Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Pra mim, flipar era isso mesmo que o @meus_investimentos falou

Gosto da empresa, especialmente da Elektro. Mas o problema do IPO é que a empresa sempre sai a um preço caro. A demanda neste deve ser alta, então deve vir na faixa de preço lá na parte de cima.

Foi só eu tirar uns dias de férias que o Ibov foi a 100k. Vou passear mais, então.

1 curtida

Eu acho que os 2 falaram a msm coisa, um com a ótica do comprador e o outro com a ótica do vendedor. Agrega os 2 e o cenário fica completo, hehehe. Mas concordo que ficou mais difícil de entender com a explicação do 1o colega

1 curtida

Particularmente estou comprando HGRU11 abaixo de R$ 107, me parece um caso que compensa o risco e acredito que a gestão deve vir com novas emissões num futuro próximo. Se não vierem emissões o contrato ainda tem praticamente 10 anos de duração. Outro FII que pode trazer bons ganhos seria o ALZR11, esperar para ver as alocações pós emissão, mas o mercado já mostrou que a cota pode passar dos R$ 110 sem muita dificuldade.

1 curtida

Então este é um ponto interessante para debater. O que nós temos hoje é a bolsa em 100 mil pontos, e isso com certeza que vai diminuindo a margem de segurança se comparamos com os 80k de meses atrás.

Eu estou 100% posicionado em ações, já tem um tempo, e acredito que essa foi a melhor estratégia. visando os próximos meses temos a proposta da reforma da Previdência, que se for aprovada deve alavancar a bolsa. então acho viável pensar no Ibov em torno de 120.000 pontos até o final do ano. Isso logicamente se a reforma for aprovada, e uma reforma de verdade. o que temos hoje no país é mais um travamento dos investimentos por conta deste compasso de espera dos investidores. Com a aprovação da reforma acredito que isso vai ser destravado e o Brasil vai ter tudo para deslanchar e voltar a crescer. Some a isso que o governo já sinalizou com novas reformas na sequência como a reforma tributária, que é essencial para destravar a economia. com tudo isso sigo otimista na bolsa. Mas realmente para novos aportes ou para início de posições tem ficado cada vez mais escasso novos investimentos. ainda vejo empresas boas mas não a preços muito baratos, e sim preços razoáveis. Então para quem ainda não está posicionado vejo alguma margem razoável de segurança para se posicionar.

Recentemente consegui fazer boas compras em Mall e Suzb. E ainda tem ativos a bons preços para início de posição, como Ggbr3, Enbr3, Ugpa e Guar3. Em Fiis está cada vez mais raro bons ativos a preços ótimos. Mas ainda vejo Ggrc, Fiib, Maxr e Jsre atrativos, mesmo com suas altas. Cabe lembrar que o viés da selic para LP é de baixa. Mesmo com 6,5% de taxa ainda temos um valor muito elevado comparando com países decentes. Com as reformas, seria natural uma selic próximo de 4%, o que tende a impulsionar ainda mais os Fiis.

Obs: testando no celular um app do google que converte voz para texto, por isso relevem eventuais erros de concordância rs. Por sinal, bem prático, vou começar a usar mais.

17 curtidas

Mas qual o problema de uma ação esta no seu topo histórico ATUAL ? o Fato dela esta no seu topo histórico não significa, necessariamente, que ela esta cara.

Um ex.: seria a ENBR3, discutida pelos colegas acima. O preço alvo dela é de por volta de R$ 40 reais. O fato dela esta sendo negociada por R$ 19,00. Tem muito o que valorizar ainda. Qse dobrar a cotação. Não vejo isso como cara e nem sem espaço ou margem de segurança para comprar. Ainda tem boas ações no mercado com um bom preço de entrada.

Outra coisa tb, o fato do IBOV esta nos 100 mil pontos não quer dizer nada, não quer dizer que ele esta caro. Olha o grafico abaixo do IBOV cotado em Dolar. Olha o valor dele em 2010 e olha o valor atual dele. ainda esta longe de atingir o topo de 2010.

5 curtidas

Eu acrescentaria três pontos.

A) Se o Brasil quiser sair da lama que está, terá que fazer as reformas de qualquer jeito, mesmo que seja por etapas etc (como aconteceu com o FHC e o Lula não deu continuidade). Se não, é só questão de tempo para sermos uma Argentina com um cruzeiro na Grécia e pit stop na Venezuela.

