BRDT3 - Petrobrás distribuidora

Para quem esperava um desastre, entregaram um baita resultado…

1 curtida
2 curtidas

Apesar da queda anual, gostei do resultado. Segue em recuperação, junto com a retomada da economia.

2 curtidas
1 curtida

Muitos não-recorrentes, ainda assim, um baita resultado. Segue sendo minha favorita no setor.

2 curtidas

Outra vez entregando um baita resultado em um trimestre duramente afetado pela pandemia…

3 curtidas

Realmente um baita resultado.

O que me deixa fora dessa empresa é a Margem Líquida extremamente baixa, média de 2%, ou seja, para cada 100 reais de receita, somente R$ 2 se converterão em lucro, então qualquer tipo de problema, sobretudo no curto prazo, a empresa pode sofrer bastante.

3 curtidas

Acho que estou só por aqui. rs

Entendo seu ponto de vista, mas essa é uma característica intrínseca do setor. Afinal, é um setor que não produz nenhum bem. Ganham no volume revendido e sempre vai ser assim. É semelhante ao varejo de alguma forma.

O outro lado da moeda é que, aliado às menores margens, o setor está exposto a um menor risco,
que fica diluído junto com os parceiros . Não estão envolvidos com produção ou prospecção e boa parte dos custos são repassados aos parceiros já que o negócio funciona praticamente como uma franquia.

O “trigger” para aumentar as margens está justamente na venda de serviços marginais ao próprio negócio, como as lojas de conveniência e exploração do espaço físico dos postos de combustíveis com outros serviços. Nisso, há uma grande avenida pela frente. Tem ainda essa tentativa de digitalização do serviço, com uso de apps, programas de fidelidade, etc…

2 curtidas

Sim, entendo que é uma característica intrínseca do setor e também a relevância da cadeia de suprimentos que a empresa está inserida, inclusive cogitei inseri-la na minha carteira com foco em dividendos, mas diante de tantas empresas com margem elevadas (especialmente transmissoras) optei por ficar de fora, porém quem sabe num futuro posso reconsiderar à título de diversificação.

1 curtida
3 curtidas

Em breve teremos novo ticker…

Ótimo resultado… Empresa redondinha. Tenho fé que vai se consolidar como vaca leiteira.

1 curtida

@cadu, será que a gente consegue alterar o título do tópico e corrigir o ticker da empresa para VBBR3 - Vibra Energia S/A?

1 curtida