Apanhando do mercado faz 2 anos - um desabafo

Eu não vou ficar comentando empresa por empresa e seus critérios de seleção, até porque não existe fórmula mágica. Mas veja o caso específico de Sanepar ao longo dos anos:

Só ganhou dinheiro com Sanepar quem teve paciência e acumulou bastante ações nesse período de calmaria. 20% de queda em ações é NORMAL. Normalíssimo.

Obviamente não quer dizer que Sanepar vá subir muito nos próximos anos. Pode ser que suba, pode ser que não. Há grandes motivos pra comprar sanepar e uma porrada de outros motivos pra passar longe, ficar de fora. Você tem que pesar os prós e contras e tomar sua decisão. Mas depois de tomada a decisão, tem que esquecer a variação do preço de tela no curto prazo.

Eu tenho sanepar. Uma posição de um tamanho que me deixa confortável já que eu sei que o setor de saneamento não é tão “seguro” quanto o de eletricidade. Mas tá lá, vai caindo na carteira, eu compro mais pra rebalancear. Cara ela não é. Se a empresa entregar bons resultados, uma hora a cotação acompanha.

Bolsa é um JOGO de paciência. E é um jogo mesmo, tipo Poker. Não é só sorte, mas também não é só habilidade.

Outra coisa: veja que não é a primeira vez que você não demonstra ter paciÊncia para ações. No seu post original, você já disse que saiu no 0x0 depois de 2 anos. Já tentou ver quanto dinheiro teria ganho se tivesse ficado?
O pessoal tenta vender a ideia que a bolsa é pra todo mundo, que é fácil bater o índice, etc etc. Não é. E nem todo mundo tem perfil pra isso.

12 curtidas

obrigado ricardo, interessante a análise da Sanepar.
Sobre a bolsa, na verdade em 2012 eu acabei saindo dela para comprar um imóvel. À época estava preso em alguns investimentos de RF sem liquidez, e a bolsa acabou sendo minha saída. Não saí por impaciência, mas por necessidade e suprir um negócio que era imperdível. Foi uma boa decisão. Eu tinha bastante Natura, Itaúsa, estaria perdendo dinheiro com elas até hoje. Tinha outros papeis, dentre eles JBS que teria rendido bem, mas não me arrependo desta decisão.

O que me incomoda desta vez é que estou muito, muito abaixo dos índices. Não é um pouco abaixo não. Fico muito frustrado com o tanto que estudei e o tanto de decisões desastrosas que fiz. Mesmo em relação ao IFIX, que está positivo desde que comecei a comprar, estou exatamente 11.6% negativo. Estou perdendo uns 15% do índice. Ibovespa estou perdendo ainda mais. Pelo menos uns 25% abaixo do índice. Ok, o horizonte de tempo não é significativo, mas o resultado foi desastroso e fiz realmente o melhor que pude. Não comprei às escuras. Antes tivesse comprado.

5 curtidas

Lembre-se que IFIX e IBOV são índices TOTAL RETURN. Eles LEVAM EM CONSIDERAÇÂO os proventos/dividendos.

E peço desculpas por ter assumido que você tinha saído por impaciência. Sim, imprevistos acontecem. Se você não tá precisando do dinheiro agora, mantenha a calma, reavalie sua carteira e não fique com medo de desfazer de posições que você acha que não vale a pena. VocÊ não é obrigado a recuperar o dinheiro na mesma ação/fii.

3 curtidas

Natura é uma empresa decadente há mais de 10 anos. Ela já tinha problemas graves de rentabilidade em 2012-2016, aí começou a fazer aquisições com esse Body Shop. Só que a rentabilidade da empresa voltou a piorar em 2017-2019 (com uma base maior das aquisições dando uma maquiada), época em que qualquer empresa decente estava ganhando rios de dinheiro com o macro que parecia favorável. Aí ela fez outra aquisição mirabolante com a Avon

Negociava em 20/21 pelo triplo do preço de 2018, a única coisa sustentando isso eram sonhos e esperanças. O lucro de 2021 é todo não recorrente, o EBITDA avançou 10% frente a 2020, menos que a inflação

1 curtida

sim. houve muita expectativa com relação à operação de compra da Avon, que se provou mais complexa do que se imaginava, e até o momento, um desastre.

Natura é meio que uma unanimidade em termos de produto, não conheço ninguém que diga que o produto é ruim. É aquela coisa, eu dou muito valor a qualidade do produto. Os clientes adoram a Natura e meu entendimento sempre foi que o produto era bom demais para dar errado. Mas parece que eles não descobriram ainda como ganhar dinheiro, ou jogaram tudo fora com essas aquisições.

