sem graça. O desenho da onda que seria a onda “”C” do mensal esta finalizando uma onda que atingiu os objetivos de uma onda completa, ou seja, seria a onda “a” no caso a marcação seria de uma “C.a”, que se formou em 5 movimentos, que embora não tenha terminado esta formando um padrão de um pequeno fundo duplo. Ora, se este é o caso, teremos então na continuidade da formação deste movimento uma onda “C.b” que no seguindo o padrão esperado poderia fazer com que o índice neste momento volta-se a 120.200 pts, que além da retração de 61,8%, também é onde se encontra o pivot do semanal.

Ainda não sabemos se de fato a correção vai parar no diário completando a onda “C.a”, mas se isto ocorrer vamos ver alguma movimentação altista do índice para os próximos dias. Nada é certo neste momento, mas ainda falando sobre o possível movimento de distribuição que estamos vendo na petro, teríamos que ter também uma alta deste ativo rompendo a linha de congestão afim de dar inicio a correção mais aguda.

No gráfico podemos ver como se daria o movimento do índice no diário, só lembrando que no momento não temos nenhuma confirmação que a onda corretiva atual tenha terminado.

6 curtidas

@wdgi Faz uns meses que não posto sobre o tema.
Hoje me animei.
Veja no gráfico abaixo que o canal está praticamente na horizontal. Com a formação do último topo o IBOV no gráfico semanal está praticamente lateralizado.
As últimas semanas estão com aparência de fase de distribuição.
Se for assim, quando terminar a distribuição os preços vão cair, provavelmente, até a metade do canal. Se a queda for mais forte pode ir até o fundo do canal. Lá pro lado do fundo canal tem aquelas questões que já mencionei em posts anteriores sobre os suportes fortes que por lá existe.
Desde outubro do ano passado tenho estado especialmente preocupado com uma queda repentina um tanto substancial.
Sobre Petrobrás vejo que as coisas estão caminhando para uma versão D*lma, estou pensando em vender o que tenho de Petrobrás. Ainda vou amadurecer a ideia.

4 curtidas

Show. As suas analises ficam cada dia melhores. quanto a petro, pense em fazer uma venda coberta, ou a compra de put’s, lembrando que se for uma distribuição ela vai ter que fazer uma alta por estes dias de forma buscar a liquidez do mercado

1 curtida

Vale 14/08/2023 – Wickoff
No dia 07/07 coloquei aqui no fórum a movimentação da Vale, aventando a possibilidade de estarmos em uma acumulação. Simplesmente coloquei a figura que representa a estrutura de Acumulação segundo Wickoff, para que o movimento pudesse ser acompanhado.
A Vale fez diversas movimentações, chegando a montar até mesmo uma falsa perna de impulso, e hoje vemos o resultado de toda esta movimentação. Então seguindo puramente uma metodologia, seria de esperar que estivéssemos chegado ao final da correção.
Creio que é o momento de ficarmos atentos e ver como vai se desenrolar o movimento daqui para frente.
Desculpem a qualidade da figura, mas é o que deu para fazer. A esquerda temos a situação em 07/07 e a direita a situação de hoje.

Será que a correção acabou mesmo? É hora de comprar? A resposta é que podemos observar o próximo movimento e esperar algum sinal gráfico que confirme uma compra. Falo isto porque tem um detalhe que precisa ser observado é mais fácil ver no gráfico semanal.
Tem muita gente operando no mercado utilizando conceitos diversos, dentro de uma metodologia que se chama SMC. Esta metodologia tem alguns elementos entre eles o conceito de Order Block, que de forma simplificada, consiste em traçar uma região definida pela máxima e mínima do ultimo candle de sinal contrario a um inicio de movimento forte. Ou seja, se tivemos uma alta forte, o candle utilizado para esta marcação, é o ultimo candle de baixa, antes do inicio da alta. Esta região marcada é vista como um forte suporte.
Tivemos desde o final de 2021, duas pernas de alta. Observe o retângulo verde, ele marca uma região de Order Block, e que foi testada após o recuo da primeira perna de alta e serviu de suporte contendo a queda e dando inicio a segunda perna de alta. O Retângulo vermelho, marca o Order Block, antes do inicio efetivo da segunda perna de alta. Neste momento em que estamos tendo o recuo, estamos testando esta região e a praticamente dentro dos 50%, então fica a dúvida se não vamos de novo testar a estrutura anterior (retângulo verde), cujo a linha superior esta na região de 59,xx.

