Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

O que aconteceu com ela para cair tanto?

1 curtida

Estou querendo comprar, mas nessa desenfreada… está parecendo brfs3

1 curtida
1 curtida

Boa noite…Alguém acompanha a TRIS3?!

1 curtida

Estou analisando ela agora. Daqui a pouco vou postar um resumo no tópico dela: TRIS3 - Trisul

1 curtida

show! vlw

1 curtida

Pessoal, no fim de semana eu dei uma estudada em alguns cases e fiz uma separação de alguns papéis, tendo em vista uma série de coisas, aqui vai:

Lote A - Empresa boas, com bons resultados, bons fundamentos, excelente/bom P/L, e bom ponto para se comprar em termos de gráfico. Cada empresa com sua caracteristica, seu risco, etc… SMLS tem o problema do dividendo, WIZS o problema com a CEF, etc… Os P/Ls vão de 7 a quase 20. A QUAL3 e a MDIA3 não estão tão baratas como as outras, mas a queda é “grande” e são ótimas empresas.

SAPR4, CGRA4, PTBL3, KROT3, SSBR3, FESA4, CCRO3, ECOR3, MPLU3, TAEE11, ALUP11, WIZS3, SMLS3, ENBR3, QUAL3, MDIA3, WSON33.

Lote B - Também empresas boas, com bons fundamentos, bons preços, cujos papéis não estão esticados, ou seja, ou estão lateralizados, ou tiveram alguma queda… Os preços são muito bons ou bons, indo de P/L de 07 a 20.

EZTC3, ABCB4, VALE3, CGAS5, EQTL3, FRAS3, CARD3, SMTO3, GUAR3, VIVT4

Lote C - Empresas com resultados ótimos, bons fundamentos, algumas ótimas empresas, inclusive. Todas com P/L baixo, mas preços muito esticados graficamente falando.

ITSA3, IRBR3, UNIP6, MAGG3, BRSSR6, SULA11, PSSA3, SBSP3, CSMG3, BBAS3, MRVE3

Lote D - Empresas interessantes, algumas novatas, outras que ja foram grande e não atravessam bom momento, e assim vai. Algumas que talvez estejam no momento de compra, pois apresentam resultados interessantes, outras talvez tenham de esperar uma sinalização melhor, etc…Todas com P/L bons e não esticadas.A BRFS3 entrou pela sua grandeza…

CAML3, CRFB3, CIEL3, TUPY3, EUCA4, NATU3, HGTX3, BBSE3, TIET11, BBSE3, ROMI3, EUCA4, BRFS3

Lote E - Ótimas empresas, com preços caros, porém, que tiveram quedas boas e recentes

ARZZ3, RADL3, UGPA3, WEGE3, LINX3, FLRY3

Bem é isso…um estudo rápido sem basicamente qualquer aprofundamento. Estudo de gráfico, P/L, visualização de números no balanço. Alguns papéis poderiam até estar em outro lote, pois ficam numa linha entre um e outro.

Críticas e avaliações serão bem vindas.

11 curtidas

Muito bacana o estudo @pelicano, parabéns!

Algumas considerações:

Da primeira lista A eu tiraria PTBL3, não acho que ela está com indicadores de valor tão baratos assim. O mesmo vale p/ WSON33. As duas teriam de cair bem mais p/ tal. Colocaria elas no grupo B. Assim como ENBR3, e adicionaria EGIE3.

No grupo B adicionaria GRND3.

4 curtidas

Verdade. Esqueci a Grnd E a Egie.

Valeu, boss sugestoes

3 curtidas

Show seu estudo @pelicano.

Outros pontos de vista podem ser observados. A flry3 com p/l de 25 tem crescimento nos lucros de 40%. Ela pode ser considerada barata sob a ótica do crescimento. Lógico ela tem que manter esse crescimento. Ao contrário temos a radl3 q tem um p/l altíssimo e já não consegue crescer na mesma taxa. Sob a ótica do crescimento não podemos colocar radl3 e flry3 no mesmo balaio.
Outra forma é observar o p/l dos concorrentes. Krot3, estc3 e seer3 é um case bem interessante.
Ou seja a coisa é complexa kkkkk

2 curtidas

Parabéns… excelente iniciativa Pelicano!

