V - PSSA3
E eu com 20 ações achando muito kkkkkk
É nada quanto menos ação, mais risco e mais probalidade de perder as que terão seu valor multiplicado por 100 no longo prazo, pelo menos é assim que penso, por não ter o dom de descobrir quais serao essas hundred Baggers, mas uma coisa e certa reduz o risco.
Mas e pra comprar isso td faz como? Fracionado?
Sim, mas vc não precisa comprar de uma vez, pode comprar aos poucos, com aportes mensais nas mais descontadas, ou guardar uma reserva de oportunidade e aproveitar as curvas de alta, comprando todas de uma vez.
Pulverizando assim não seria mais prático comprar índice?
Tenho por volta de 20 ações na carteira e não consigo acompanhar todas.
Todas as empresas dessa lista tem pelo menos 90% de lucro em todo o histórico e pelo menos 10 anos de balanços auditados, no ETF vc leva um monte empresa com prejuizo e ainda em pesos desiguais, sem contar que vc não é socio das empresas e sim parte de um fundo que se quebrar ele ou a instituição leva todo mundo junto.
Para acompanhar as empresas na minha visão só olhar lucro que é o resultado de tudo, que deve ser crescente e constante, e lucro anual esta de bom tamanho, ainda assim existe o risco de sair de empresas boas e perder uma hundred bagger.
Li no livro O jeito Peter Lynch de investir que o Peter Lynch e sua equipe chegou a administrar um carteira de uns 1400 ativos. Minha carteira, em dinheiro, é bem pequena e eu já tenho mais de 20 ações e uns 6 fundos imobiliários. Acho que mais importante que a quantidade é a qualidade da carteira.
Acho que de umas 3 para cima tudo é válido, desde que sempre procurando melhorar a carteira.
C - VALE3
Rapaizzz é muito pra mim. Particularmente, prefiro concentrar. Mas isso é muito pessoal. E sinceramente, para os mais novos, posso afirmar que isso por si só (concentrar ou pulverizar) não quer dizer nada. Sigam a estratégia que lhes deixam psicologicamente centrados e tranquilos no longo prazo, comprando bons ativos, isso, sim, faz muita diferença.
E eu aqui com minhas 15 ações querendo enxugar pra 10 kkkk
Não tem problema em pulverizar. Só fico curioso como acompanhar tanta empresa e se tem alguém confiável para fazer as declarações do IRPF. Na minha modesta opinião não faz sentido tanto ativo assim, olharia com lupa se o retorno médio da carteira bate os principais índices de mercado. Temos um número limitado de opções de ETFs por aqui, mas nem tudo se resume a BOVA11.
Mesmo que o outro colega acerte uma 100 bagger na lista, tendo 100 ativos ele vai passar de 1% para 10% na carteira.
Já acertei uma vez uma bagger , ha 8 anos ±, tinha mais de 20 ativos na carteira e me decepcionei com o retorno obtido , justamente por ter pouco dinheiro nela… até hoje fico pensando “e se eu tivesse concentrado em vez de ter pulverizado”… apesar de que dificilmente teria acertado se tivesse concentrado kkk
E se tivesse se concentrado nas piores?
Acho difícil concentrar nas piores tendo todo a acesso a informação que temos hoje … de lá pra cá eu levei fumo em duas ( IRBR e COGN ), mas ambos comprei na época que tinha mais de 20 ativos , então , qnd veio o fumo a perda foi pequena
Pessoal cada um tem o que acha que deve ter em sua carteira, desde que sejam boas empresas, o que não é discutivel é que mais ativos, menor o risco e nao necessariamente o retorno. Cuidado com a ganância.
Com certeza em RV a melhor escolha e aquela que vc vai aguentar passar por uma queda de 70% que demora 10 anos para retomar o topo anterior. Ou por uma americanas, cielo, cvc, irbr, eternite e tantas outras tranquilo O psicologico em RV é o principal.
Essa discussão é boa. Particularmente eu entendo que devemos ter no máximo 10-15 ações. Um colega acima comentou que uma empresa explodiu e a posição dele era pequena, sim. Esse é o ponto. Isso é positivo e negativo, se uma empresa quebrar o cara perde pouco, mas se explodir, ganha pouco também, a depender da quantidade investida.
Acredito, desde quando comecei investir, que a diversificação não pode ser elevada ao extremo como é na sua carteira com diversos ativos.
Tenho um concentração em três empresas brasileiras (WEG, VALE e SLC) e o resto diversificado em 10± ações.
Nos EUA é a mesma coisa (APPLE, TPL e MICROSOFT) e o resto diversificado em 8+_empresas.
Diversificar muito a carteira acaba por tornar ela um índice, e sabemos que índices quase nunca superam a renda fixa…
Risco X Retorno X Prejuizo
O unico almoço gratis do mercado a diversificação.
Mas cada um sabe o risco que toma.