Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

ele está certo quando repete a seguinte frase: “não sei”, só nisso kkkkk já começou falando bobagem dizendo que é ruim baixar os juros…ora, quanto menor o patamar dos juros, mais fácil o crédito e mais forçadas são as empresas a investir e crescer, ao invés de viver de resultado financeiro. Depois ele comenta que não sabe se tá alto ou baixo, e que não sabe qual o valor certo, e mais um monte de não sei kkkk, aí concordo com ele, ele não sabe mesmo…

2 curtidas

A resposta mesmo é que ninguém sabe. As mentes mais brilhantes do Brasil passaram quase que o último século inteiro criando nomes e artifícios de política monetária que só resultaram em catástrofes. Acabar com o Banco Central soa bastante com esse tipo de “idéias”. Pelo que sei (e de que se tem notícia), uma das épocas de mais estabilidade para a moeda no Brasil foi o reinado de Dom Pedro II, que não era um gênio, mas um sábio.

Agora dentro dessa teoria neoclássica que ele está citando, é bom lembrar que a taxa de juros natural é uma consequência e uma causa de diversos fatores, que também podem (e são) influenciados pelo governo. Se a taxa de juros do mercado é menor do que a taxa de juros natural, a consequência é que o investimento é maior do que a poupança.

Ou a inflação (que ele falou muito bem dizendo da diferença entre o índice de preços e o rendimento nominal do trabalhador), tanto pode ser resultado da expansão do crédito, mas também do aumento da despesa pública. A inflação influenciando diretamente a taxa natural de juros, também é inversamente influenciada por esta. O que leva a conclusão de que a contenção dos gastos públicos reduz a taxa natural de juros.

Agora concordo também com tudo o que ele falou, o inverso de tudo isso vai acontecer, pois economia não é um jogo que se vai lá e se ganha, é o governo jogando xadrez eternamente contra um computador invencível.

6 curtidas

Venda de 50 RADL3 por 85,15 - Aguardando bater 90 para liquidar posição.
PM: 65,15

Aguardando subida de GRND para fechamento de posição.
No radar RLOG e MOVI3.
Acham que GUAR3 ainda está descontada ou já deu uma esticada?

1 curtida

Qnd a GUAR começou a ser indicada aqui no fórum ela estava sendo negociada a 18 reais … só que por conta do balanço, sangria do mês de maio etc , ela acabou caindo ainda mais e chegando aos 14…

Então, penso eu que quem pegou nos 14 só pegou com um desconto ainda maior, pois nos 18 ela já estava com um bom desconto. Assim, como ela tá nos 19 agora, ela não subiu muito tendo os 18 como parâmetro. Mas ela tem muito a valorizar ainda

Problema eh q das últimas vezes q ela chegou nos 20 ela devolveu td, então eu aguardaria o balanço pra me posicionar nela

1 curtida

saiu de GRND quando?

Comecei a vender após o resultado do 4T 18

4 curtidas

Estudei alguns gráficos ontem ;
Guar3 por enquanto continua com força compradora apesar de ter diminuído um pouco quando se aproximou dos 19,90. Vamos aguardar o balanço !
Tupy3 pode ir buscar os 17,60/17,80 apesar da força vendedora ter diminuído ainda se encontra em correção. Vou deixar ordens fracionadas para 1 semana entre 17,60/,17,90.
Ugpa3 consolidando nessa faixa de 19,30/21,00 , pode ser um bom momento para quem não entrou ainda deixar as ordens lá próximo ao suporte
Enbr3 com força compradora crescente podendo bater nos 21/21,50 esta semana… ordens entre 19,25/19,50 fracionadas e deixar um capital guardado para se houver alguma correção mais forte p que acho dificil , empresa muito Top!!

10 curtidas

Ggbr4 ainda com tendência de baixa , mas perdendo força vendedora , ordens fracionadas entre 13,20/13,60 e aguardar o resultado .
Itsa4 perdeu a tendência de alta no curto( curtíssimo) prazo ( todos os bancos) e está dando excelentes oportunidades de entrada. Força vendedora ainda forte mas nao pode dar bobeira com essa excelente empresa … Ordens fracionadas entre 11,80/12,20.
Vale3 força vendedora ainda forte , e deve corrigir ainda mais. Ordens entre 45,50/46,50.
Evidente que as notícias influenciam muito nas cotações dos ativos , então se Trump ,Powell, Maia , o Congresso e a China fizerem pronunciamentos durante a semana tudo muda.
Boa sorte a todos nas compras

6 curtidas

Mais tarde vou estudar petr4, enat3, sapr4, abcb4 .

2 curtidas

TUPY ainda tem um agravante…se não me engano 28% do Capital da TUPY esta na carteira do BNDS e o governo já declarou que em outubro pretende começar a se desfazer dela…se ele zerar posição, mesmo que vendendo aos poucos durante um periodo de 60/90 dias, teremos muitas oscilações pra baixo da TUPY.

6 curtidas

De certa forma ele está certo quando relaciona com o curto e longo prazo.