5 curtidas

Lembrando que próxima sexta-feira é vencimento de opções.

2 curtidas

Ibov 23/08/2023 e Outros

O tempo anda curto para poder fazer todas as analises, embora eu tenha que faze-las todos os dias, mesmo que seja um rápido rascunho. De qualquer forma, não tínhamos tido muitas mudanças até agora, excetuando o dólar que deu bastante trabalho e algumas alegrias**.**

O índice finalmente parou de cair e deu inicio a uma recuperação, mas ainda operando com o seu volume um pouco abaixo da media. No diário com certeza marcamos um fundo e agora temos pelo menos duas situações pela frente. Encerramos a correção da onda 4 e demos inicio a onda 5, ou estamos apenas dando uma “corrigida” na correção para depois continuar.

- Continuidade do Impulso – inicio da onda 5

A onda 5 tem o objetivo na casa dos 130.200 pts, e provavelmente vai apresentar toda a sua formação. Sendo assim o movimento esperado seria que tivéssemos mais alta, pelo menos até atingirmos 119.200 pts, onde esta a projeção da onda 5.1. É claro, que a onda 5.1 poderia terminar antes deste ponto, mas isto poderia gerar uma dúvida sobre a movimentação que seria esperada após este ponto.

Esta possibilidade existe realmente, porque o ultimo movimento de queda pode ter formado a onda C em um único movimento formado por 5 ondas o que encerra a correção da plana expandida. A plana expandida ocorreu devido ao fato da onda B, ter superado o topo da onda 5 e a onda C caiu abaixo da onda A, quase na mesma proporção. Desta forma teríamos

- Continuidade Correção – inicio da onda C.b

A correção padrão para este tipo de movimento projeta o índice na região de 112.000 pts, e este valor não foi atingido, assim a onda corretiva que se apresenta como uma onda C completa, seria apenas a onda C.a, e o que seria esperado neste momento é a formação da onda C.b, que tem o seu alvo projetado em 119.500 pts. Ocorre neste caso que esta onda seria formada em 3 movimentos, então poderíamos ter o próximo movimento do índice negativo, e depois o atingimento do seu alvo.

Neste caso a correção estaria terminando em um padrão de zizzag, que tem o objetivo um pouco abaixo do padrão em 111.400 pts.

-Resumo

Em termos de alvo podemos ver que em ambas as situações ainda temos um pouco de alta pela frente. O que vai diferenciar o movimento é a continuidade da alta sem interrupção formando a 5.1. Mas vamos aguardar os próximos dias porque a definição esta perto.

No gráfico temos em azul a primeira situação onde demos inicio a continuidade do impulso (onda 5) e em vermelho o que pode ocorrer caso a correção não tenha terminado (onda 4).

Vale e Petro

O que tem acontecido com estes dois ativos é muito interessante, porque podemos notar que eles estão em situação completamente adversas, o que leva a pensar que em breve teremos fortes movimentações contrarias.

A Vale vem claramente dentro de um movimento de Acumulação, e pode ter atingido o seu ponto limite de queda e agora dar inicio a uma grande movimentação altista, que projeta o ativo em mais de 120,00. Se a correção e consequentemente a acumulação esta chegando ao seu final ainda não sabemos, porque ainda resta um teste a ser feito, na região dos 59,49. O que preocupa neste momento são os dois gaps que ela formou esta semana, entretanto dentro de uma formação de inicio de impulso isto pode ocorrer e o que veríamos é agora um teste na região de 63,97, depois um recuo e finalmente a formação do ultimo movimento em 65,95. Caso isto venha a ocorrer a situação pode ficar bastante interessante. O importante neste momento é não ter pressa em começar a acumular muito o ativo, pois se for confirmado temos um longo e lucrativo caminho pela frente. Observem no gráfico abaixo que caso o impulso se confirme, teremos mais duas oportunidades de comprar a Vale em 63,00.

A Petro vem seguindo um caminho completamente diferente. Desde o inicio da ultima perna de alta, iniciada em dezembro de 2022, o ativo já subiu cerca de 90,00%, o que o torna candidato natural a uma forte correção. Entretanto os últimos movimentos dão a clara impressão que estamos em um movimento de distribuição, onde grandes posições podem estar sendo desmontadas aos poucos, evitando que uma correção forte ocorra, prejudicando o lucro dos grandes compradores. Tínhamos a formação de uma onda 5 em uma diagonal terminal e faltava apenas a onda 5.5 se formar, e o que ocorreu hoje é que a linha superior foi rompida e com um gap, acompanhada de forte volume. Quando observamos os movimentos de distribuição, esperamos este movimento, que depois é seguido de uma forte queda. Então neste momento todo o cuidado é pouco.

