É um múltiplo. Tanto faz a moeda.
Ótima contribuição. Obg
Conforme prometi uns meses atrás: “vou postar uma receita de sardinha frita quando o ibov voltar aos niveis que estava pré-pandemia”
Ingredientes da Sardinha frita
-
1 quilo de sardinha limpas e sem cabeças
-
1 cabeça de alho
-
Limão e sal a gosto
-
Fubá para empanar
-
Óleo para fritar.
- Tempere as sardinhas frescas com sal, limão e alho.
-
Deixe as sardinhas descansarem por uma hora.
-
Pegue os peixes e passe no fubá, cobrindo todo o peixe.
-
Após empanar todos, frite-os em óleo quente.
Serviu de aprendizado. quem não desistiu não desiste nunca mais da bolsa…
Boa.
Em 19 anos esta é minha terceira incursão à bolsa. Nas outras duas eu desisti por muito menos. Neste ano, mesmo usando uma estratégia besta - de não ter vendido na queda de março e ficar esperando um repique de baixa por meses antes de voltar a aportar - estou terminando o ano no positivo faltando só um cabelésimo para atingir o CDI.
Chegarei ao ano que vem uma sardinha um pouco mais esperta.
Ps.: Farei esta receita irá pra ceia de natal, pra não esquecer…
Mas voltando ao tópico, ontem comprei:
BCFF11 (Pra balancear a carteira de FII)
SAPR4
ano que vem você só vai ser sardinha assada hahahaha
Com certeza! Rssss…
Quero ver como me comportarei com o mercada em queda por vários meses, anos. Por esta experiência eu nunca passei.
Mais um indicador de que o mercado se antecipou à eventual retomada da economia e retorno dos lucros aos patamares pré-Covid. Não entendo que o gráfico esteja distorcido… O que “distorceram” foram os lucros nos últimos doze meses. Ainda assim, não foi uma distorção na minha visão, foi um impacto real dos efeitos da pandemia sobre a economia e as empresas. O gráfico só reflete esse impacto nos lucros.
Se a economia voltará tão rápido aos patamares anteriores e ainda apontar continuidade do crescimento, ninguém sabe. São só projeções. O mercado já se antecipou… Resta saber se a expectativa se confirma.
Acho q ele usou o termo distorcido neste sentido mesmo. Os lucros e preços retornaram aos valores pre-pandemia, porém tivemos alguns trimestres ruins que derrubam o lucro 12 meses.
Com ressalvas para as empresas sazonais, acho que anualizar os resultados do 3T20 e 4T20 trazem o P/L mais próximo do real. Empresas mais afetadas pela pandemia e com tendência a ter uma recuperação mais lenta ficarão mais evidentes, assim como as empresas que não sentiram a crise e conseguiram aumentar lucros.
Verdade… Entendi o ponto de vista e a contribuição do colega. Os preços praticamente voltaram ao patamar pré-pandemia, os lucros anuais ainda não. Só quis trazer esse esclarecimento para não ficar parecendo que o gráfico não tem validade.
É muito mais dificil…
Quem acha que está pronto por causa de 2020, nao está, 2020 foi café com leite…
Sim. Ha alguns anos o ibov derreteu lentamente ao longo de 5 anos. Acho q a única vantagem é que deve alegrar nos aportes mensais: vc sempre diminui PM
Todo fim de ano pede uma boa retrospectiva. Fui lá no tópico fechado resgatar a minha:
Fiz ótimas compras de março pra cá, minha carteira já tá no positivo de novo e me sinto recompensado por ter pensado com a cabeça e não com o fígado.
Mas agora, com o benefício de olhar pelo retrovisor, se eu tivesse um capacitor de fluxo para voltar no tempo, eu certamente diria a mim mesmo: dobre a mão, sem dó.
Quais ações vocês estão namorando no momento? As minhas:
ATIVO | VARIAÇÃO NO DIA | PREÇO TETO | ||
---|---|---|---|---|
Cotação | % | R$ | Dif. (%) | |
SBSP3 | 44,42 | -0,40% | 44,50 | -0,18% |
CSAN3 | 73,83 | -0,26% | 70,00 | 5,47% |
SLCE3 | 26,68 | -0,71% | 25,00 | 6,72% |
SAPR4 | 5,14 | 0,00% | 4,81 | 6,86% |
LCAM3 | 26,76 | -0,30% | 25,00 | 7,04% |
EQTL3 | 22,53 | -0,66% | 21,00 | 7,29% |
VIVT3 | 45,60 | -0,70% | 42,50 | 7,29% |
NEOE3 | 17,44 | 0,75% | 16,02 | 8,86% |
PARD3 | 22,72 | -0,39% | 20,75 | 9,49% |
TEND3 | 30,78 | -0,19% | 28,00 | 9,93% |
Sabesp!
Como assim, poderia explicar melhor?!
Já tive algumas ações no passado distante. Já nem me lembro como foi.
Mesmo antes da pandemia tinha ouvido o chamado da renda variável, principalmente ações.
Moramos só eu e a patroa. Ela ficou em pânico com a pandemia, então fiquei muito em casa com ela.
Aproveitei para estudar renda variável. Li boa parte dos clássicos, uns 15 livros distintos ou mais.
Voltando à pergunta do tópico.
Vou voltar a investir a partir de janeiro/2021.
Ações hoje eu iria de SAPR4 ou NEOE3 dependendo do ponto de entrada.
Quando comecei a estudar renda variável não pensava em investir em FIIs, mas estudando, lendo os posts dos colegas foristas e vendo a tendência do momento acabei achando que FIIs também podem ser uma opção.
Hoje poderia comprar TGAR ou algum de logística.
concordo… lembro de que por muito tempo fui colocando dinheiro na bolsa e o aporte sumindo… parecia um ralo de dinheiro… se eu não tivesse confiança (ou teimosia) de que o Brasil teria jeito acho que teria migrado tudo pra RF…
O pior é que um monte de gente olhando em retrospectiva fica falando coisas como “como queria ter começado a investir ali, dava pra comprar BBAS3 por 13 reais” ou “se tivesse visto que PETR4 estava a 7 reais teria comprado de baciada”. Na época parecia que nada aqui tinha futuro.
É muito fácil julgar depois que algo ocorreu. Lembro quando a bolsa tava em 65 e eu pensei: “se bater 60 eu compro tudo q tenho guardado”. Pouco tempo depois ela subiu pra 70 e eu pensei: ta mto caro (sendo q eu tinha comprado nos 80, 100 e 120 pouco tempo antes). Ha alguns meses, durante as eleições dos EUA eu decidi esperar a bolsa cair abaixo dos 90 pois estava muito caro.