Juros é o preço que se paga pelo uso do capital alheio. Podemos dizer que existem dois tipos de taxas de juros no mercado: a) Taxa de Juros Natural (que ele citou) que é a taxa de juros difundida no mercado em geral (crédito dos bancos, consignado, etc). Essa taxa está sujeita a vários fatores como: nível de poupança no país, nível de inadimplência, cartelização do mercado bancário, garantia do empréstimo etc; b) Taxa de Juros Básica (Selic) que é a taxa de juros fixada e controlada pelo governo. Essa taxa também sofre influência de vários fatores como nível de endividamento do governo, rolagem da dívida pública, déficit público, etc.

O ponto central da análise é quando ocorre uma discrepância muito grande entre essas duas taxas que é o caso do Brasil. Nos EUA a Taxa Básica está em 2,25%, já a Taxa Prime está em 5,25% (3% a mais e é muito utilizada pelo mercado americano) e a Taxa de Juros Natural (ou do mercado) gira em torno de 8% a 12% ao ano por lá. Pelos valores você vê uma coerência na estrutura da taxa de juros por lá. Já no caso do Brasil a situação é muito diferente, pois uma está 6% e outra em 30%, 50%, 75, 150% e daí vai. Ou seja, aqui não existe um equilíbrio das taxas de juros, existe uma situação de desequilíbrio que é sustentada por diversos problemas (baixa poupança, cartelização bancária, inadimplência, alto consumo do governo por empréstimos etc).

Quando ele cita no título que a Taxa Selic é controle de preços, ele está certo, pois o governo brasileiro depende muito de empréstimos do setor privado para bancar os gastos públicos. Logo, pega empréstimo com taxa Selic (consumindo uma boa parte da poupança do setor privado - fator muito negativo). Os bancos usam o CDI (que é cópia da Selic) para emprestarem dinheiro entre eles. Logo, essa taxa CDI/Selic vira um custo básico para todos os bancos. Eles repassam esse custo nos empréstimos em geral. Em seguida, empresas/empresários embutem esse custo nos produtos/serviços. Portanto, a taxa CDI/Selic torna-se um preço minimo para toda a economia (se ela sobe preços sobem, se ela cai talvez preços poderão cair).

Já quando ele cita que isso é um problema para o longo prazo é porque esse rebaixamento de juros é artificial, de curto prazo e insustentável. Entre as várias atitudes que o governo esta buscando para reanimar a economia (juros baixo, liberação do FGTS, redução do compulsório etc) irá criar um aumento de consumo/demanda de forma artificial e insustentável (devido a nossa economia ter vários problemas - gargalos na infraestrutura, alto custo tributário, burocracia, legislação trabalhista atrasado etc), gerando pressão inflacionária, consequentemente aumento dos juros lá na frente (longo prazo).

Por fim, o ponto central do raciocínio é enxergar o quadro todo e não só a Taxa Selic, pois para que essa taxa se sustente no longo prazo e possa se reduzir cada vez mais se faz necessário as reformas da economia (privatização para redução dos gastos do governo, reforma previdenciária + trabalhista + tributária para destravar a economia, melhora da infraestrutura e logística, liberdade econômica, aumento de concorrência etc), pois assim a economia andará com as próprias pernas e adquirirá sustentabilidade para o longo prazo. Resumindo: o governo terá que fazer uma ação coordenada e estruturada em vários setores da economia para dar certo.

7 curtidas

Em relação a tupy e ugpa cheguei em valores próximos. Deixei as seguintes ordens na sexta!pela manhã
imagem

As demais não estudei
Abraço meu amigo e obrigado pelas dicas

4 curtidas

Sim, eles pretendem se desfazer de muitos ativos ou já estão… muitos devem ficar com as cotações travadas por um bom tempo pois tem baixa liquidez e quando o ativo subir o BNDS já começa a vender( assim estava na entrevista que eles não pretendem vender barato) , exwmplo a petr4 , eles precisam de 28 pregões para se desfazer da posição kkkkkkk.
Bom para os investidores e talvez seja por isso que o investidor estrangeiro esteja tirando dinheiro do ibovespa esperando essa venda para comprar mais barato. Realmente não sei !!!

6 curtidas

Pensando em logística e retomada da economia, qual dessas seria a melhor aposta (risco-retorno)?

LOGG3
RAIL3
JSLG3
LOGN3

2 curtidas

Eu iria de LOGG

7 curtidas

Tb iria de Logg

4 curtidas

E LUXM4, ninguém acompanha? Difícil de comprar, liquidez baixíssima, mas faz transporte hidroviário de madeira e soja no RS. Os juros para financiamento das embarcações são extremamente baixos. E a empresa ê bem gerida em termos de dívida e rentabilidade. Única pedra no sapato parece ser o caso de uma mina de chumbo no interior do NE abandonada há muito tempo que tem vários processos coletivos pesando em cima. Ainda assim, uma opção a ser consiserada em logística.

2 curtidas

Não conhecia LUXM4, LOGN atua no transporte hidroviário tb. É um tipo de transporte que o governo planeja destravar.

2 curtidas

Acredito também que as perspectivas são muito boas e a capilaridade já está aí.

Índices futuros bem negativos por enqnto … alguém sabe de alguma notícia pra ocasionar isso ?

1 curtida