Tributação no brasil é uma bagunça.
Inclusive eu tenho colegas que entendem nas normas da receita que o ETF tb pode usufruir dos limites de isenção de IR que nem de ações, os 20k volume mês (eu prefiro não arriscar).
Tem OZ1D e OZ2D também, não são contratos, mas certificados de ouro físico resgatáveis. Não precisa ficar operando. A B3 tem um estoque de ouro depositado no BB e esse ouro é negociado nesses tickets. Esse tenho certeza que abate com ações no IR e tem 20k de isenção.
Compensa os custos de compra dele?
Outro pto que senão me falha a memoria, o OZ1D não é coberto pelo FGC.
A corretagem às vezes é salgada, cheguei a discutir isso no tópico, mas no meu caso pelo menos foi negociável. A correlação com a cotação da onça é bem próxima, já vi ficar mais barato, mas é sempre pouca coisa a mais ou a menos. Quanto à cuatódia, paga-se 0,125% a.m se não me engano, mas se o GOLD é em cima de contrato futuro, essa taxa de carrego (como chamam) é implícita no valor do contrato, então você acaba pagando. Quanto ao FGC, não se preocupe pois não há passivo contra o banco, é como se fosse um serviço de cofre. No geral, acho que valhe a pena, sim.
o GOLD11 compra o IAU, que é lastreado em ouro físico também. Não é contrato futuro.
paga a taxa da XP (0,30%) e a da Ishares (0,25%).
IAU is an efficient way for investors to hold physical gold. The fund removes the complexities for retail investors of buying, transporting, storing and insuring physical gold. Using a grantor trust structure, the fund is a very stable fund. The underlying gold bars are held in vaults around the world, with an inventory list available on the Issuers website.
Interessante, sabe quanto o IAU paga de custódia?
você paga 0,25% ao ano para a Ishares… ela que paga o custodiante (JP Morgan).
Muito boa a discussão sobre OZ1D e Gold, pelo visto para posições pequenas e a depender da cotação do ouro e da taxa de corretagem, seria mais viável o OZ1D ou OZ2D tendo em vista a isenção. Se acabarem a isenção, aí pode ser que Gold seja mais vantajoso.
eu tenho alguns conhecidos que investem num BDR da Aura minerals, que é uma mineradora de ouro… o problema é que ai você fica dependente do desempenho da empresa também.
Vou pesquisar, mas pelo que entendi o JP Morgan é o custodiante, emite os certificados e possui depositários por todo mundo. Aí essa taxa de 0,25% já cobre o custo do JP Morgan com depositários e inclui a taxa do ETF. Parece bem baixo, mas se for isso mesmo abaixa bastante o custo de manutenção. Ainda não sei se vale a pena, mas fica bem mais interessante.
Agora a “Dilma”
está lá.
V parcial PSSA3.
comprando NGRD3?
Compra SAPR4F
Compras de agora:
AGRO3
PFIZ34
AGRO3 dando uma bela de uma corrigida na última hora. Pode ser por conta do resultado do bookbuiliding que está agendado para hoje. Também estou de olho para novas entradas.
kkkkkk verdade!
Tinha vendido em 12 e pouco. Recomprei 30% nos 8,50/8,90. Agora vai no pinga gotas…
Compra ontem no leilão a R$24,95 e mais uma bela porrada hoje
Fui olhar os números da AGRO3, SLCE3 e SMTO3 e a AGRO3 tá só caindo, apesar de mais dividendo e do P/VP menor. Alguém sabe se teve quebra de safra ou algum problema com escoamento da produção deles? Desde já grato.