Aposentadoria Pai - Possivel alocação

Seguinte, meu pai pretende aposentar em breve e não tem ideia do que fazer com o patrimonio dele.
Dado isso, pensei na seguinte alocação para ele

• 20% B5P211 - Renda fixa atrelada inflação
  • 20% DEBB11- Renda fixa privada (maior parte atrelada ao cdi)
  • 20% ITIP11- Renda fixa imobiliaria
  • 20% ITIT11 - Fundos imobiliarios de tijolo
  • 20% WRLD11 - Ações globais

O que acham dessa alocação para alguém de 60 anos? Tem sugestões?

1 curtida

Eu tenho 64 anos e também sou aposentado.
A maior parte do meu patrimônio está em imóveis que fui comprando ao longo da vida.
Faz dois anos entrei para a renda variável e neste segmento a maior parte do meu patrimônio está em ações, tenho também um pouquinho de Tesouro Selic e um pouquinho em fundos imobiliários.
A partir de algumas ações eu opero também opções.
É isto que eu faço.

3 curtidas

Sua carteira tem muita RV para um boomer, ele reage bem a muita queda de patrimonio, as vezes por muitos anos, 5, 10?

Muita ETF também de coisas que vc pode comprar e selecionar melhor sem pagar taxa por isso.

Não compraria nada de fundo imobiliario por enxergar FII como um fundo, que não tem foco no cotista, e sim em cobrar taxas.

Não alocaria em debentures, por ter um risco mais elevado, que não pode existir na fase de aposentadoria.

Eu colocaria:

40% TD NTN-B Juros semestrais
15% TD Selic
5% CDI 100% Liquidez a qualquer momento
30% Ações com lucro a mais de 10 anos e crescentes
10% Stocks

5 curtidas

Eu faria o seguinte
20% Renda fixa de curto prazo tesouro selic ou cdb de banco
5% Poupança
25% Ações Brasileiras
50% em FIIs (40% Tijolo 40% Recebiveis 20% FF)
Usaria 30~40% dos dividendos e rendimentos dos FIIS restante é reinvestir.
Readequação da carteira se mudar muito o %.

2 curtidas

Cada um tem uma visão neh! Eu gostei da sua lógica, mas trocaria algumas coisas:
Tem um video da Spiti que fala de uma alocação em renda fixa baseada em ETF. Que eu concordo que vale a pena.

Vale a pena se expor mais a ações e eu tbm tiraria os FIIs.

Tesouro ETF

• 20% B5P211 - IMAB5 baixissima volatilidade
  • 20% IMAB11 - IMAB Total - pouco mais volátil
  • 10% IRFM11 - Selic Prefixado curto prazo

Debenture IPCA (Mais volatil mas com muita segurança. Batem o IMAB no LP)

• 10% KDIF11 - Top fundo ITAU debenture IPCA+
  • 10% JURO11 - Top fundo SPARTA debenture IPCA+

Ações

• 10% Fundos de Ações 1 - Guepardo?
  • 10% Fundos de Ações 2 - Real Investor?

Global

• 10% VTV - ETF de valor de empresas americanas. Valuation OK não tem o hype das techs

A alocação está diversificada e faz sentido para alguém de 60 anos, mas eu ajustaria alguns pontos:

• Renda fixa (60%): Ok, mas veja a liquidez do ITIP11 para emergências.
  • FIIs de tijolo (20%): Boa ideia, mas diversifique os setores dentro do fundo.
  • Ações globais (20%): WRLD11 é interessante, mas pode ser agressivo para a idade dele. Talvez reduzir e reforçar renda fixa seria mais prudente.

No geral, está equilibrado.
Pro pessoal que ainda é mais jovem e está aqui, recomendo já começarem a investir no Tesouro Renda +

1 curtida

Eu tive que fazer este trabalho com um familiar e utilizei uma abordagem diferente, não baseada na alocação dos ativos mas no prazo de investimento pretendido. Procure uma tábua da mortalidade que informe a (o risco da) sobrevivência da pessoa ao longo do tempo, com isso você vê logo como é mais importante garantir a renda no futuro próximo que no futuro distante, e pode mesmo usar ações e outras classes de ativo, uma tabela dessas funciona assim, exemplificando (alguns anos):

Seu pai tem 60 anos, então vamos fazer uma regra de 3 e considerar 100% de sobrevivência este ano:

60 - 100%
61 - 98%
62 - 96%

73 - 72%
74 - 69%

80 - 40%

O que fiz foi provisionar o valor real, desconsiderando a inflação, que seria obtida nas aplicações, e levar em conta o que seria sacado em cada período, de acordo com a possibilidade de sobrevivência. Então para o ano imediato, alocaria 100% de digamos 60 mil reais, em algo que me desse a segurança e a liquidez imediata necessárias. Para os 80 anos, alocaria apenas 40% dos 60 mil reais (24 mil) e me veria em total liberdade para investir em ações dentro ou fora do país, ETFs, FIPs etc.

Os números que utilizei para sobrevivência são fictícios, você precisa da tábua da mortalidade em mãos: fácil de achar.

3 curtidas