BRAV3 - Brava Energia

4 curtidas
2 curtidas

5 curtidas

Muito boa as informaçoes, tem aportado na empresa?
Acha que ela vai conseguir diminuir o lifting cost

2 curtidas

Tenho posição antiga pequena e nunca mais aportei. Minhas preferidas são PRIO e PETR, mas querendo voltar a estudar esse case depois da fusão.
Edit.: posição antiga refiro-me às posições que tinha em ENAT e RRRP, naturalmente.

4 curtidas

5 curtidas

Tô um pouco perdido depois da fusão.
Eu tinha ENAT.
BRAVA ainda nem fez um site de RI.
O logo ficou horrível.
E provavelmente estão queimando o caixa que Enatinha acumulou com tanto zelo.
Levarei algum tempo para me situar.

3 curtidas

:man_facepalming:t2:


7 curtidas

Brav3 – O que os gráficos apontam 19/09/2024
Não gosto de misturar assuntos, mas as vezes acho interessante colocar uma visão dos gráficos, diretamente no tópico do ativo, especialmente quando um ativo vem chamando tanto a atenção, e faz uma movimentação tão grande como a de hoje.
Para se ter uma idéia o volume hoje esta quase 4x o volume médio, e a volatilidade quase 3 vezes. Então estamos vendo uma lei de mercado se realizando o esforço (volume) esta coerente com o resultado (preço). Estas movimentações são importantes especialmente quando ocorrem em alguma região de interesse, e primeira região é o fundo histórico (linha rosa pontilhada).
Mas tinha que ter algo a mais. Seguindo a Metodologia de Elliott, temos a referencia para traçar os canais, e eu percebi que estava cometendo um erro de marcação então ajustei o canal e ao dobra-lo para baixo, vi que ele estava sendo testado hoje, e também ao traçar o canal de médio prazo, vi a mesma coisa acontecendo. Incrível que a marcação funciona, significa que ela vinha sendo acompanhada. Abaixo temos a visão geral e também falando um pouco de Analise técnica podemos ver todos os indicadores em estado de sobrecompra.

Mas somente esta visão não dá para demonstrar o que aconteceu hoje, ou melhor ainda esta acontecendo.
Fazendo um zoom vemos claramente o aumento de volume e de preços (tamanho do candle). Se o corpo do candle fosse menor fechando mais perto da abertura, poderíamos dizer com certeza que se tratava de uma absorção, e como esta se dando em cima de uma região de muitos interesse (fundo de dois canais e fundo histórico) poderíamos esperar uma alta consistente a partir de agora. A possibilidade existe, mas infelizmente o padrão gráfico por muito pouco ainda não confirmou, mas o movimento foi interessante.
Aqui vai um truque que pode ajudar muito, é um indicador bem simples, muito poderoso e por alguma razão quase nunca é comentado. Trata-se do Pivot. O calculo é bem simples e você pode pegar na Internet. Basicamente ele funciona melhor no semanal. O pivot do semanal é calculado a partir do mês anterior, então você pode fazer isto em uma planilha no ultimo dia de um mês, com o mercado fechado claro, e nunca vai precisar recorrer a um gráfico. Quando todas as referencias que você olha não fazem sentido, olha o pivot. Ocorre que em raríssimas ocasiões a S3 é violada, ou seja, um ativo começa a cair de maneira “desenfreada” e você não sabe o que fazer: recorra ao pivot. Sabe esta queda absurda hoje onde o ativo chegou em 18,20? Adivinhe onde estava a S3? 18,22. Parece brincadeira não é mesmo? Pois é, alguém sabia, e usou este ponto para conter a queda, e ganhar uns “míseros” 6,00%, em um dia que o ativo caiu quase 10,0%. No gráfico de 1 minuto, tivemos apenas 1 candle que teve a mínima violando o pivot, para em seguida fechar em 18,23.
Então para quem esta pensando em se posicionar é bom ficar de olho porque este pode ser um bom momento, entretanto se esta região for perdida a situação pode se complicar bastante.

10 curtidas

Obrigado pela análise, muito boa!

