É bom reencontrar o Cadu e antigos membros da Cafi aqui. Achei que com a extinção do fórum (infomoney), o grupo havia dispersado. Interagi com os colegas entre 2008/2012.
E para calcular o percentual de cada ação da carteira vc usa a cotação de fechamento do último dia do mês?
Eu tive uma dúvida sobre a carteira CAFI.
No calculo de ITSA4 do mês de agosto verifiquei uma divergência (pode ser que minha base de dados seja diferente da sua)
Abertura: 01/08/19 12,23
Fech: 30/08/2019 12,29
Percentual: 0,49%
Na carteira CAFI, a ITSA4 apresentou 1,25% de ganho. Outros ativos tbm tiveram diferenças. ENBR3 por exemplo apresentou 3,14% para mim.(Abert. 19,4/ Fech: 20,01)
Pergunto isso pois, usando a base de dados da Clear, cheguei na carteira CAFI em 1,85%
De onde vc tira a cotação de abertura e fechamento de cada papel?
O problema de fazer o calculo com base na cotação inicio do mês com o do fechamento, é que vc tem de fazer os ajustes dos dividendos. Se a empresa neste meio tempo ficou ex-dividendos, vc tem de ajustar o preço inicial, senão vc tem um erro no calculo da rentabilidade.
Eu pego a rentabilidade pelo gráfico mensal do ativo, que já faz este ajuste. Uso uma plataforma paga, a Investcharts.
Sim, eu verifiquei os dividendos e não teve dividendos a descontar do preço da ação em Ago/19 para ITSA4.
Verifiquei seu gráfico e vc pegou a variação do mês, conforme disse (0,15 ou 1,25%), mas essa variação de 0,15 pode ser a diferença do fechamento do mês anterior com o fechamento do mês atual. veja que tem um candle vermelho no mês anterior e pode ter sido a causa da diferença de 0,15. Se for levar em conta a abertura e o fechamento de Agosto não da essa diferença de 0,15.
Se for isso, seria interessante informar ao pessoal que o calculo é baseado na diferença entre o fechamento do mês atual e o fechamento do mês anterior.
Refiz os cálculos agora e deu certo. O valor da variação percentual no mês seria a (subtração entre o fechamento do mês atual e o fechamento do mês anterior)/fechamento do mês anterior.
Tag along te protege contra o risco de venda, mas existem muitos riscos maiores, vc tem que avaliar outros riscos também, tem empresa com 100% tag along com mais risco e menos retorno que fesa4.
…tb adicionaria ai o Fato de ser uma empresa cíclica. Vc não vai conseguir holdar ela por muitos anos. Vc vai tentar comprar no ciclo de baixa da comodities e tentar vender na alta.