BBSE3 - BB Seguridade

Geralmente a BBSE3 paga em torno de 1,60 por ação ao ano.

Apenas em 2018 e neste ano tivemos não recorrente (alienação de participação na IRBR3).

1 curtida

Justamente isso me deixa em duvida. Se for tirar esses nao recorrentes, aparentemente a BBSE nao é aquela maravilha toda na minha humilde opiniao (P/L nao tao baixo quanto bancos/eletricas/etc , crescimento nao tao alto para compensar esse P/L, etc). Tem alguma coisa que nao estou conseguindo ver na empresa? (até tenho um pouco dela na carteira e sempre fico me perguntando se deveria comprar mais)

Mantendo um DPA de 1,60 ao ano e cotação atual de R$ 25,28 daria um DY de 6,3% a.a. Até R$ 27 considero uma ótima compra, acima disso daria preferencia para outras ações.

Gosto do setor e pelo fato de ser um braço do BB , apresenta uma certa previsibilidade nos resultados. 1Bi de lucro não é pra qualquer empresa. Enfim, para quem busca segurança e previsibilidade nos dividendos, é a minha preferida no setor de Seguros.

Teve no ano passado, esse ano se não me engano não teve. A empresa tem 2 bilhões de ações e o lucro tem girado entre 3,6 e 4,4 bi nos últimos anos de forma recorrente. O payout era 85%, deram 95% na última distribuição, mas não dá para saber se vai manter. De resto, vai um pouco da expectativa, eu acredito que com pandemia fosse ficar na casa de 4 bi. Mas esse último resultado aponta para o lado positivo da banda. Se der 2,00 por ação, com 95% de payout, é 1,90 por ação. 1,90 / 25,00 = 7,6% (Não recordo se é essa a cotação atual)

4 curtidas

Todo resultado deles eu fico impressionado como ainda tem muito dinheiro em titulos de capitalização… Esse trimestre até subiu o valor…

Surpresa comunicada após o fechamento do último pregão do ano:

http://www.bbseguridaderi.com.br/pt/documentos?Id=2568

Considerando a manutenção da participação acionária de 74,995%, caberá à BB Seguros Participações S.A. (“BB Seguros”), subsidiária integral da BB Seguridade que detém o investimento direto na Brasilprev, subscrever e integralizar um valor de até R$899,94 milhões do referido aumento de capital.

Tal medida resultou em uma redução pontual do percentual do lucro líquido a ser distribuído aos acionistas da BB Seguridade sob a forma de dividendos (payout).

@sr_fouquet, @heitorod e quem mais acompanha a empresa, algum impacto relevante?

O que me deixou pensativo:

  1. a empresa reduziu capital ano passado (2019) para agora ter que aumentar o capital de uma de suas operações pouco tempo depois?

  2. a brasilprev é um negócio sustentável ou é um problema sendo gestado? como são os desenhos das apólices, qual o sistema de remuneração dos aposentados, etc?

  3. isso foi discutido no call de resultados da empresa? IGPM já tinha disparado…

8 curtidas

Esse aumento de capital não estava nos planos. A redução foi coerente na época ou iam ficar com excesso de capital.

Uma parte dos planos mais antigos é atualizado pelo IGP-M e os ativos hoje já nenhum é, então descasou. Não sei se afetará lucro imediatamente, pois precisaria me informar melhor sobre a contabilidade, possível que seja diferido. Mas esse aporte deve se tratar de uma exigência de capital pela Susep.

Falaram a respeito, mas como a alta maior foi no final do ano e eles calculam sempre atrasado, devem falar melhor no proximo call.

2 curtidas

Eu não estou preocupado com esses detalhes. Vejo o histórico de dividendos desta empresa nos últimos 5 e 10 anos . Comprando no preço de hoje, Há uma margem de segurança enorme de que vai pagar dy > 6% aa nos próximos anos.