4 curtidas

Em 18,00 agora! Vou esperar um pouco mais para aportar! Pode ser que caia mais! A continuidade dessa analise seria muito interessante

2 curtidas

Não tenho objetivo de ficar falando de graficos aqui, mas nunca temos um ponto exato, sempre uma região, porque no momento em que voce encerra uma posição a mercado a falta de liquidez desloca naturalmente o preço até que a sua ordem seja executada. A continuidade desta analise pretendo fazer no topico de analise técnica, mas tem um detalhe importante que eu preciso mencionar. Quando um ativo fica “perabulando” por uma região de Pivot, especialmente no semanal, precisamos ficar alerta com uma coisa. Hoje já é possivel traçar um pivot (provisorio) para outubro, e no momento ele esta em 21,04 sendo que a S1, esta me 14,86, ou seja, se o ativo permanecer até o final do mes nesta região ele pode ir buscar S1, e como seria uma queda muito grande podemos calcular 50% entre S1 e o Pivot como uma possivel area de teste. Não sei se isto vai acontecer, é apenas uma possibilidade que se apresenta no grafico. Por outro lado, é muito raro um ativo não testar seu pivot no semanal, o que faz pensar que em Outubro podemos ter uma movimentação muito interessante na Brav3.

5 curtidas

Bacana a movimentação de hoje, e o mais importante é que se afastou do Pivot. Pelo gráfico intraday esta alta pode ir até 19,78, mas é importante que o ativo feche esta semana acima de 20,03. Sei que aqui não é lugar para gráfico, mas só para ilustrar. Esta linha verde é o S3 (suporte 3 do pivot).
image

6 curtidas

E por aqui, acompanhando o Brent, continua a queda! Comprei mais 65% da minha posição em 17,14. Mesmo assim meu PM ficou em R$21,55! Meu limite agora é aumentar mais 40% da posição resultante caso chegue nos 15,30 e ai é só orar e aguardar!

1 curtida

O ativo esta acompanhado o pivot do proximo mes, ou temos uma tremenda coincidencia. Com a nova minima de 17,00 temos o pivot para outubro em 20,41 e o s1 em 13,60. Conforme costumamos utilizar o pivot, quando a distancia é muito grande o que fazemos é procurar o meio. Podemos até dividir em mais faixa, mas neste momento o ponto central é exatamente 17,00. É pelo menos curioso.
image

3 curtidas

Brav3 07/10/2024

estamos vendo um pequeno movimento de recuperação no ativo, que se projetado como um impulso tem como alvo 20,79. Claro que ainda é difícil fazer a marcação depois da queda toda que tivemos, mas em toda a correção que não foi pequena, apenas em junho de 2024 não testamos o pivot, e mais uma vez temos uma coincidência porque o pivot esta em 20,62 para outubro, um pouco acima do que estimamos. Então se o impulso se confirmar, já temos o alvo do mes.

5 curtidas

Brav3 – 14/10/2024
O movimento de recuperação ainda não começou, mas temos alguns indícios de que algo esta prestes a acontecer. A linha de 17,32 é o ponto médio entre o Pivot e S1, e vendo servindo de suporte. Nos últimos 13 dias testamos 5 vezes esta linha.
Ainda não dá para ver claramente, mas aparentemente estamos em uma pequena formação de acumulação, que pode durar muito tempo, mas indica a principio que os preços não vão passar facilmente por esta região.
Vemos os principais indicadores onde procuramos divergências, já apresentando uma discordância com os preços que fazem o fundo do mesmo nível, enquanto o IFR14, o Macd e mais discretamente o Obv, mostram um movimento contrario. O volume muito baixo, indicando pouco interesse de negociação neste ponto.
O teste da linha de pivot esta muito longe, mas por outro lado a S1 (14,01) também esta, e este seria o principal ponto de suporte para este mês.
No 60’ temos um pequeno movimento de impulso, que se interpretado como um impulso pode ter dois alvos, sendo o primeiro em 17,88 e o segundo em 18,34. E parece que tem gente acreditando neste movimento porque a opção Bravj172 com strike em 17,25 é a mais negociada, o que faz sentido. Mas é uma operação de alto risco, porque precisa ser encerrada na próxima quinta-feira.
Infelizmente, como acontece na maior parte dos papeis, o ativo apresenta pouca liquidez em opções, mas para o vencimento em novembro a mais negociada é a Bravk200 (strike em 20,11).

