Avisos de Compra e Venda - 3ª parte (parte 1)

Qto está o spread aproximadamente? Está parecido com o da Remessa On Line? Negociam todas ações/ETF da bolsa americana?

0,99% de spread… melhor do que remessa online e outros que havia pesquisado.
Acho que negociam todas as ações e ETFs. É através da Apex Clearing

2 curtidas

Venda parcial SMTO3 e BRML3
V - CPLE3

1 curtida

A ideia é proteger o patrimônio? Imagina uma catástrofe econômico nos próximos anos?

1 curtida

Imagino e invejo como são felizes os acionistas de SMTO3 e UNIP6.
Queria ter caixa infinito.

1 curtida

C - BRFS3

2 curtidas

Ouro mais por proteção.
Há algum tempo tenho me preparado para uma eventual saída do país. Também quero aumentar a diversificação geográfica dos meus investimentos.
Na medida do possível, pretendo fazer esse movimento sem correria.
Na minha concepção, não ocorrerá uma catástrofe econômica assim da noite pro dia. Sou até otimista - não sei se seria bem essa palavra - para os próximos 2, quiçá 4 anos.
Diria que a motivação principal é a catástrofe moral que reflete diretamente na segurança pública, de modo ainda mais concreto, na segurança da minha família. Não é de hoje. É uma preocupação antiga. Apenas por mim, já teria vazado. Porém, tenho outras pessoas que dependem de mim e é meu dever fazer o melhor por elas.
Enfim, sem alarmismo, mas também sem ficar parado. rs…

3 curtidas

Um caminho interessante que descobri e vou testar nos próximos dias é fazer da Avenue uma espécie de porto. De lá dá para fazer uma wire para outras corretoras EUA-EUA e vice-versa. Segundo me disseram, cobram uma taxa de USD 25 por transferência. O spread da Avenue é baixo, dependendo do volume vale a pena, pois facilita bastante o fluxo e dá pra usar a corretora deles pra investir em ações caso tenha intenção de fazer dentro do ambiente NYSE/NASDAQ. Fora que elimina Remessa Online e foge dos bancos careiros. Ásia por 25 dólares, me pareceu interessante.

4 curtidas

Compra gold11

3 curtidas

Muito bom, Fouquet! Tenho conta na Avenue (nunca usei), na IB e na TD.
Você está usando qual corretora no exterior (para onde está transferindo a partir da Avenue)? Aproximadamente, a partir de que valor compensa enviar pela Avenue ao invés de usar remessa on line?

2 curtidas

Entendi.

Sou PM e Capitão e entendo bem essa preocupação sobre a segurança pública. Porém, acredito que as empresas de commodities e com faturamento dolarizado (vale3, smto3, agro3, slc3, wege 3 etc.) estão em uma situação confortável frente aos riscos do PT. Somado a isso, entendo que podem repassar os custos da inflação.

Dessa forma, em uma eventual crise inflacionária meu patrimônio estaria protegido ao estar aplicado nelas.
Apesar de eu possuir cidadania italiana, nem penso em ir embora do Brasil. Aqui é a minha terra. Amo muito esse país.

Alguém pensa diferente sobre essa parte das ações?

@sr_fouquet

1 curtida

Concordo contigo em relação às commodities, em especial agrícolas. No Brasil, minha carteira está 99% em empresas diretamente ligado ao agro e seu entorno (máquinas pesadas, logística, energia etc).
Também sou egresso de academia militar e admiro meus amigos que continuaram em suas carreiras. São os poucos verdadeiros idealistas que conheço.
Tirei cidadania portuguesa, pensado mais no futuro dos meus filhos.

2 curtidas

Tenho conta na IB e agora abri na Avenue.
Sinceramente, é difícil mensurar a resposta à sua pergunta pois há benefícios que você pode precisar ou não, mais ou menos. Mas eu vejo como uma opção, talvez as possibilidades sejam as seguintes:

Vou classificar de * a ***** pelo que acho melhor

Opção 1. * Corretora “nacional” bem simples, sem necessidade de terceiros para remessa, spread muito baixo, com ações NYSE, oferece praticamente o mesmo que uma BDR, exceto que é uma conta em dólares

Opção 2. ** IB, usando banco pra remessa, spread alto, o envio e o recebimento são em via única, vantagem é que oferece um portfólio ampliado, sua conta pode ser em várias moedas etc.

Opção 3. *** IB + Remessa Online. Era o que estava fazendo, vantagem é ter um spread baixo e um bom portfólio, mas os depósitos e retiradas são chatos de fazer as vezes e em via única: banco > clearing > IB > clearing > banco.

Opção 4. **** IB + corretora “nacional” sem nenhum serviço. Vamos só juntar a opção 1 e 3 e somar a pontuação das duas. As vantagens e desvantagens seguem as mesmas. A diferença é que agora você limita a IB para aqueles investimentos que não dá pra fazer só via NYSE/NASDAQ.

Opção 5. ***** IB + Avenue. Para mim foi o melhor. Pois é uma corretora “nacional” que me permite duas coisas importantes, uma é fazer o trânsito até a IB por um adicional de US$25 e, quando o dinheiro volta, por US$10, volta em dólar. Ou seja, sem conversão cambial ainda, posso aproveitar para reinvestir ou só jogar na conta banking e usar no cartão.

