Carnê Leão

Sou editor de vídeos autônomo, estou regularizando meu carnê leão, porém, em 2020 e 2021 eu recebi alguns pagamentos na conta paypal da minha mãe (recebi no máximo 7k-8k em cada ano), posteriormente parte desse dinheiro eu enviei para minha conta no banco. Somente minha mãe consegue declarar esse dinheiro? E para eu declarar a parte desse dinheiro que foi para a minha conta do banco?

Se você é dependente, a declaracao do rendimento é na declaração dela. Ela deve selecionar a opção “dependemte”.

2 curtidas

O que foi recebido em 2020/2021, precisaria ser incluido nas declarações daqueles exercícios por meio de retificação da declaração. Portanto, tem que avaliar bem a real necessidade, pq provavelmente cairá em malha fina, multa, etc

1 curtida

O dinheiro que recebeu na conta do paypal, a principio é tratado como bem pertencente ã sua mãe. Quando ela transfere para vc, seria tratado como uma doação. Doacao sujeita-se ao itcmd que é um imposto estadual (cada UF tem suas regras, mas pelo valor q vc disse, provavelmente, seria isento de itcmd.

1 curtida

Enfim, precisaria conhecer mais detalhes para entender melhor sua situação.
Voce consta como dependente da sua mae para fins de imposto de renda?
Sua mae declarou o saldo da conta q estava no nome dela no paYpal?
Depois, ela transferiu esse valor para sua conta corrente?
Vc já utilizou esse recurso? Adquiriu outro bem com ele? Esse novo bem já foi declarado?

1 curtida

Obrigado pela resposta.

Sobre as suas dúvidas:

Voce consta como dependente da sua mae para fins de imposto de renda?
-Minha mãe não trabalha, então ela nunca declarou imposto, mas eu tenho 21 anos e não sou estudante então acho que não consto mais como dependente.

Sua mae declarou o saldo da conta q estava no nome dela no paYpal?
-Não.

Depois, ela transferiu esse valor para sua conta corrente?
-Parte desse dinheiro foi transferido para a conta dela do banco e outra parte para a minha conta do banco.

Vc já utilizou esse recurso? Adquiriu outro bem com ele? Esse novo bem já foi declarado?
-Eu não sei o que pode ser considerado um bem, eu utilizei para comprar peças de computador principalmente. De resto foram gastos com comida, etc. (E nada foi declarado)

A receita sempre atualiza as normas, mas não faz muito tempo que a obrigatoriedade da declaração dependia de mais de um fator.

O primeiro é que se você possui imóvel, ações ou bens no exterior, é obrigatório declarar independente do valor. Imóvel preciso confirmar, mas é quase certeza.

Se você não possui nenhum e o patrimônio é inferior a 300 mil, não precisa declarar.

Se você obteve renda como autônomo mas não preenche esses requisitos, seria o mais correto fazer o carnê leão, mas eu consultaria um contador a respeito da necessidade.

Como disse o colega, se você transfere dinheiro para alguém isso é uma transmissão inter vivos: doação. No entanto, cada Estado tem um limite mínimo a partir do qual passa a cobrar o ITCMD. Em geral é uns 60k. Se foi abaixo desse valor, você pode até declarar mas seria isento, eu não declararia para ser sincero.

Lembre-se que a receita não vai implicar com sua declaração se ela estiver coerente. Muitos detalhes podem tornar mais confuso, pese bem o que vai incluir e se vale a pena.

Pelo que você falou, não acho que valha a pena declarar nada. Se quiser se regularizar, pelo que entendi do seu trabalho, compensaria estudar abrir uma MEI.

2 curtidas

Concordo, Fouquet. Pelo que entendi da história, o valor é relativamente baixo, de exercícios passados, não adquiriu nenhum bem relevante (imóveis, veículos etc). 2020/2021 provavelmente já foi auditado e nao deu problema. Entao bola pra frente.
Mas cuidado com as proximas declaracoes. Procura a acessoria de um contador. Pagar multa sobre o dinheiro suado, pode sair mais caro.