CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos

Mais a tarde vou fazer a contagem “manual” para confirmar e posto aqui.
Porém a princípio, para quem já quer um pré resultado, segue o do link do @rogerup - http://plassion.com/bolsa/cafi.php

cafi

8 curtidas

Segue resultado pelo meu script!

image

3 curtidas

Vi que tem algumas diferenças de 1 voto, provável que seja algum voto específico que o meu script contou equivocadamente a mais, ou o seu não contou.

Peguei a BRSR e contei na mão, parece que são 18 votos mesmo. Se você tiver um tempinho para revisar também.

4 curtidas

Alguns erros na votação que achei:

votou em 10 ativos (considerei só os 8 primeiros): CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1830 por wsbsousa

votou em BBSA ao invés de BBAS (considerei o voto como BBAS): CAFI - Carteira de Análise Fundamentalista de Investimentos - #1864 por vmendonca

Fiz a conta aqui. Deu um valor muito próximo, com algumas empresas com diferença de 1 voto:

cafi_mar

12 curtidas

Usei um modo meio pitoresco para conferir a contagem rs.

Fiz primeiro a pesquisa no forum, de ENBR, neste tópico:

enbr1

Depois copiei tudo (desde o primeiro voto do mês) e colei no excel, e mandei um localizar. Bateu com o que postei (no caso ENBR).

enbr2

1 curtida

Essa diferença de voto a menos pode ser também algum voto sem a classe, que o script não conta.

E a PETR, que no script contou 1 voto a mais, é provável que seja algum comentário usando o número da classe no código da ação.

Inclusive @cadu , no seu voto acima você fez um comentário sobre a ENBR_3 com o número, que será contado no script como voto, poderia escrever com o “_” separando.

No momento, estou contando até o dia 2 do mês seguinte. Olhando no passado vi que tem votos após o fechamento do mês.

2 curtidas

Acho que isso é mais difícil de controlar. Ao invés, minha sugestão é para que o script considere apenas linhas que tenham apenas a classe, bem como o pessoal costuma publicar.

1 curtida

Não entendi bem a sugestão.

Se falou sobre a linha só conter o nome da ação (e mais nada na linha), tem vários votos com comentário ao lado de cada ação. Também tem votos com várias ações na mesma linha separado por vírgula.

A sugestão do “_” foi para o caso de querer comentar algo específico que exija colocar a classe.

1 curtida

Tem razão, nunca é tão simples. De qualquer modo acho que é mais fácil buscar uma padronização nos votos do que tentar padronizar os demais comentários. Fica mais fácil inclusive de monitorar e pedir ao pessoal editar, tal como o Cadu já tem feito quando falta a classe do ativo.

Acho que uma regex assim vai cobrir a grande maioria dos casos: ^[A-Za-z]{4}[0-9]{1,2}. Não lembro de ter visto votos com todos os ativos na mesma linha, só questão de pedir a pessoa seguir o padrão =)

1 curtida

De qualquer forma os resultados foram bem próximos da realidade. A variação foi muito pequena. Isto facilita minha vida, e também ajuda os colegas do forum, pois com um resultado parcial com uma razoável precisão quem quiser já ter uma ideia do resultado final da CAFI já consegue isso. Obrigado!
:+1:

Ressalto aos colegas que os resultados da carteira, bem como as regras da votação e composição da CAFI, se encontram no primeiro post deste tópico.

6 curtidas

Os votos poderiam começar sempre com uma mesma frase, assim acredito que conseguiriam fazer o script só detectar os posts que começam com essa frase. Por exemplo:

“Votos do mês para a CAFI”

E ao final do post, apenas para instrução, poderia dizer algo como: “Copiar este post por completo e modificar apenas os ativos”

1 curtida

Difícil, o pessoal perde o fio da meada. O ideal mesmo era o tópico só ter os votos, sem floods.

Acho que tudo é questão de costume. Se todo post tiver a indicação de copiar todo o texto, as pessoas vão se acostumar.
Se os votos de quem não postar no formato correto não forem contailizados, na próxima vez vão votar corretamente.

Se definirmos um padrão, infelizmente sempre vai ter alguém que não seguirá, caindo no mesmo problema que temos hoje: votos não computados. Atualmente, os desvios de contagem são bem pequenos e costumam causar pouco impacto no resultado final. Eu acho que se o @cadu usasse um dos scripts já seria suficientemente bom.

Talvez eu altere meu script para procurar pelos tickers (ex: ITUB, PETR, etc). Talvez dessa forma fique ainda mais preciso. Mas ainda assim, não dá pra ter 100% de precisão.

1 curtida

Quanto menos regras, melhor. Esses costumes podem ser corriqueiros pra quem participa há tempos, mas é uma barreira para quem está começando. Nem sou a favor de virar urna eletrônica, essa parcial ajuda quem quiser seguir o índice, mas lembro quando o pessoal votava até pelo nome da empresa, apelido ou o que for.

7 curtidas

Penso desta forma também.

4 curtidas

Nisso eu discordo, provável que seja pela minha área de trabalho, na maioria das vezes sou a favor de automatização e diminuição do trabalho manual. Em minha visão, o tempo que o @cadu gasta contando seriam mais bem aproveitados com suas respostas/reflexões em outros posts.

4 curtidas

Não costumo votar na CAFI mas concordo que colocar um padrão não deveria ser tão difícil… Algo bem simples, do tipo
“Voto
XXX3
AAA4
Fim”
quem não votar no padrão, não será contabilizado, paciência…

5 curtidas

Na verdade, essa regra já existe, ela só nem sempre foi seguida na prática. Quando a CAFI era menor, talvez fosse mais fácil fazer essa contagem mesmo. Mas como sempre foi o Cadu o responsável pela carteira, acho que o critério final cabe a ele, se estiver ficando maçante, acho que o pessoal do fórum não teria problemas em fazer o trabalho de mesário de vez em quando, só não sei se seria do interesse de todos ou do próprio Cadu. Lembro na época que foi criada a CBCafi (Central de Balanços da Cafi) que era um trabalho comunitário: dava certo, mas sempre havia erros que volta e meia precisavam ser corrigidos.

1 curtida

A maior dificuldade era ter o tempo livre para fazer a contagem dos votos logo após o fechamento da carteira. Este é um fator complicado, pois nem sempre tenho este tempo, vide ontem, que só consegui a noite. Porém com estas duas formas de contagem automáticas, já me deram um alívio, pois consigo fazer a contagem dos votos mais a noite, caso não tenha tempo. E quem quiser conferir antes um pré resultado da carteira, com uma boa confiabilidade, já consegue isso.

8 curtidas