Tenho medo com relação ao Banco Inter nesse sentido. Excelente produto. Mas o mercado parou de comprar o sonho.

2 curtidas

Você foi muito azarado, tanto em quando comprou, como em quando parou de comprar. Se tivesse continuado com os aportes (outubro/21 a agosto/22) pegaria a bolsa de lado e com 3 quedas de mais de 10%. Também pegaria o IFIX lateralizado e com o setor de tijolos muito descontado.

Na bolsa americana faz sentido o “lump sum”, comprar tudo de uma vez e esquecer. Já por aqui, com um índice lotado de commodities, onde todo semestre tem algum escândalo e com a selic frequentemente passando dos dois dígitos, os aportes espaçados são muito importantes. Inclusive, isso não vale só para a bolsa. Imagina se você tivesse travado uma grana em uma LCI Pré a 6%…

6 curtidas

Nem tem como acerta o Timing, ele deveria ter feito ao meu ver baixar PM. Mas mesmo assim, o relato dele não é muito bom.

3 curtidas

Exato, @ostrasize, era exatamente o ponto que que queria mostrar para você. Eu não faço a menor idéia, e estou sendo o mais sincero possível, de quanto valem as minhas ações na bolsa. Se tenho caixa disponível e pretendo realizar uma compra, passo a acompanhar ou dou uma avaliada no geral, mas não é uma coisa do meu dia a dia. Vou pegar algumas empresas e ver como analiso os resultados, comos eu enxergo pelo menos, e assim talvez possa me fazer entender melhor, depois faço um paralelo.

Vou tentar montar uma base 100 sob o total de ações dar proporção, vou ignorar qualquer aporte, apenas realizando algum ajuste no caso de alguma movimentação no total de ações da empresa sob o total possuído.não sei se estou com tudo atualizado, mas acho que até 31/3, sim. Vamos assumir que minha carteira se iniciou na exata data:

// Data Inicial: 31/06/2020
// Data Final: 31/03/2022

BBDC3. Possuindo 100 ações do banco, registro no meu balanço um patrimônio líquido de 1.264 reais. Como nossa posição é nova, não fazemos jus aos lucros e dividendos do trimestre. Famoso por suas bonificações, durante e pandemia o banco é bem modesto em remunerar o acionista. Recebo minha primeira bonificação (e única no período abrangido), no segundo trimestre de 2021. No final de 2021 e início de 2022, volto a receber uma base mais razoável de proventos. Finalizamos com 1.555 registrados no balanço 89 no caixa recebido em dividendos. Ao final do período. Isso dá um retorno anualizado de 12,7% sem dividendos. Já o mercado, avaliava minhas ações em 18,15 no início, mas apenas a 14,71 no final deste período. Isso, apesar do fato de que se não houvesse reinvestido nenhum dividendo, e ainda vendido as ações recebidas em bonificação, meu VPA ainda teria crescido 12%.

Nos meus registros, um investimento de sucesso. No portfolio da corretora, parece que perdi um bocado.

Depois trago outro resultado no caso de alguma não financeira ou uma empresa com perfil mais turn-around. Espero ter ajudado. Não quis subestimar seu estudo, apenas provocar um pouco em relação às métricas de retorno etc.

11 curtidas

2 anos não é tempo para julgar rentabilidade, como diz minha mãe uma árvore não dá frutos do dia pra noite, sua carteira tem muitos ativos cíclicos que estão no topo do ciclo sempre olhe os juros e inflação.
Juros pra baixo indicam baixo consumo então as empresas de commodities estão baratas e crescimento caro
Juros pra cima indica consumo alto então as commodities estão caras e as de crescimento baratas
Esquece isso de p/l baixo isso depende do ciclo só olhar, uma leve subida no juros do mundo e as empresas tech derreteram e as de commodities com p/l baixo pagando dividendos e quando os juros virarem quem será que sobe só lembrando que ciclos podem durar muito.

1 curtida

Ou vcs pode olhar para um período maior e escolher empresas de qualidade e segurar por muito tempo com marcas fortes aumento de produção e preço baixo endividamento e bom retorno por um preço decente igual dizia o velhinho

1 curtida

E se possível fique longe de estatais os governantes não estão lá pra ganhar dinheiro pra vc acionista ele está pra ganhar eleição e vai fazer o que for presciso