Os bancões estão se digitalizando e fechando agências para concorrer com as fintechs.
A dúvida sobre se o BB será capaz de fechar agências no mesmo ritmo dos demais bancões pode ser um dos fatores que estão motivando essa depreciação acima dos níveis históricos.
Segundo o governo estatal não é para ter grandes lucros. O BB sempre terá custos maiores por causa do lado social:
Não pode fechar agencias para não deixar concursados desempregados.
Tem que ter agências em locais pouco lucrativos ou que dão prejuízo para manter o atendimento as comunidades menos populosas.
Tem que ter uma base de clientes com “score baixo” que não seriam aceitos em bancos privados.
O desconto em relação aos pares é justo. As vezes o mercado exagera e abre boas oportunidades.
O índice de eficiência do BB é melhor que o do Itaú. Tipo, é uma das poucas coisas que ele faz melhor que os privados rs. O problema é todo o resto
O banco com maior número de fechamentos foi o Banco do Brasil, com 305 espaços, que atribuiu a mudança a um movimento de “reorganização institucional” anunciado em janeiro e que prevê a desativação de 361 unidades.
Depois aparecem Bradesco, com 227 fechamentos, Santander, com 100, e Itaú Unibanco, com 10.
Engraçado que o Tiago Reis sempre cita outra coisa também: o app do BB (que realmente é muito bom) é um dos mais bem avaliados da Google Play/Apple Store. É melhor avaliado do que o do Nubank (que é famoso por ser digital…)
bb o eterno barato , daqui 5 anos a discussão sera a msm que era a 5 anos atras(2016) rs
O BB entrou um pouco tarde, senão me engano quem deu o primeiro passo foi o Itaú. O Bradesco fechou muita agência em 2020. Mas acho exagero citar esse argumento. A Caixa vem cumprindo esse papel social de abrir agências deficitárias. O BB precisa corrigir agora algumas distorções históricas. Ele tem ficado para trás dos privados nos últimos 30 anos, considerando que era disparado o maior banco do país. Mas quem tiver paciência, deve ir se ajustando. O custo do equity de um banco gira em torno de 11%, mesmo no pior cenário de longo prazo, dificilmente passaria de 12% ou 13%. Então um banco com ROE maior do que isso custar menos do que o P/VP, não fecha a conta. Atualmente (agências):
Banco do Brasil: 3.988
Caixa: 3.374
Bradesco: 3.276
Itau: 2.907
Santander: 2.649
Bradesco a 1,1 VP e o nível de ROE que historicamente entrega é bem barato tb. De 2009 para cá creio que nunca esteve tão barato.
Realmente. Eu sempre tive conta do BB e Bradesco há mais de 10 anos e o app do BB é muito melhor!
Em alguma entrevista que li, o Barsi ja disse algo do tipo: comprar uma empresa sólida como o BB com um p/vp < 1 é risco zero.
Horizonte do Barsi é longo prazo.
considerando 20bi de lucro no ano e no valor de mercado atual de 84bi está com um P/L de 4,2. Loucura, mercado realmente acha que os bancões vão falir.
E falir em menos de 5 anos rsrs
Infelizmente, perdi o bonde quando tava nos R$ 28, pois estava dando prioridade para os outras empresas, em especial TRPL4, EGIE3 e CPLE6.
Tô de olho e doido pra encarteirar o BB, vou segurar meus aportes (pois a maiorias das ações que tenho em carteira subiram) e aguardar uma correção. Vem BB!
Desse jeito, meu DY vai ficar acima de 10% no ano de 2022, hehehe