Avisos de Compra e Venda - 3ª parte (parte 1)

É um múltiplo. Tanto faz a moeda.

Ótima contribuição. Obg

1 curtida

Conforme prometi uns meses atrás: “vou postar uma receita de sardinha frita quando o ibov voltar aos niveis que estava pré-pandemia” :sweat_smile:
Ingredientes da Sardinha frita

• 1 quilo de sardinha limpas e sem cabeças

• 1 cabeça de alho

• Limão e sal a gosto

• Fubá para empanar

• Óleo para fritar.

1. Tempere as sardinhas frescas com sal, limão e alho.
  2. Deixe as sardinhas descansarem por uma hora.

3. Pegue os peixes e passe no fubá, cobrindo todo o peixe.

4. Após empanar todos, frite-os em óleo quente.

Serviu de aprendizado. quem não desistiu não desiste nunca mais da bolsa…

19 curtidas

Boa.
Em 19 anos esta é minha terceira incursão à bolsa. Nas outras duas eu desisti por muito menos. Neste ano, mesmo usando uma estratégia besta - de não ter vendido na queda de março e ficar esperando um repique de baixa por meses antes de voltar a aportar - estou terminando o ano no positivo faltando só um cabelésimo para atingir o CDI.
Chegarei ao ano que vem uma sardinha um pouco mais esperta.

Ps.: Farei esta receita irá pra ceia de natal, pra não esquecer…

7 curtidas

Mas voltando ao tópico, ontem comprei:

BCFF11 (Pra balancear a carteira de FII)
SAPR4

4 curtidas

ano que vem você só vai ser sardinha assada hahahaha

Com certeza! Rssss…
Quero ver como me comportarei com o mercada em queda por vários meses, anos. Por esta experiência eu nunca passei.

Mais um indicador de que o mercado se antecipou à eventual retomada da economia e retorno dos lucros aos patamares pré-Covid. Não entendo que o gráfico esteja distorcido… O que “distorceram” foram os lucros nos últimos doze meses. Ainda assim, não foi uma distorção na minha visão, foi um impacto real dos efeitos da pandemia sobre a economia e as empresas. O gráfico só reflete esse impacto nos lucros.

Se a economia voltará tão rápido aos patamares anteriores e ainda apontar continuidade do crescimento, ninguém sabe. São só projeções. O mercado já se antecipou… Resta saber se a expectativa se confirma. :+1:

1 curtida

Acho q ele usou o termo distorcido neste sentido mesmo. Os lucros e preços retornaram aos valores pre-pandemia, porém tivemos alguns trimestres ruins que derrubam o lucro 12 meses.

1 curtida

Com ressalvas para as empresas sazonais, acho que anualizar os resultados do 3T20 e 4T20 trazem o P/L mais próximo do real. Empresas mais afetadas pela pandemia e com tendência a ter uma recuperação mais lenta ficarão mais evidentes, assim como as empresas que não sentiram a crise e conseguiram aumentar lucros.

1 curtida

Verdade… Entendi o ponto de vista e a contribuição do colega. Os preços praticamente voltaram ao patamar pré-pandemia, os lucros anuais ainda não. Só quis trazer esse esclarecimento para não ficar parecendo que o gráfico não tem validade. :+1:

É muito mais dificil…

Quem acha que está pronto por causa de 2020, nao está, 2020 foi café com leite…

8 curtidas

Sim. Ha alguns anos o ibov derreteu lentamente ao longo de 5 anos. Acho q a única vantagem é que deve alegrar nos aportes mensais: vc sempre diminui PM

3 curtidas

Todo fim de ano pede uma boa retrospectiva. Fui lá no tópico fechado resgatar a minha:

Fiz ótimas compras de março pra cá, minha carteira já tá no positivo de novo e me sinto recompensado por ter pensado com a cabeça e não com o fígado.

Mas agora, com o benefício de olhar pelo retrovisor, se eu tivesse um capacitor de fluxo para voltar no tempo, eu certamente diria a mim mesmo: dobre a mão, sem dó.

9 curtidas

Quais ações vocês estão namorando no momento? As minhas:

ATIVO VARIAÇÃO NO DIA PREÇO TETO
Cotação % R$ Dif. (%)
SBSP3 44,42 -0,40% 44,50 -0,18%
CSAN3 73,83 -0,26% 70,00 5,47%
SLCE3 26,68 -0,71% 25,00 6,72%
SAPR4 5,14 0,00% 4,81 6,86%
LCAM3 26,76 -0,30% 25,00 7,04%
EQTL3 22,53 -0,66% 21,00 7,29%
VIVT3 45,60 -0,70% 42,50 7,29%
NEOE3 17,44 0,75% 16,02 8,86%
PARD3 22,72 -0,39% 20,75 9,49%
TEND3 30,78 -0,19% 28,00 9,93%
5 curtidas

Sabesp!

1 curtida

Como assim, poderia explicar melhor?!

Já tive algumas ações no passado distante. Já nem me lembro como foi.
Mesmo antes da pandemia tinha ouvido o chamado da renda variável, principalmente ações.
Moramos só eu e a patroa. Ela ficou em pânico com a pandemia, então fiquei muito em casa com ela.
Aproveitei para estudar renda variável. Li boa parte dos clássicos, uns 15 livros distintos ou mais.

Voltando à pergunta do tópico.
Vou voltar a investir a partir de janeiro/2021.
Ações hoje eu iria de SAPR4 ou NEOE3 dependendo do ponto de entrada.

Quando comecei a estudar renda variável não pensava em investir em FIIs, mas estudando, lendo os posts dos colegas foristas e vendo a tendência do momento acabei achando que FIIs também podem ser uma opção.

Hoje poderia comprar TGAR ou algum de logística.

5 curtidas

concordo… lembro de que por muito tempo fui colocando dinheiro na bolsa e o aporte sumindo… parecia um ralo de dinheiro… se eu não tivesse confiança (ou teimosia) de que o Brasil teria jeito acho que teria migrado tudo pra RF…

O pior é que um monte de gente olhando em retrospectiva fica falando coisas como “como queria ter começado a investir ali, dava pra comprar BBAS3 por 13 reais” ou “se tivesse visto que PETR4 estava a 7 reais teria comprado de baciada”. Na época parecia que nada aqui tinha futuro.

5 curtidas

É muito fácil julgar depois que algo ocorreu. Lembro quando a bolsa tava em 65 e eu pensei: “se bater 60 eu compro tudo q tenho guardado”. Pouco tempo depois ela subiu pra 70 e eu pensei: ta mto caro (sendo q eu tinha comprado nos 80, 100 e 120 pouco tempo antes). Ha alguns meses, durante as eleições dos EUA eu decidi esperar a bolsa cair abaixo dos 90 pois estava muito caro.

2 curtidas