3 curtidas

Deliberação: O Conselho de Administração aprovou: 1. O aporte de capital na Brasilprev Seguros e Previdência S.A., no valor total de até R$ 1,2 bilhão, podendo ser subscrito e integralizado em mais de uma tranche até o final de 2021, mediante emissão de novas ações ordinárias e preferenciais, mantendo-se a atual estrutura de composição acionária entre as acionistas, com a consequente alteração do Estatuto Social da Companhia, em sua Assembleia Geral Extraordinária. 2. A revisão da deliberação tomada na reunião de 18/12, referente ao Instrumento Decisório 2020/0266, com a alteração da destinação do lucro líquido do exercício 2020 da BB Seguridade para a seguinte formatação: a) Destinar 30% do lucro líquido do exercício para constituição de Reserva para Equalização da Remuneração de Capital; b) Realizar o pagamento de dividendos equivalentes a 70% do lucro líquido do exercício; e c) Adicionalmente, realizar a distribuição dos dividendos prescritos no 1º semestre de 2020, referentes ao 1º semestre de 2017, no valor de R$ 19.753,07.

5 curtidas

A que preço será interessante fazer aportes ? Será que desce mais um pouco ?
O resultado dela será divulgado em 08/02/2021.

Um dos piores dividendos da história do bbse. Payout ridículo

AVISO AOS ACIONISTAS
A BB Seguridade Participações S.A. comunica a distribuição de R$948.017.168,77 a título de remuneração aos acionistas sob a forma de dividendos, equivalente a aproximadamente 47% do lucro líquido apurado no 2o semestre de 2020, acrescido do saldo de dividendos prescritos relativos a exercícios passados. O valor referente ao 2o semestre, somado ao dividendo relativo ao 1o semestre (95% do lucro líquido), totaliza o percentual de distribuição do lucro do ano de 70% aprovado pelo Conselho de Administração em 30.12.2020.
Ações BBSE3 (ON)
Dividendo por ação
Dividendo por ação atualizado até 08.02.2021
R$0,47573043285
Dividendos R$0,47480752377
Os dividendos serão atualizados pela taxa Selic, da data do balanço (31.12.2020) até a data do pagamento (25.02.2021) e terão como base a posição acionária de 11.02.2021, sendo as ações negociadas ex-dividendos a partir de 12.02.2021.
Haverá retenção do imposto de renda na fonte sobre a atualização de acordo com a legislação vigente. Os acionistas dispensados da referida tributação deverão comprovar esta condição até 18.02.2021 em uma agência do Banco do Brasil.
FORMA DE PAGAMENTO:
Os acionistas com ações custodiadas na instituição depositária (“Banco do Brasil S.A.”) receberão o crédito de seus dividendos em conta corrente ou poupança na instituição financeira por eles indicada, a partir da data de início da distribuição desses direitos.
Aqueles cujos dados cadastrais encontram-se desatualizados deverão se dirigir a uma agência do Banco do Brasil portando CPF, RG e comprovante de residência, se pessoa física, ou estatuto/contrato social e prova de representação, se pessoa jurídica, para regularização cadastral e recebimento de seus proventos.
Os acionistas com ações depositadas na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão (“B3”) terão seus dividendos pagos por intermédio das instituições/corretoras onde mantenham a custódia da sua posição.
Brasília (DF), 8 de fevereiro de 2021.
RAFAEL AUGUSTO SPERENDIO
Diretor de Finanças e Relações com Investidores

3 curtidas

Apesar disso, ainda acho muito atrativo, considerando que deve normalizar o payout do 1S2021

1 curtida

Nas minhas contas, já está num preço muito interessante para aportes

1 curtida

Se vc tomar os preços da ação vs retornos nos últimos 7 anos, está bom p aportar.

7 curtidas

Dividendos previsíveis, dado o comunicado que haveria redução no payout.

Espero que a cotação se mantenha lateralizada por um tempo, assim podemos acumular mais ações para colher os frutos no futuro próximo quando o payout aumentar novamente.

6 curtidas

Estou incomodado com estes rombos no caixa em relação à períodos anteriores.

2 curtidas

Aporte de Capital Social BrasilPrevi - BB Seguridade aportou esse valor na BrasilPrev que é um dos seus braços de receita, esse foi um dos motivos pela redução do payout nesse 1º semestre.

Pagamento de restituição - Restituição de Capitaldiz respeito à alienação da sua participação na IRB em 2019, esse valor foi pago aos acionistas no ínicio de 2020 sob a forma de restituição de capital, eu mesmo recebi cerca de r$ 1,35 por ação.

4 curtidas

Ficaram várias duvidas sobre esse aporte, mas o valor é pequeno… a venda de irbr entrou caixa e saiu… mas nos anos anteriores ela nao tinha ficado com caixa tão baixo assim.

3 curtidas

Tem outros problemas aí…mas estou procurando

6 curtidas
4 curtidas