Um outro ponto que chama a atenção é que a projeção completa da onda estava em 30,88 que foi atingida pela onda 3, ou seja, ela se expandiu muito e nestes casos a onda 5 costuma encerrar no máximo no topo da 3. A vários dias testávamos esta região de preço e hoje ela foi rompida com muita força (preço e volume), o que infelizmente pode indicar mais dois movimentos diferentes: exaustão ou continuidade. Isto claro não ajuda muito. Caso tenhamos a continuidade da alta a Petro pode ir buscar o próximo alvo em 35,00, desconfigurando a diagonal.

O gráfico abaixo, mostra a movimentação em diagonal dos preços e o que era esperado do movimento, que pode ter sido interrompido hoje pela quebra da linha superior da diagonal e também da projeção de 2161,8% de fibo.

Caso de fato tenhamos ambos os movimentos se confirmando como acumulação da Vale e distribuição da Petro, teríamos que pensar em fazer algo não muito comum, que seria a venda da Petro e a compra da Vale. Uma operação interessante. Como podemos ver no gráfico abaixo a ultima vez que tivemos esta possibilidade ela ocorreu de forma inversa, e desde então acumula um lucro de mais de 145,00%. Porque enquanto a Petro subiu como muita força, a Vale foi no caminho inverso. Por enquanto o gráfico não indica que a operação deve ser revertida, ao contrario a Petro continua com muita força. Mas vamos acompanhando, afinal, poder operar com dinheiro que não é nosso é muito bom, então temos que dar atenção a este movimento.

8 curtidas

Ibov 29/08/2023 – Outros
Temos dois cenários para a movimentação do Ibov, que são a continuidade da correção, ou então o início de um impulso? Mesmo com as duas altas seguidas, ainda não foi possível descartar nenhum deles. Embora o objetivo básico da onda 1, (caso do impulso) não tenha sido atingido, o que daria mais segurança em optar pelo cenário de impulso, o valor é apenas uma referência e as vezes o movimento não cumpre totalmente o objetivo. Para a confirmação deste cenário precisamos testar a região dos 122.174 pts.
A questão da continuidade da correção também não pode ser descartada, mas neste caso temos um objetivo mais fácil de ver, porque se atingirmos os 119.700 pts e começarmos a corrigir, aumenta muito a chance deste cenário, porque este número é a correção de 61,8% do que seria no caso a onda A, e também a projeção de 100% d a onda B.c em relação a onda B.a. Ou seja, são duas projeções no mesmo ponto.
Com relação a Vale3, a marcação do inicio do impulso pode não ter sido correta. Então temos que partir do segundo fundo para marcar o movimento. O fato mais importante é que tivemos uma alta considerável de volume no dia de hoje. Como um movimento de forte alta acompanhado de forte volume, pode ter dois significados, sendo o rompimento ou a exaustão, o próximo movimento que irá definir o caminho do ativo. Com a mudança da marcação, caso tenhamos um movimento de impulso, a chance de comprar a Vale nos 63,00 ficou menor, embora no caso de um impulso, possamos vir a corrigir bem perto deste número, pois teremos uma onda 2 na sequência, uma movimentação forte do ativo neste momento pode indicar que a correção se dará na primeira faixa, que neste caso após atingir a meta deste primeiro impulso em 68,90, teria a correção na casa dos 66,00. Isto com certeza gera uma grande dúvida para quem esta pensando em montar ou aumentar a posição. Uma outra possibilidade é aguardar o retorno do que seria uma onda 4, que neste caso se daria por volta dos 64,12.

A Petro continua mostrando força, e de fato parece ter eliminado a possibilidade da formação e diagonal, e continua seguindo dentro de uma onda 5, que agora tem dois objetivos em 33,74 e depois em 36,92. O que continua chamando a atenção é a divergência do volume.

7 curtidas

BCOUSD :eyes:

2 curtidas

:money_mouth_face:

3 curtidas

Ibov 01/09/2023 e Outros

Encerramos o mês de Agosto com uma queda considerável do Ibov, um pouco mais de 5,00%. Mas para alegria geral, o inicio do mês foi bem positivo, e vamos ver se continua assim.

