Avisos de Compra e Venda & Debate Sobre Carteiras

Achei que a sua carteira está muito boa, ainda mais que está iniciando neste mundo da renda variável. Deu pra ver que planejou bem antes de montar esta. Não pensaria em mudar nada.

Porém se quiser um pouco mais de volatilidade, visando um potencial de valor maior, uma ideia poderia ser trocar Sapr por Cogn.

1 curtida

Cadu / algum moderador,
Quem sabe criamos um tópico de FIP-IE e movemos os posts do PFIN para lá?
Abç

2 curtidas

Valeu Cadu, vou fazendo as alterações aos poucos, proximo mês vai EZTEC embora e entra PETR4.

1 curtida

Pessoal, o que vcs acham do IPO da Construtora Mitre?

1 curtida

boa, vou participar

1 curtida

Até me interessei, mas me perguntei pq os controladores venderiam tanto as suas participações?

“Com a emissão de novas ações, Fabrício Mitre, que é o presidente da empresa e tem 40,48% do capital da empresa, deve ficar com 22,36% após a oferta. Já seu pai, Jorge Mitre, com 14,70% pode ficar com 8,15% depois do IPO.”

Fonte:

2 curtidas

Fico muito feliz Cadu,
Sempre leio seus posts para tentar aprender um pouco e correr atrás de mais informações.
Obrigado.

1 curtida

Na verdade eles não vão vender a participação, mas sim diluir.
IPO é initial public offer… pode ser: (a) primária ou (b) secundária.

  • Primária - são emitidas novas ações (diluição dos acionistas atuais), e o dinheiro captado vai para o caixa da cia. Forma de expandir a empresa.
  • Secundária - são vendidas ações já existentes (dos donos), e o dinheiro vai para o bolso de quem vendeu a ação. Forma de embolsar lucro.

O investidor, em geral, detesta IPO com ofertas secundárias, mas se sente confortável com primárias, em especial para business que tem potencial de crescimento.

O IPO da C&A e da Vivara, se não me engano, em sua maioria as ações eram dos donos (secundária). Nesse caso da Mitre, a maioria é primária.

A companhia fará uma oferta primária de 45.454.545 ações, correspondente a 44,76% do capital da construtora, e a captação pode chegar a mais de R$ 763, 63 milhões, caso o preço fixado fique no preço médio da faixa, de R$ 16,80. Além disso, a oferta primária poderá ter ainda um lote adicional de 4,2 milhões de ações. Ainda poderão ser ofertadas 4,8 milhões de ações em uma oferta secundária,

Então, temos 45 a 50mi de ações de oferta primária e só 5mi de oferta secundária. Os controladores estariam diluindo em metade sua participação, e vendendo uns 8-9% da participação atual. Para mim está ok… esses 4,2mi de ações (uns 80mi reais) é uma forma dos donos colocarem um pouco de grana do mercado no bolso (normal em abertura de capital), mas seguem com muito mais do que isso no negócio.

2 curtidas

Na verdade o Jorge deve vender tudo.

O CEO é o Fabricio que não vai vender nada.

Pelo que vi o Jorge Mitre é medico, e não participa da direção da Mitre Realty, deve participar do HOSP (Hospital de olhos de São Paulo),

1 curtida

Da sua carteira só não tenho VALE3 no momento, no lugar dela tenho TUPY3.

20200120_165006

4 curtidas

@cadu e demais amigos: VALE e PETR ainda atrativas nos níveis atuais, certo? Estou pensando em adicionar uma delas, mas ainda na dúvida - estudando…
Também tenho olhado pra BBAS3 e TUPY3 - estão em bom momento pra entrada?

Estudando e decidindo entre essas 4 pra LP…

2 curtidas

Sim e sim.
Destas 4, VALE e TUPY tem apresentado fortes altas recentemente. Uma opção é esperar um possível recuo nas duas p/ entrada (mas corre o risco delas irem embora).

InvestCharts-TUPY3

InvestCharts-VALE3

5 curtidas

Saiu alguma notícia da ODPV hoje ? 5% nela em um dia eh muita coisa

2 curtidas

@sr_fouquet @cadu @rogerup @canuto valeu amigos pela ajuda!

1 curtida

Galera um pequena dúvida… caso compre alguns lotes de eletrobras pensando em uma privatização, quais os riscos??? Podem fechar capital?

Hoje foi dia de comprar ITSA4 e CIEL3.

1 curtida

Realmente…
No caso de haver forte demanda pelas ações, com lote suplementar e adicional, o acionista Jorge Mitre irá vender 8.279.724 ações ordinárias na oferta secundária, a totalidade da sua participação na companhia.

Na pior das hipóteses, oferta secundária vai ser 13%, com saída de sócio relevante, mas que não gere o negócio… Nessa situação, o float vai ter mais do que 50%, o que é um bom sinal tb.

IPO parecendo honesto até agora.

1 curtida

Vou participar a dúvida é quanto vou por no IPO, sabe se vai ter opção de colocar lookup?

Se tiver vou colocar… O ruim desta IPO, se não tiver possibilidade de look up, é que acho que vai ter rateio, mas não sinto segurança em colocar um valor muito alto…

Muito obrigado, Cadu!

1 curtida