Nesse momento, peso maior dos meus investimentos em ações: SLCE3 (quase 30%), AGRO3, SMTO3.
Com posições menores: KEPL3, BEEF3 e empresas que se beneficiam do agro: SHUL4 (fornecedora de peças e partes para máquinas agrícolas), STBP3 (operadora de terminais marítimos), RLOG3 (está última ainda não tenho/não analisei a empresa).
Investimento em fiis ligados a economia do agro: QAGR11, BTAL11 e TGAR11 (este último, não diretamente em imóveis agrícolas, mas atua em região beneficiada pelo agro).
Também, estou começando a abrir posições em empresas ligadas a outras comodities: pouquinho de FESA, ENAT, PETR, VALE. De olho também em energia: ENBR3. Essas últimas, esperando diminuir as incertezas qto à retomada do crescimento …
Por eu ser da área sempre fico tentado a investir na Kepler mas depois que olha os números bate um desanimo. Agro sempre foi forte, sempre teve subsídios e facilidade de credito, demanda por armazenagem sempre aumentando, e ate pouco tempo atrás ela não tinha nenhum competidor a altura e mesmo assim dava prejuízo. O que me leva ao pensamento que não e agora que ela vai mudar, talvez falte estudar mais o case mas prefiro investir no setor através de slc, agro3, beef e agora pensando em pegar jall, já que smto está sempre esticada.
Empresas de Agro muitas veze tem um balanço extremamente complexo e complicado… somado a isto é um setor extremamente ciclico e sujeito a variação cambial…
Entao eu diria que um gerente numa empresas dessas tem muito mais condição de dizer que a empresa está bem ou não… ele recebe pedidos , verifica se a empresa tá pagando fornecedores rápido ou enrolando e coisas do tipo que o analista não tem acesso…
Então se vc possuir algum amigo que trabalha em boa posição na empresa talvez seja mais útil do que se apegar ao balanço…
Uma vez vi no fórum um funcionário da Camil dizendo que tudo que tinha sobrando de dinheito tava colocando na camil, mas lá de dentro ele via o que estava acontecendo de verdade… Resultado… capital dobrado em menos de 2 anos…
O balanço diz sobre o passado e pode ser tão complexo que pode não pode nem refletir o passado direito, terrenos podem estar subavaliados, dívidas podem ter mudado termos, o câmbio pode ter favorecido isto ou aquilo, a taxa de juros da economia beneficiado alguma situação… enfim, eu diria queo balanço é deve ser olhado para descartar uma empresa quando ele simplesmente horroso não só porque dá prejuízo mas poque nao tem consistência nenhuma…
Acho muito difícil de precificar. Acabou de estreiar. Me sinto mais seguro com SMTO3. Só que entrada agora,para quem não tem posição alguma, acho um pouco arriscado por conta de estar prestes a testar um topo duplo no diário.
Estou de olho em novas entradas porque carrego posição há mais tempo ( Subi os stops das posições mais antigas para garantir o lucro).
Do agronegócio, estou acompanhando com muito carinho AGRO3 para novos aportes. A depender de confirmação de fundo, neste entraria mesmo que não tivesse posição.
Mas pro “longão”, gosto das três SMTO3, SLCE3 e AGRO3.
Estou a pouco tempo em renda variável, mas estudei muito no ano 2020.
Também tenho uma boa formação intelectual e experiência de vida e profissional.
A impressão que tenho é que no mercado existe muito efeito manada e também muita ignorância técnica.
Há umas duas semanas assisti uma live da corretora com o André Moraes, era sobre o novo HB da Rico. As manifestações de parte da galera presente à live foi de cair o queixo. Tinha perguntas e afirmações realmente de um nível abissal. Esse pessoal provavelmente tomará decisões abissais.