Carteira de ações

Estou criando o tópico, se não tiver problema, se tiver pode apagar @cadu, para que os foristas possam compartilhar as carteiras de ações. Segue a minha, que representa hoje cerca de 24% do meu patrimonio. Tenho cerca de 16% em FII, e cerca de 39% no exterior.

  • Bancos 45,4% (bbdc3, bbas3, itsa4, brsr6, abcb4)
  • Energia 14,8% (Enbr3, Taee11, Trpl4, Eqtl3, Egie3)
  • Lren3 9,6%LP
  • Hapv3 4,4%LP
  • Tris3 3,4%LP
  • Sula4 3,1%
  • Sapr4 3,0%LP
  • Logg3 2,9%LP
  • Prio3 2,5%LP
  • Mult3 2,5%
  • Beef3 2,1%
  • Cogn3 1,8%
  • Odpv3 1,8%
  • Sqia3 1,1%
  • Irbr3 1,0%
  • Pard3 0,6%

Carteira de longo prazo para hold, seria um pouco de bancos, um pouco de energia e as em negritos, as outras posso carregar muito tempo, mas tambem posso vender no curto prazo.

Carteira de FII

|Ibff11|16,3%|
|Rbed11|8,2%|
|Rect11|7,9%|
|Tgar11|7,5%|
|Hgru11|7,4%|
|Hgff11|6,5%|
|Marx11|6,4%|
|Xpci11|5,9%|
|Sdil11|5,0%|
|Vrta11|4,9%|
|Htmx11|4,6%|
|Hsml11|4,6%|
|Visc11|4,4%|
|Xpml11|3,5%|
|Mall11|3,0%|
|Hglg11|2,8%|
|Rngo11|1,1%|

4 curtidas

Minha: (tentado a vender ABEV… ; aberto a críticas)

image

3 curtidas

legal, segue minha carteira de ações e FIIs
tenho: 30% ações; 16% FII; 30% RF; 24% exterior / hedging

valores % são próximos e não exatos

Ações

Dividendos e Segurança

  1. TRPL - 13%
  2. ITSA - 12%
  3. SLCE - 12%
  4. SAPR - 11%

Brasil em que acredito
5. NTCO - 5%
6. CSAN - 5%
7. ABEV - 6%
8. MRFG - 4%
9. COGN - 4%

Consumo interno
10. TRIS - 4%
11. B3SA - 4%
12. HYPE - 3%
13. FLRY - 3%
14. VIVA - 3%
15. PRIO - 3%

Turn Around / Alto risco
16. BRML - 4%
17. SMLS - 4%

FIIs

  1. vilg - 10%
  2. xplg - 10%
  3. knri - 10%
  4. rvbi - 10%
  5. hfof - 10%
  6. xpci - 10%
  7. hctr - 7%
  8. tgar - 7%
  9. irdm - 5%
  10. hgre - 5%
  11. brcr - 5%
  12. vino - 5%
  13. btlg - 5%
1 curtida

achei sua carteira com bons ativos. Ao meu ver, muito concentrada e diversificada em termos de bancos. Escolheria um entre brsr6 e abcb4, e um entre itsa e bbdc. O bbas eu manteria, tendo em vista as possibilidades de privatização.
De qualquer forma não teria quase metade da carteira em um setor. Ficar dependendo da recuperação dos bancos, quando não se há prazo para as taxas de juros, é complicado. Mas entendo o racional, só não seria minha estratégia.
Achei muitas empresas de Energia também; teria no máximo três, uma de geração (egie), outra de transmissao (trpl ou taee) e outra de distribuicao (celesc provavelmente)

no mais, não há muito o que dizer, sua carteira é boa. Claro que faria algumas mudanças (em especial, trocaria Beef por Marfrig, mas gosto de Beef também).

gostei do tópico, até agora achei ambas as carteiras MUITO diversificadas. Eu não conseguiria acompanhar tantos ativos assim, por isso tento manter as coisas mais enxutas (por consequência, com maior concentração por ativo também… tudo tem seus prós e contras).

Segue a minha:

image

Esse “26648…” é o fundo Alaska Black FIC FIA II.

Estou estudando a entrada em outras empresas, de olho no preço: WEGE3, GNDI3 e SAPR11.

1 curtida

depende do ponto de vistas, se levarmos em consideração que Ivvb11 possui 500 empresas e o fundo da Alaska tb algumas, estaria bem diversficada a sua tb.

Eu entendo quem gosta de diversificar menos para ter uma maior rentabilidade, ou para acompanhar melhor todos os ativos.

A questão é que EU não sou capaz de acompanhar bem um ativo.

Por exemplo Irbr que tenho em carteira, eu acreditava ser uma boa empresa, se minha carteira tivesse apenas 10 ativos, talvez ela fosse um deles, e eu teria me ferrado.

Agora quem consegue acompanhar bem, e tem a capacidade de identificar bem empresas boas, e separar empresas “boas” como Wege de empresas “ruins” como irbr, o ideal é ter poucas ações mesmo.

4 curtidas

Acho que muito poucos teriam a capacidade da Squadra de identificar o problema no IRB.
A WEG é um outro exemplo, por mais que a ação não seja muito atrativa do ponto de vista de valor / preço (só ver que dificilmente se sugere ela por aqui), quem tem na carteira há alguns anos deve estar bem contente.

Esse é o ponto.

Eu não tenho.

Por isso prefiro ter mais ativos com pesos menores. Eu perdi muito dinheiro com a Irbr, mas se tivesse uma carteira com 10 ou menos ativos, talvez a irbr fosse um deles, aí minha perda seria muito maior.

3 curtidas

Justo, outro caso emblemático foi a Enron.
Muito muito difícil pegar esses problemas antes de todo mundo.

Eu venderia o Alaska e aportaria direto em ações. O motivo eh bem simples: o fundo eh D+30 . Esperar 30 dias pra liquidação eh “loucura”. Pode acontecer mil coisas neste período q podem desde aniquilar sua rentabilidade até fazer vc sair no negativo.

Digo isso por experiência Próprio. Eu Tinha uma carteira de fundos, um Small, o Alaska, o sp500 western, um long and biased e um short

… Qnd Comecei a resgatar teve fundos q dias antes da liquidação caíram 15% E vc, uma vez q pediu a liquidação não pode desistir dela. Serão 30 dias sem dormir. Não vale a pena . A maioria desses fundos segue o índice , se cai , cai junto, se só sobe junto e muitas vezes em proporções menores. Enfim, não vale a pena, tudo pode acontecer durante o período de liquidação e cotizacao. Mercsdo eh imprevisível, não tem como saber oq vai acontecer nos próximos 30 dias.

3 curtidas