Reduzindo o preço de compra

Aqui vai uma dica, repito dica. Suponha que você esteja pensando em comprar o papel neste momento apenas para lucrar com uma possível alta, mas que não se importaria em tê-lo na carteira. O que você pode fazer é vender uma put coberta. No caso da put ela é coberta por dinheiro, uma vez que você se obriga a comprar pelo valor do strike.
Vamos fazer o calculo para 1.000 papeis apenas para simplificar as contas. Hoje você pagaria 17.280,00 pelas ações, mas ao invés de comprar os papeis mantem o seu dinheiro aplicado em renda fixa… Vende 1000 opções no strike 17,88 na serie K e recebe por isso 1.310,00 (1,31 por ação). Olha que legal: você já recebeu antecipado 7,6% de lucro da sua aplicação, mas tem riscos claro, mas antes de falar sobre eles vamos ver como se dá a operação.
Vamos supor que a gente vá ao vencimento. Então passado um mês, os seus 17.280,00 considerando 0,8% no mês (138,124) que você ganhou com a aplicação financeira, mais a venda da put (1.310,00) terão rendido 1.448,24 (8,4%), com você tendo um saldo de 18.728,24.
O que pode acontecer: em primeiro lugar o ativo fecha acima dos 17,88 e você embolsa o dinheiro todo, ganhando quase um ano de renda fixa em um mês. Se o ativo cair muito abaixo, você será obrigado a comprar o ativo por 17,88, mas só terá prejuízo financeiro caso ele vá abaixo de 16,43.
Você já queria comprar mesmo, e comprou mais barato. Acredite, muita gente faz este tipo de operação é consegue remunerar razoavelmente o seu capital, obtendo algo a mais do que o DI. A maioria das pessoas que fazem este tipo de operação focam em ganhar 3,0% ao mês, não os 8,4% que vimos aqui, e isso no longo prazo pode mudar uma vida.
Voces sabiam dessa operação? Pode ser feita com qualquer ativo que vocês pretendam comprar.

3 curtidas

Muito bom, infelizmente nao entendo nada de opçoes, é um mundo a parte para mim rsrs

1 curtida

Oi @omeprazol, opções são relativamente simples de entender, e na minha opinião todo mundo que se expõe ao mercado, necessita de um minimo conhecimento sobre este assunto, seja porque quer operar mais barato e com mais segurança, ou por que tem uma carteira de ações e precisa se proteger de quedas.

5 curtidas

FATO RELEVANTE

ATUALIZAÇÕES SOBRE OS CAMPOS DE PAPA-TERRA E ATLANTA

A BRAVA ENERGIA (“BRAVA”) (B3: BRAV3) (“Companhia”), nos termos na Resolução CVM nº 44, informa aos seus investidores e ao mercado em geral atualizações sobre os campos de Papa-Terra e Atlanta.

i. Papa-Terra

No dia 18 de outubro de 2024, a ANP deferiu, por meio de Ofício, a solicitação da Companhia para reestabelecer o aumento de pessoas a bordo (POB) das unidades flutuantes 3R-2 (TLWP) e 3R-3 (FPSO), bem como concedeu autorização para utilização da sonda instalada na 3R-2, antes da retomada da produção. Dessa forma, serão intensificadas as atividades de manutenção e recuperação de integridade das unidades, permanecendo a previsão de retomada da produção em dezembro. Com a autorização do uso da sonda, a Companhia retomará o workover do poço PPT-051 para substituição de bomba centrífuga submersa (BCS).

ii. Atlanta

A Companhia comunica que recebeu Ofício da ANP informando que a inspeção final dos sistemas de medição do FPSO Atlanta (Sistema Definitivo) ocorrerá no período entre 25 e 29 de novembro de 2024. Até o final de novembro, a Companhia concluirá o envio à ANP das respostas para as demais condicionantes para o início da operação do FPSO Atlanta. Vale lembrar que o IBAMA já emitiu a licença de operação do FPSO Atlanta em setembro. Em paralelo, a Companhia iniciará o processo de descomissionamento do FPSO Petrojarl a partir do início de novembro de 2024.

A Companhia manterá os seus acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer atualizações relevantes sobre os temas supracitados, nos termos da regulamentação aplicável.

Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2024

5 curtidas