Nos tempo gráfico diário que temos acompanhado, a situação esta bem indefinida, pois cada movimento ao invés de definir um caminho, mantém ativo os dois cenários que estamos acompanhando.

Antes de irmos olhar o que podemos esperar dos próximos movimentos, vamos dar uma olhada no quadro geral, porque já tem um bom tempo que não fazemos isto.

Toda a nossa historia recente com o índice se iniciou a cerca de dois anos, quando iniciamos uma grande correção. No gráfico podemos ver os 3 movimentos, inclusive a falha da onda C, que tinha como objetivo o famoso e polemico objetivo em 93.000 pts, que não foi atingido. Este objetivo era simplesmente a projeção da onda A, na onda C.

A partir dai demos inicio a um novo movimento que poderia ser a continuidade da correção ou um impulso, e a um ano atrás este movimento deixou uma grande preocupação pois iniciou novamente uma correção que só se encerrou em março deste ano, e como não perdeu o ultimo fundo, permitiu mesmo de forma provisória (sempre é) a marcação de um movimento de impulso e o inicio da onda 3, na qual nos encontramos. Como sempre acontece com índices, podemos ver que neste momento estamos “brigando” com os 100% da projeção e isto gera um pouco de dúvida na sequencia do movimento, porque é comum vermos pernas de impulso se encerrando neste ponto (100%). Por outro lado, o desenho das ondas aponta para dois objetivos neste momento. O primeiro objetivo dado pela projeção simples que coloca a onda 3 em 138.000 pts (161,8% de projeção). Ocorre que a onda 3, vem se formando com objetivos menores e coloca a projeção para o seu encerramento em 130.500 pts, e como ainda não temos a certeza da onda 3.4 ter se encerrado, estes objetivos ainda estão confusos.

Para os que gostam de pensar no futuro, todo este movimento que estamos vendo coloca a bolsa em 163.000 pts, número que colocado solto, chega a assustar, mas na verdade, para tingirmos este ponto basta fazer o mesmo movimento altista que fizemos desde o final da correção principal (onda C) até aqui. De qualquer forma se isto vier a acontecer ainda vai levar muito tempo. O problema agora é entender o que esta de fato acontecendo, mas olhando por este gráfico fica a sensação de que o pior já passou e podemos mesmo esta indo em direção de formar a onda 3.5. De qualquer forma as marcações são sempre provisórias, e é possível dar a onda 3 como encerrada, mas só iremos entrar neste detalhe, caso o movimento do diário de continuidade a correção.

Indo para o gráfico diário a situação permanece indefinida, conforme tenho colocado nos posts anteriores. Da mesma forma que ocorre no semanal, fica a impressão de que o movimento que estamos vendo foi a formação de uma onda 2, que no caso seria uma 3.5.2 que se formou como uma plana. Não que eu queira complicar, mas seria na verdade uma 3.5.1.2, e se este for o caso, podemos começar a pensar que de fato vamos buscar os 138.000 pts, neste movimento. Por outro lado, tudo isto ainda pode ser apenas uma onda b, no caso uma 3.4.b que ainda pode buscar os 119.700 pts, antes de encerrar, para que então tenhamos a onda C que neste caso terá o seu objetivo na casa dos 112.000 pts. Não vou nem colocar o gráfico aqui, porque ele é praticamente o mesmo do ultimo post.

Vale3

Esta semana coloquei que o Objetivo do movimento da Vale era 68,90 e hoje ela fechou em 68,89, após atingir os 69,00. Foi uma alta muito interessante e acompanhada de volume, repetindo o mesmo movimento desta semana, e novamente podemos ter uma correção que pode ser bem curta. Havia a possibilidade de atingirmos 66,21 pela ultima marcação que apresentei aqui e depois corrigirmos. Quando batemos em 66,17 até corrigimos, mas esta correção só pode ser vista no gráfico de 60 minutos e foi muito rápida para uma onda 4. No diario quase não deu para perceber. De qualquer forma, atingimos hoje um objetivo no mesmo instante em que rompemos a congestão principal da acumulação que estamos vendo.

No desenho que coloquei no dia 07/07 onde vemos a estrutura de Wickoff, podemos ver que o esperado agora seria avançarmos um pouco mais com a alta, e depois voltar a testar a linha superior da congestão rompida hoje como um suporte. Desta forma o movimento seria como dizemos “de livro”, entretanto, o que ocorre é que como podemos ver fizemos o movimento completo, e mesmo a onda 4 ter sido bem curta (23,6% de correção) pode ser explicado pelo fato da onda 2 ter sido uma onda complexa, e isto sugere que no momento tenhamos uma correção, que tem dois alvos, os 66,00 e os 64,00.

