Compra de BBSE3 e WIZS3.
Minha opinião sobre a AGRO:
-
Tem um modelo de negócios interessante e com potencial de longo prazo, nas apresentações a empresa mostra um TIR girando em torno de aproximadamente 15% a 18% a.a. para cada empreendimento.
-
O retorno que eles obtém é basicamente no processo de compra e venda. Apesar de todo o entusiasmo com o setor, a agricultura é altamente cíclica, com riscos climáticos elevados e retornos duvidosos. E hoje a empresa está com bem mais áreas desenvolvidas do que há 5 anos, então está mais exposta a estes fatores. Pensando a LP, essas duas expertises da empresa (de gerir e de vender) podem funcionar em sentidos opostos (prejuízo na primeira e lucro na segunda)
-
O giro é baixo e os ativos de baixíssima liquidez (nem vale a pena olhar o balanço de um só ano). Então a não ser que você tenha uma informação privilegiada sobre alguma venda a acontecer, só faz sentido investir em algo assim se você estiver disposto a ir para mais de 10 anos e aí sim ter um retorno médio consistente.
-
É um negócio que chama a atenção, e para ser sincero não consegui desconsiderar completamente a atratividade do negócio, mas, na minha humilde opinião, comparando com empresas de outros setores, ver essa contabilidade e dinâmica de ganhos financeiros tão lentos não me convenceu.
Abs
Que aula!!! Muito obrigado sr_fouquet
cadu uma holding tem muitos impostos??
Cadu qual a sua opinião sobre SUZB3 38,00 para longo prazo?
13º aplicado:
compra de FESA4, ABEV3, TRIS3 e TAEE11. Depois posto a carteira completa com a porcentagem de cada papel.
Esta pergunta é complexa.
A holding dependendo do tipo, como a patrimonial - quando envolvem negócios familiares, podem trazer sim certas vantagens tributárias.
Mas se for olhar mais no caso específico de ações, e de uma forma geral, as holdings como Bradespar por exemplo, acabam que no fim das contas pagam mais impostos sim, comparado a um investimento direto nos seus ativos. Isto pq a holding é uma nova empresa, que tem funcionários e passivos, que geram um custo a mais de encargos, e que além disso tem uma parte de seu lucro tributado. Além disso se a empresa vender uma parte de sua participação nas outras empresas, tem de pagar um imposto sobre o lucro.
Não gosto muito do setor. Depende de muitas variáveis p/ lucrar, e qualquer fator negativo as empresas facilmente entram no prejuízo.
Um bom exemplo disso é a complexa relação do hedge da sua dívida com a flutuação cambial e com a receita em exportação.
Algo que mostra bem como esta tríplice relação é frágil é o resultado do último trimestre da Suzb. Ela teve um prejuízo de 1.85 bilhão de reais, principalmente por conta da despesa financeira (que foi de quase 4 bilhões).
Cadu o que você acha de klabin para o longo prazo…
Faria as mesmas ressalvas que fiz a Suzb no post anterior, mas com um peso menor aqui.
Dentro do setor, acho a Klabin a empresa mais atrativa, especialmente agora com a diminuição da alavancagem e melhora na flexibilidade nos negócios. Tem um grande potencial de crescimento nos próximos anos.
Você iria de kbln11 ou a klbn3, a primeira tem mais liquidez e a segunda posso adquirir mais papéis e o valor dos dividendos é equivalente, qual seria a sua opinião?
Iria na 4.
Obrigado.
KLBN4 caiu mais de 15% desde setembro, tenho na carteira e sempre paga uns dividendos. Conforme Cadu comentou, assim que se desalavancar, muito em função da construção da Unidade de PUMA no Paraná e essa nova fábrica começar a apresentar resultados, deve melhorar bastante no futuro.
gostaria de sugestões e opniões sobre minha carteira:
14,8% em FIIS, dos quais:
- 40% GGRC11
- 45% RNGO11
- 11% BCFF11
- 4% MXRF11
70,5% em ações, das quais:
- 33,86% BIDI4
- 22,63% ITSA4
- 10,63% TAEE11
- 6,03% ABEV3
- 19,93% FESA4
- 6,91% TRIS3
e mais 14,7% em IVVB11
De uma forma geral estão boas. Minhas considerações:
Na carteira de FIIs,
eu venderia MXRF e diminuiria pela metade a posição em RNGO, e com este saldo adicionaria JSRE na carteira.
Na carteira de ações,
eu venderia BIDI e compraria ABCB4 com metade deste capital, e a outra metade compraria GRND3.
Trocaria ABEV por UGPA.
KROT3 dando uma bela oportunidade p abrir posição
Para realocar recursos de vendas, abri posição em MRVE3 (R$ 11,84) e KROT3 (R$10) hoje.
Alguém sabe o que aconteceu com CPTS e CBOP, não tem como negociar
compra de fleury a 20,50