2 curtidas

Minha carteira:
Ações: MPLU3, ECOR3, TAEE11, EGIE3, SNSL3, ABEV3
FIIs: GRLV11, MXRF11, KNIP11, VRTA11, GGRC11

Coloquei por ordem de maior pra menor exposição

Acredito que consegui diversificar as ações (aceito críticas), entretanto, acho que minha carteira de FIIs tá fraquinha até mesmo porque estou achando que estão caros.

Alguma sugestão pra carteira? E quanto ao preço dos FIIs, acreditam que o momento é de cautela e que seria melhor esperar por novos fundos ou uma subida da selic?

2 curtidas

Bom dia, pelicado gostei da analise com a pitada do Cadu, ficou um ótimo panorama.

1 curtida

A carteira de Fiis está boa, eu pensaria só em adicionar aí CPTS11B ou OUJP11. Mas em geral nem mexeria muito nela.

A de ações tb está boa. Eu só trocaria Snsl3 por Abcb4, senti falta de uma financeira na sua carteira. Anbev é uma empresa que embora tenha um histórico de longo prazo invejável na bolsa, eu acho ela cara, e não vejo tanto potencial de crescimento. Uma alternativa nesta mesma linha, porém mais atrativa, seria UGPA3.

1 curtida

Porram…a bombril (bobr4) está com volume monstro! Acho que vai vir coisa boa aí na DFP! Fiquem ligados!

obrigado @cadu!! CPTS11B quase comprei uma vez, OUJP11 não cheguei a olhar, vou ver agora. E valeu pela observação das ações. Ainda não tinha pensado em um financeira, bem lembrado!! Já vinha me questionando quanto a ambev, porém, como minha posição nela é a menor de toda minha carteira, estava deixando pra lá, mas agora que você achou uma boa substituta vou ajeitar.

show!! Obrigadão!! Que teus investimentos se multipliquem por 10!!

1 curtida

Olá @cadu, vc acha que a UGPA3 vale a pena mesmo com esta margem e ROE baixo dela? Pensei algumas vezes em acrescenta-la em minha carteira, mas não vejo tbm muito crescimento para ela. Posso estar errado.

Outra dúvida, gostaria de sua opinião. Até que ponto devo considerar ML e ROE para entrar em uma empresa?

Um abraço.

1 curtida

UGPA é uma empresa que por anos conseguiu crescimentos consecutivos, mas que recentemente tem patinado nos resultados, com resultados neutros. O seu principal negócio é a Ipiranga, o que está muito ligado a economia interna, com o consumo de combustíveis. Com a economia retomando o crescimento, o resultado tende a ser impulsionado também.

Some a isso que a empresa tem outros negócios na holding de menor porte, que ainda estão maturando, como é o caso da rede de farmácias.

Após o CADE negar a compra da Liquigas, a Ultrapar vai focar em investimentos no exterior. Neste pto vai depender muito da gestão deles se vão achar um bom negócio. Eu creio que sim, a gestão da empresa é muito boa.

Sobre a ML e o ROE, diria que depende de alguns fatores. Em termos gerais eu prefiro empresas com margens mais elevadas, pois isso cria uma maior gordura a ser queimada em tempos de crise ou ajustes.

Sendo mais específico, depende também do segmento da empresa. No ramo farmacêutico por exemplo, as margens são menores. Em outros como de energia as margens são maiores. Então o primeiro passo é comparar uma empresa com outras do mesmo setor, e ver como está sua margem dentro disso. Outro pto importante é ver a previsibilidade do seu fluxo de caixa, pois tem negócios como no ramo do petróleo, onde mesmo com margem elevada, de um ano para outro pode variar de +15% p/ -15%.

Já o ROE isoladamente não serve p/ muita coisa, tem sempre de ser comparado com o P/VP. Alguns negócios não demandam um imenso patrimônio p/ serem tocados, como MPLU, ao passo que outros dependem muito disso. É um indicador que isoladamente fica difícil avaliar ou traçar uma análise mais profunda sobre.

3 curtidas

ECOR3 perdeu seu suporte hoje, próxima compra em torno de 8,20.

1 curtida

CAML3 com queda forte, ficando em um bom pto p/ compra. Resultados do 4T 17 dia 24.

3 curtidas