B) Juros - acredito que o Selic possa cair mais, pois juros altos travam qualquer economia. Mas usaria como parâmetro a Taxa Prime dos EUA que está em 5.5% (que é a Selic deles la). Outro detalhe é que o FED vem sinalizando algum tempo a aumentar o juros deles (mas só ficam em cima do muro - eu tenho a percepção que pode ser devido aos bonds do setor privado, pois muitas empresas estão endividadas por lá, inclusive, a próxima crise que esta sendo cogitada é devido aos bonds do setor privado, que estão no mesmo caminho do crédito subprime). Portanto, isso pode ter algum impacto nos juros aqui, pois o governo aqui vive rolando a dívida pública e os mega investidores preferem os juros americanos.

C) Topos históricos são falácias do mercado. O livro Investidor Inteligente fala sobre isso, pois não é possível prever isso com clareza. Outro detalhe é que você está olhando para o lugar errado. Tem que olhar para a economia, as reformas, as perspectivas, as empresas, o mercado etc, pois é isso que vai dizer que estamos em um topo com destino ao fundo ou se seguiremos em frente. Em 2000 (crise das ponto com), 2008 (crise do subprime), 2015/2016 (crise política no Brasil), quem ficou olhando o gráfico perdeu muito dinheiro, já quem olhou o cenário fora da bolsa se posicionou. Em relação aos preços (ações e fiis), acredito que muitos já estão precificados com projeção de aprovação da reforma etc ou até um prêmio de risco a mais (pois o mercado ja antecipa os movimentos - Jeremy Siegel fala sobre isso). Minha sugestão aqui seria acompanhar o governo, pois com a aprovação das reformas na Câmara ja será uma sinalização para o mercado (a começar com a previdência). No caso de investir em ações e fiis, eu estudaria mais a fundo o ativo em questão para evitar de pagar um preço mais caro (prêmio de risco). Junho, julho e agosto vou estar investindo mais em FIIs e renda fixa. Estou jogando ações para agosto em diante.

10 curtidas

Tomei como base países bem estruturados da AL. O Chile por exemplo tem uma taxa de 2,5%, e o Peru de 2,75%.

Sobre os EUA, a taxa que dita o rumo é a do Fed, que está em 2,5%.

Eu tb gosto de usar a taxa de juros reais para comparar. Ou seja, a taxa de juros nominais subtraído pela inflação. Neste caso, temos:

5 curtidas

vale á pena comprar prata pura por 6,39 grama??

Não me atenho a isso , " topo histórico ". Acho que o valor a ser alcançado pelo ativo vai depender dessa sequência; empresa com governança excelente/ economia global em crescimento/ economia interna bombando ( caso do Brasil que está prestes a dar um salto , se Deus quiser ). Imagina um acordo EUA/China, todas nossas reformas efetuadas até o final do ano , corte da Selic, investimento estrangeiro voltando ao topo histórico ( olha ele aí de novo …que com certeza vai passar desde topo kkkkk) Aí com certeza vamos olhar para trás daqui uns 2/3 anos e ver todos os topos históricos rompidos. E como disse um forista aqui , vamos dar risada dos valores dos ativos e lembrar com o ficávamos questionando valores de entrada por míseros centavos !!!
Otimismo 100%%%%%%
Se voltar lá.nos 95k de um.amigo ai compro mais ainda.

7 curtidas

Exato, a taxa lá está 2,5% (a básica deles), eu citei a prime, pois é a mais utilizada lá pelo mercado em geral (como a nossa Selic). Eles tem uma regulamentação nos EUA que a Taxa Prime = Taxa do FED + 3%. Eu costumo acompanhar por aqui.

2 curtidas

JHSF3, LOGG3 também estão bons pra compra

1 curtida

Vou completar meu lote de guar3 amanhã se entrar volume, se e somente se

2 curtidas

Quais outras ações estão baratas?

Exato Neilson. Um ponto central é analisar os fundamentos da empresa, perspectivas etc (principalmente, se esta levando para o médio ou longo prazo). Vide gráficos abaixo (Berkshire e General Eletric).

3 curtidas

Verdade, esqueci de citar tb LOGG.
Já JHSF não acho que está em um bom pto de compra. Tem de ter cuidado ao analisar os números dela, pois são inflados - veja aqui.

Cadu, qual seu ponto de vista a respeito das perspectivas futuras da wizs3?

1 curtida

Além das já citadas pelo pessoal. Da uma olhada na FESA4. Continua com um preço muito bom para LP. Ela tinha subido bem, mas devolveu boa parte do ganho. A FLRY3 tb, devolveu todo o lucro por conta do resultado Flat, mas para LP, por conta na maturação das novas lojas, ela continua atrativa.

6 curtidas

Comentei há pouco tempo atrás - veja aqui.

Neste patamar de preço não acho muito atrativa.