Não adianta tentar adivinhar o próximo movimento, pois atingimos os 261,8% que é um objetivo respeitado em torno de 80 a 85% das vezes, então nada impede que continuemos em direção ao alvo seguinte em 71,63 (361,8%) para então voltar para o teste em 68,50. Para completar o quadro, muita gente usa a expansão da retração da onda 2, e por este método, o limite da alta atual esta em 69,49, e estamos bem perto desde ponto.

Não podemos descartar nada o que vem ocorrendo, e embora esteja parecendo que o movimento de impulso de fato teve o seu inicio, estamos em uma onda 1, que pode estar próxima a se encerrar, e tem sido muito comum termos a correção de 76,4%, isto levaria o ativo a voltar a testar a base do retângulo novamente. No mais aos comprados parabéns, e para aqueles que não entraram, poderemos ter em breve boas oportunidades de entrada.

No gráfico podemos ver como se deu a movimentação, sendo que em vermelho estava o planejado para o movimento e em azul como de fato ele ocorreu.

Tenho sempre falado da Petro, juntamente com o Ibov e a Vale, mas vou colocar em outro post.

Bom final de semana a todos

9 curtidas

Petr4 01/09/2023

Embora haja uma certa dificuldade na marcação das ondas da Petro, qualquer que seja a marcação que façamos neste momento, gera apenas uma certeza: Estamos em uma onda 5. Em que subonda? Esta muito dificil identificar, pois temos dois movimentos diferentes e com isto dois alvos bem distintos, mas em um momento que pensar operar contra este ativo, não é uma boa idéia.

Quando olhamos, a divergencia no Obv e a divergencia no volume, aumenta a certeza de estarmos na onda 5, e quanto ao Ifr14, também vemos que enquanto os preços seguem fazend novas maximas, o indicador esta no mesmo nivel da ultima perna de alta significativa, e no caso já muito proximo do seu nivel de sobrecompra. Apenas o Macd, esta alinhado com os preços, mas de certa forma, porque no momento imediato ele também diverge, o que indica que de fato estamos em uma onda 5, ou mais especificamente em uma onda 5.5.

De fato não vou levar este estudo muito adiante, porque o interesse maior neste momento é o que podemos esperar dos proximos movimentos mais curto.

Como podemos ver no grafico semanal, estamos exatamante formando mais uma onda de impulso, idependentemente de que onda seja. Para efeito do estudo, vamos considerar se tratar de uma onda 5.5.

Se formos olhar toda a formação da onda inciada em 2020, como rompemos a projeção de 261,8% (com muita briga nesta região) a estensão da onda 5 leva o alvo agora para 37,90 (361,8%) da projeção. Olhando a onda que esta se formando neste momento estamos em uma 5.5.3. Logo seguindo este padrão temos o proximo alvo em 34,16 depois a correção de onda 5.5.4, com alvo na região de 31,00 e o alvo final do movimento (5.5.5) em 37,56, o que é bem perto da proxima projeção principal do movimento. É muito comum a onda 5 falhar depois de fortes movimentos, mas mesmo neste caso teriamos que testar 34,16, depois o retorno, e então a formação de um topo duplo, o que poderia encerrar precocemente o movimento.

A marcação que apresento no grafico, não esta exatamente correta, pois fere algumas regras importantes, entretanto ela se apresenta como uma formação bastante “viavel”, logo não pode ser desconsiderada. Só deixando claro que até a marcação da onda 3, esta tudo correto, o que esta saindo da regra é a marcação do que seria a 5.1 pois neste traçado esta se formando em 3 movimentos, mas no grafico diario a formação pode ser contada em 5 ondas. Acho que são detalhes que por hora não precisam ser levados em consideração, o mais imporante é se vamos mesmo buscar os objetivos do que eu chamei de 5.5.3 e 5.5.4 e a 5.5.5.

2 curtidas

Há algum tempo alguém postou aqui no fórum esta figura e disse que não sabia a origem.

image

Hoje, por acaso, encontrei a origem. É o chamado Benner Cycle e foi desenvolvido por um fazendeiro de Ohio chamado Samuel Benner.
Mais informações podem ser encontradas em:

7 curtidas

:crystal_ball:

1 curtida