Vejo várias pessoas falando de PDD alto, inadimplência piorando, agro falindo blabla
Banco do Brasil é pra comprar de olho fechado. Nesse preço, com esse lucro, com esses dividendos, nem precisa fazer conta
EY de quase 28%. 1/PL
Com certeza esta tabela de 2022 e 2023 está errada! Ê BTG…
O motivo provável é o desdobramento das ações de 1 para 2… Acredito que eles ajustaram o LPA, mas não ajustaram o Preço Por Ação dividindo por 2. Ai P/VP, P/L e DY estão errados em 2022 e 2023.
O correto seria metade para P/VP e P/L e o dobro para DY em 2022 e 2023!
Bem observado.
As estatais, incluindo o Banco do Brasil, patrocinaram o evento da Janja com R$ 83,5 milhões? Sempre que rola esse tipo de gasto, vem aquela discussão sobre a influência do governo nas empresas estatais. No caso de BBAS3, o banco tem mostrado bons resultados, mas o risco político pesa na decisão de investir.
Por isso BBAS desde sempre embute um desconto em seus múltiplos fundamentalistas frentes aos seus pares privados.Particularmente, “só” por conta de influência governamental não deixo de ter estatais na carteira, desde que exista o mencionado desconto, naturalmente. Lucros crescentes e múltiplos melhorando, segue o jogo.
ATH em BBAS3.
Compartilho com vocês uma dúvida que me ocorreu e o caminho para resolvê-la parcialmente.
Começa com o Fato Relevante dos dividendos.
A numeração segue as figuras.
(Figura 1)
Ele me diz o payout, mas não me diz sobre qual lucro (contábil, gerencial, ajustado, consolidado etc.). Fui então procurar a tal Política Específica de Remuneração aos Acionistas, mas ela não está no site do RI (Estatuto e Políticas - Banco do Brasil RI).
Fui então fazer uma engenharia reversa, tudo no documento “Análise de Desempenho”.
(Figura 2)
2.1) O lucro líquido de partida não é o Consolidado, e sim do Banco Múltiplo, logo não bate com nenhum lucro líquido apresentado no resumo (Figura 3).
2.2) O lucro ajustado da tabela acima também não bate com nada, parece ser um ajustado específico dessa tabela.
(Figura 3)
A coisa começa a fazer sentido na tabela “Demonstração de Resultado”.
(Figura 4)
4.1) O lucro usado como partida para o payout é somente do Banco Múltiplo.
4.2) O lucro consolidado equivale ao Lucro Contábil apresentado no resumo (arredondado).
4.3) Continuo sem saber de onde vem o lucro ajustado do resumo, mas é só curiosidade, visto que não importa na conta do payout.
Conclusão: ainda que eu feche o olho e parta do lucro contábil consolidado (aquele do resumo), pois é relativamente próximo do lucro contábil do Banco Múltiplo, há uma redução de 4% a 6% para se chegar à base de cálculo do dividendo/JCP, conforme (Figura 2). Essa diferença vai influenciar o cálculo do preço teto.
É isso.
Se alguém quiser agregar…