MRFG3
VALE3
BEEF3
PSSA3
EZTC3
BBDC3
VALE3
SMTO3
ENAT3
FESA4
KEPL3
TUPY3
LEVE3
SMTO3
UNIP6
SHUL4
RSUL4
Repetindo os votos do mês passado (apenas deixando de fora Eztec):
VALE3
BBAS3
ITSA3
CSAN3
BLAU3
SOJA3
TTEN3
No radar este mês:
BBSE3
FESA4
SAPR4
TAEE11
TRPL4
Deixando de fora algumas como Banco do Brasil e Petrobras que estão muito esticadas.
Dezembro:
SHUL4
BBAS3
ITSA4
FESA4
VALE3
RSUL4
TASA4
KEPL3
SAPR4
BBAS3
DEXP3
ABCB4
Seguem meus votos pra CAFI dezembro 23.
Vou mudar a estratégia para este ano, adicionando ativos voltados para exportação, bem como ativos mais “defensivos”, e ainda mantendo uma parte em economia interna.
ITSA4
BBAS3
TUPY3
PRIO3
KLBN11
SUZB3
LOGG3
TRIS3
Resultado da CAFI novembro 23:

Um excelente mês!
Destaque positivo para SAPR4 com +21%
Destaque negativo: nenhum!!!

Taí uma coisa que o acionista como eu não vê todo dia, Sanepar com +20% num mês. ![]()
Estou votando nos ativos em que eu aportaria no momento, por ordem de prioridade atual (vou postar comentários agora só quando incluir uma nova empresa ou após os resultados, quando for necessário, já que o racional permanece igual aos dos meses anteriores):
- RRRP3: um resultado bom, na minha opinião, e que contribui pra diminuir as incertezas presentes nesta operação. Ainda virão muitas dificuldades até atingir o nível esperado de produção, mas a expressiva queda do lifting cost foi importante;
- ALLD3: resultado muito bom, na minha opinião, diante das dificuldades do setor, se mantendo bem lucrativa diante da precificação. Muito interessante a expansão no mercado internacional;
- MATD3: mais um bom resultado, com as melhores margens do setor, grande potencial de crescimento (vários leitos em fase de maturação, entrando como custo e ainda não gerando a receita potencial) e setor bem resiliente;
- KLBN3;
- FLRY3: um resultado ótimo, na minha opinião, com grande melhora operacional e ganhos de sinergia após a fusão com a Hermes Pardini;
- LOGG3: mais um resultado bom dentro do esperado;
- NEOE3;
- JHSF3: resultado muito pior que o esperado devido à incorporação, mas se mantém com condição saudável em momento que a economia do país está melhorando. Os projetos desta empresa são os mais promissores do setor, na minha opinião, e os investimentos em outros segmentos está impactando positivamente o resultado.
Exclui BLAU devido ao resultado muito ruim, mas acredito que se deve muito às condições atuais de queda dos preços dos insumos, reduzindo as margens na venda de estoques, e pela manutenção da venda de imunoglobulina sem registro. Apesar de continuar aportando nela, acredito que as outras empresas estão em momentos melhores.
Votação encerrada!
CAFI dezembro 23:

Eu não tanko essa FESA aí. Se eu tivesse que optar, eu estaria short nisso, não long.
O que é tanko?
Gíria boba pra dizer que “não aceito”, “não concordo”. Nesse contexto, claro.
Quem pegou o bond lá atrás tá lucrando muito seja na rentabilidade seja nos dividendos . Entrar agora tb acho ariscado .
Ps.: comprei ela nos 14 e alfsceei próximo dos 30 ![]()
“Tank” em jogos modernos competitivos é o personagem que toma a frente nas batalhas, enfrentando os oponentes cara-a-cara, como uma “barreira” dos ataques dos inimigos, enquanto outros personagens da sua equipe ficam protegidos atrás dele.
Molecada usa então a gíria “tankar” para se referir a situações onde ele pode “enfrentaria de frente” as situações complicadas. Quando você “não tanka” algo, significa que você se recusa a enfrentar / lidar com determinada situação.
Fesa é uma boa pagadora de dividendos…
Digamos que você esteja certo, nem vou entrar nesse mérito. Ainda assim isso não é motivo para votar nela na CAFI.
A metodologia da CAFI é de uma carteira de trade mensal, não de acumulação. Se dividendo já não deveria ser um fator relevante para investir em algo, imagina em uma carteira de trade.
Ok, não atentei-me ao fato de estar no comentário de votação na CAFI. Sim, hoje ela está bem esticada para uma carteira de trade mensal