Quando vale a pena? É só fazer a conta. A Avenue tem um spread padrão de 2,0%, mas dependendo do volume em custódia, chega a 1,6%. Vamos dizer que na média dê 1,8%. Ok, mas agora já não precisam ser 1,8% pra ir + 1,8% pra voltar + IR sobre variação cambial. Para fazer as remessas, igualmente, posso fazer por TED ou PIX e depois mandar para IB, só cadastrar sua conta lá e pedir a retirada. Tem várias contas possíveis, mas onde você tem benefício:

Custo da via única conta > clearing > IB > clearing > conta
custo da remessa vai ser 0,2% mais caro, adicione 25 dólares pra depósito e 10 dólares pra retirada na IB
economia: efeito caixa de 15% sobre variação cambial, reinvestindo no portfólio da Avenue ou possibilidade de jogar no banking e usar no cartão. Facilidade de movimentação, sem necessidade de terceiros.

Tinha até feito uma conta meio tosca, pois é num valor muito alto, só para entender a dinâmica de comprar London Gold vs ouro físico na B3. Dá pra comprar via CFD fracionado, mas quis fazer valor cheio pra comparar de fato. London Gold, ou XAUUSD, provavelmente é o ativo mais seguro do mundo.

Fazendo a um câmbio de 5,00.

250 onças a 1650 sairiam:
US$ 412.500
Para o dinheiro chegar na IB e futuramente voltar
-US$ 8.816
Depois uma corretagem de 2,0% da LBMA
-US$ 8.250
E custos de armazenagem durante 10 anos, digamos que o preço permaneça igual
-US$ 4.125
Nova corretagem na venda
-US$ 8.250
Então, para as 250 onças, gastei um total de:
US$ 441.941
Em termos percentuais, gasto em 10 anos de investimento, nenhum rendimento:
7,1%

Agora na B3, vou dolarizar e fazer a mesma conta, com o câmbio que falei:
US$ 412.500
Custo de envio para corretora
US$ 0
Corretagem, estimativa
US$ 150
Custos de armazenagem durante 10 anos, pra facilitar, mesmo preço em dólar:
-R$ 63.197
IR sobre variação cambial refletida na cotação do ouro em 10 anos, diff. de inflação 1,5%
-US$ 9.933
Corretagem
US$ 150
Então, para 250 onças, antecipando todas as despesas, total na B3 de
US$ 485.931
Em termos percentuais, gasto em 10 anos de investimento, nenhum rendimento:
17,8%

Só o fato de não precisar repatriar o dinheiro, me custou 7,1% contra 17,1% na B3. Outro ponto, é que mesmo se eu quisesse repatriar, o custo ainda é bem mais baixo, dado os custos de armazenagem inferiores. É isso, tem o CFD que dá pra comprar isso na fração, mas ainda preciso estudar o ativo para entender se a dinâmica é a mesma, queria entender na raiz primeiro.

9 curtidas

Do meu ponto de vista, o maior risco é o desleixo fiscal causar um downgrading. Todas as agências e organismos internacionais estão sempre se referindo a questão fiscal via reformas e teto de gastos. O que é contrário à agenda do PT. No caso de downgrading, o risco país pode cair de Ba2, o aumento do risco país reflete quase exponencialmente no custo do capital, uma simples queda Ba2 para Ba3, aumentaria em 20% nosso custo, para uns 3%, um pequeno passo a mais para o abismo, em B1, o custo aumenta mais 30% e chega a quase 4%. Isso teria como resultado diminuir abruptamente o investimento estrangeiro e haveria fulga de capitais, então o USDBRL acabaria absorvendo a pancada, o banco central subiria os juros até 20% mais ou menos. Voltamos a 1999, basicamente.

Então quem sobrevive é quem ainda pode captar em dólar e de preferência repassar os custos facilmente. Com certeza, o agro se encaixa nessa categoria, não é a toa que deu certo nos últimos 50 anos e deve continuar a crescer, a despeito de quem governe e como governe. Não acho que vão tocar nas exportações, como fez o Fernandez, mas não é de se descartar. A Argentina vende soja e milho a preço de banana, porque lá tem imposto sobre exportação. O trigo foi proibido de exportar. Controle de preços (tentativa).

9 curtidas

Baita análise.

Na argentina quem exporta agrícolas possui uma taxa de câmbio específica. Algo inimaginável para nós.

Vou manter meu dinheiro no Brasil em ações de empresas de commodities. Já vendi abev3, fleury3 e mdia3.

Empresas de construção e energia estou avaliando se mantenho na carteira. Em princípio, vou deixá-las.

3 curtidas

Muito obrigado, Fouquet! Mais uma postagem sua para emoldurar e pendurar na parede👏

3 curtidas

Ouro testando suporte lá fora. Preços próximos aos níveis pré-pandemia.
Difícil acertar o time exato. Mas estou muito de olho nessa combinação de queda do dólar e do ouro no curto prazo.

5 curtidas

Só um detalhe. Como proteção, dentro de uma carteira balanceada.

2 curtidas

C - GOLD11 - R$8,86

3 curtidas

Sabe dizer se existe alguma corretora nos EUA com cartão de débito pre-pago, em que eu poderia, por exemplo, vender prte das acoes, carregar o cartão com dolares e usar ele para gastos numa viagem internacional?

2 curtidas