Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

De acordo com a fórmula de Grahan:

Sigla enbr3 ENERGIAS BR ON
Lucro por Ação (LPA) 2,47
Valor Patrimonial por Ação (VPA) 16,34
Valor Intrínseco 30,15
Cotação Atual Ação 18,56
Margem de Segurança 38%
5 curtidas

Fórmula:

image

Modelo é bastante simples com algumas limitações:

1 - O número do Graham não inclui nenhum fator de crescimento, então não funciona bem para empresas	em crescimento.											
2 - Empresas cíclicas que estão em um período de baixa nos lucros são punidas neste cálculo.											
3 - Um ajuste melhor seria normalizar o lucros dos últimos 3 ou 5 anos.											
4 - Subestima ações de empresas com pouco ativos tangíveis indústrias como software e serviços.											

Outro ponto importante, é que este modelo utiliza o lucro, que não é o melhor valor a ser analisado para calcular o valor intrínseco da empresa.

O lucro pode ter muitas distorções, principalmente por receitas não operacionais e está sujeito a manipulações contábeis.

3 curtidas

Mas se o valor intrínseco deu 30,15, e a cotação atual está em 18,56, a margem de segurança seria de 62%, e não 38%, certo?

Eu prefiro utilizar a formula que Graham descreve no livro O investidor inteligente:

P = EPS Proj* (8,5 + (2*G)) * (4,4/AAA yield)

6 curtidas

Então, na fórmula pega a diferença entre 30,15 e 18,56 e divide por 30,15.

(30,15 - 18,56) / 30,15 = 11,59 / 30,15 = 38%

Ele faz a margem em cima da diferença…

1 curtida

Mas você é mais habilitado do que eu nessa questão… rs

1 curtida

Creio que a divisão seja pelo preço atual, no caso ia dividir pelos 18,56. Por isso daria 62%

1 curtida

Sim, mas para quem leu a fórmula e procurou adaptá-la fez com referência na diferença.
Mas existem outras fórmulas aí como a PSBe e as fórmulas do MDD e FCD… todas referencias…

1 curtida

Posso estar equivocado pois já tem um tempo que li o livro dele, mas não lembro de existir tal calculo neste. Me parece que é alguma adaptação feita por terceiros.

1 curtida

Dois cálculos que considero interessante para avaliar o preço de uma ação estão no livro do Alexandre Póvoa (Valuation - Capítulo 9), pois eles levam o crescimento em consideração.

A) P/VPA = ((Payout x ROE) x (1 + Gperp))/(Rperp - Gperp)

B) P/L = ((Payout x (1 + Gperp))/(Rperp - Gperp)

Rperp = taxa de desconto na perpetuidade

Gperp = crescimento na perpetuidade

Esse seria o cálculo simplificado. No livro tem situações que ele desmembra em três estágios (alto crescimento, crescimento moderado e perpetuidade).

Quando você faz esse cálculo e compara com o multiplo tradicional, consegue identificar discrepâncias e ver se o mercado está precificando muito caro aquela ação.

5 curtidas

Foi o que eu disse logo acima… rs

1 curtida

Eu faço algumas modificações nas formulas que tem LPA nela. Geralmente uso o ebitida em vez do LPA, justamente por conta das distorções que o LPA pode apresentar.

1 curtida

Muito bom mesmo…

Mas eu só trouxe uma fórmula bem simples… Existem, como falei antes, várias outras fórmulas que trazem um valor considerado justo para uma determinada ação…

Só que somente isto não vale numa análise completa, é preciso ir além…
Por exemplo, a fórmula do PSBe está em algum livro ? Não. Mas é válida e tem somente aqui neste maravilhoso grupo… #PENSERICO.

3 curtidas

@tygoufaynanchal

Seria interessante conhecer as variáveis desta fórmula, ponto positivo pela facilidade, não conhecia. Mas achei negativo (como há em todas), a sensibilidade a um único indicador, que no caso é o Payout.

  1. Subprecifica empresas que retém muitos lucros.
  2. É difícil ter um dado confiável de Payout, as médias históricas sempre tem muita variância e, tirando os casos onde é seguido a risca no estatuto, fica difícil fazer projeções.

Fiz um teste rápido na PSSA3 para o P/VPA, e o resultado está me dando 1,3x, pelo FCD cheguei a um resultado acima de 3x. Colocando 100% de payout, o resultado fica mais próximo.

4 curtidas

Flipagem em ALZR realizada com sucesso, R$ 99,85 :sunglasses:

2 curtidas

Qual seria o teto pra comprar?

Cheguei agora no pc, foi a 99,00 a bichinha, e o resgate que pedi ontem a noite na RIco até agora nada…Daria para comprar 1 cota a mais.

SLCE3 acredito que deva dar uma boa subida até Julho do próximo ano…ela vai se beneficiar muito da quebra na produção de milho nos EUA e a soja com baixa produtividade…fora isso o consumo de milho na China continuará alto, mesmo com o vírus que está assolando o rebanho de suínos.

1 curtida

Alguém comprando FII?

Com expectativa de queda do juros, estou querendo diminuir minha posição em RF e aumentar em FII, mas não estou vendo muitas opções atrativas no momento.

Recentemente vendi Faed11, e diminui posição em abcp11.

Comprei Mall11 (quantidade razoável para grande), Hgru11 (pequena) e Fvpq (muito pequena).

Maiores posição no momento em FII;”: Ggrc11, Mall11, Cxri11, Hgbs11

1 curtida

De maneira mais detalhada, como realizou a flipagem neste caso? Ajudaria muito se pudesse ajudar a descrever o processo.

Muito obrigado