IBOV estava muito esticado. IFR no mensal chegou a bater 80. Agora é a hora da paciência para volta a comprar.

Deixei 3 ordens em tupy3 . 17,39( já pegou)/17,29/17 19
Oujp11 deixei em 105,49 até 106. Mas acho que não volta lá.
E mais nada !!!
Podemos dividir em 3 grupos na rentabilidade de LP.
O primeiro, A CAFI e o DJI (R$) foram disparados os melhores investimentos.
Depois disso vc tem quatro embolados, sendo o IFIX o melhor deste segundo grupo, o CDI o que menos rendeu, e o SMALL e Ouro no meio.
Seguindo abaixo, no terceiro e último grupo, temos embolados IBOV, Dolar e Poupança (e o IPCA, ou seja, o ganho real do IBOV neste tempo foi quase nulo).
Vendi ezetc a 36,81. Diminui posição na metade.
Compra tupy 17,45
Isto vai ao encontro que penso.
Tenho poucas certezas na vida além da morte e impostos, e uma delas é que eu como investidor vou passar por mais ciclos de crise. A questão é quando? Todo mês eu escuto que tem algum indicador apontando que a nova crise está chegando. Um dia eu sei que ela virá, mas a questão é que estão sempre tentando antecipar, e na maioria das vezes sem sucesso. Lembre-se que relógio quebrado acerta a hora duas vezes no dia, então não é pq uma determinada pessoa antecipou uma crise, que irá conseguir fazer o mesmo nas demais. Não que isso não tenha validade, mas tem que ser visto com muita cautela, para não acabar ficando de fora da festa esperando uma queda forte que não veio.
Por isso mesmo eu trabalho com tendências, e o IBOV segue em viés de alta, e as perspectivas de reformas no nosso país seguem positivas, o que me faz seguir comprado tranquilamente. Some a isso que ruídos de curto prazo sempre vão surgir, e podem abrir brechas p/ novas compras.
Hoje no mercado temos dois problemas que podem nos afetar, EUA x China, o que ao meu ver não deve se arrastar muito (pelo menos espero rs), e a crise política na Argentina, esta sim me preocupa mais. A esquerda voltando ao governo lá, podemos ter novas intervenções do governo na economia, e uma rápida piora do cenário no país hermano, que já anda muito frágil. O problema é que temos diversas empresas daqui que tem uma parcela boa da receita vindo da Argentina, e isto pode ser impactado negativamente. Eu estava pensando em montar uma carteira bem agressiva em industrias, com GGBR, TUPY, FESA, MYPK, UNIP mas a prévia das eleições nos hermanos me fizeram repensar esta estratégia. Agora vou manter focado em GGBR, e em segundo plano na TUPY, e invisto nas outras empresas só em caso de correções maiores.
Concordo Cadu, por outro lado tenho a impressão que a eleição na Argentina acendeu a luz amarela no Planalto no bom sentido. Ontem mesmo Bolsonaro anunciou redução do financiamento pela Caixa. Acho que o governo vai focar com maus urgência a questão econômica para não correr o risco de cair no mesmo erro da Argentina.
Comprei mais um pouco de PRIO3 hoje
Abri posição em PRIO3 a R$16,00. Acredito que possa crescer no médio e longo prazo.
@cadu persiste 100% RV? Qual proporção Ações/FII? O que pensa em fazer no curto prazo?
@cadu pensei mais ou menos isso, tenho tupy3, fesa4, goau3, klbn4, leve3 e vale3
Acredito muito nessa estratégia.
e vale a consideração o DJI , alem de estar em um periodo impar da economia americana , foi também impactado pela alta do dolar x real no periodo, e a CAFI foi constituída dentro de um periodo “negro” que tivemos nesse intervalo de 10 anos , por tendencia, o DJI está mais para cair e a CAFI mais para subir …
Por isso que acho que sempre podemos ir comprando aos poucos, diluindo o risco e ao mesmo tempo não ficando de fora.
O que varia é o que comprar:
- Em momentos de crise mais aguda, faça os aportes em ações mais “quality” (WEG, LREN, elétricas, bancos e afins), comprando as “melhores” com desconto.
- Em momentos de maior perspectiva de alta, adicione small e micro caps.
Para quem quer tirar um pouco de volatilidade de curto prazo (ruído, como mencionou), um pouco de hedge em dólar e ouro, e se tiver a “moral”, opções.
Pra quem não se importa com isso, “vai no pelo” hehe (não é o meu caso, gosto de umas proteções).
É a mesma estrategia que eu utilizo…
Minha expectativa para esse ano também era essa, um momento de early expansion.
Aproveitando:
Demanda interna por bens industriais recuou 0,5% no mês
Investimentos avançam 0,7% em junho, encerrando o segundo trimestre de 2019 com alta de 2,3%
Sim, estou com uns 60% ações e 40% Fiis.
nao tem ‘receio’ da tributação dos fiis cadu? eu diminui minha exposição aos fiis a metade… apesar de ser o ativo que mais gosto.
Já escuto isso há mais de 5 anos…
Acredito que essa reação do mercado nas prévias Argentinas pode acender uma luz amarela em alguns que estavam pensando em votar no candidato da esquerda. 15% de diferença é bastante mas não é impossível uma virada. Enfim, as surpresas vivem acontecendo e acho que essa possibilidade não pode ser descartada.