CIEL3 - Cielo

Subindo 4%, vai entender rs.

1 curtida

Deve ser por conta dessa notícia

2 curtidas

Preço não importa! Não pode olhar cotação! Disse o Aiatolá Blastter! Kkkkkkkk Esse fórum é muito bom. Dá de 1000 a 0 no do Blastter!

5 curtidas

Nem vi isso. Corretor deixou Blaster kkkkkkkkkk
Vai ficar assim kkkkkkk

Gosto muito deste gráfico que montei na plataforma:

ciel

O que fica visível ali:

• a cotação antecipou a queda no lucro, começando a cair no 2T 14, ao passo que o lucro só parou de crescer no 4T 16
  • a cotação já está antecipando a estabilidade no lucro, ao passo que o lucro continua em queda, a cotação tem se mantido nos patamares do 1T 19
15 curtidas

sim cuscuz, esse fórum é melhor que qualquer casa de analise.

4 curtidas

Ainda existe essa empresa? Kkkk

1 curtida

Exiete, e é a mais forte do setor.
O que acontece é que as margens apertaram muito, e em uma velocidade enorme.
Cielo navegava sozinho e de uns tempos pra cá, a concorrência veio e forte.
Tempos dificeis pra Cielo.

administração frouxa e desleixada foi o que arrebentou ela. Nadava de braçada e sentou nos louros da vitória, só que o mundo mudou e a Cielo ficou parada. Agora tá sacrificando margem e só se fala em fechamento de capital, não sei quanto tempo vai aguentar. A Cateno não vai segurar sozinha…

Eu vejo que a Cielo é um case que vale de aprendizado para nós investidores e para acompanhar, devido aos seguintes fatores: a) risco de investir em monopólio; b) despreparo dos empresários brasileiros (comodismo, arrogância e mesmice); c) mudanças que todas as empresas estão sujeitas (tecnologia, concorrência, canetada do governo etc) e riscos específicos de cada empresa (Vale versus barragens); concorrência predatória e agressiva; falta de previsão de como ficará este setor no futuro etc.

Sobre o risco de fechar capital qualquer acionista minoritário está sujeito a isso (vide Redecard, Sousa Cruz, Multiplus etc).

Por fim, quando se compra ações você esta comprando uma participação em uma empresa, em um negócio, em um setor, em uma gestão etc, então é um risco que qualquer um está sujeito (Trader, Holder, especulador etc). Aqui entra a máxima do Buffet: “invista no que você consegue entender”.

11 curtidas

@cadu estava olhando os dados da Cielo na plataforma Pense Rico e aqui consta 5.301bi de receita. Já no release consta uma receita de 11.347bi. Poderia dar uma olhada nos dados lançados na Cielo?

1 curtida

Não sei quanto ao release, mas olhando o balanço da empresa na B3, o valor da receita está batendo com o da plataforma:

ciel

Isso acontece pois a CIELO não está informando na B3 o balanço consolidado, apenas o individual.No release consta o consolidado. Até 2018 ela informava o consolidado e o individual. Então tomem cuidado ao analisar Cielo apenas pelos dados da B3. O Bastter que reportou isso e assim como ele disse também acho que é uma grande sacanagem da empresa.

2 curtidas

Não é sacanagem da Ciel. Empresas do setor financeiro devem ser analisadas pelo seu resultado individual, é a melhor forma mesmo. E senão me engano teve alguma norma que a partir de 2019 toda empresa do setor financeiro só pode divulgar agora a Individual no balanço oficial (no release vale qualquer coisa).

2 curtidas

Faz sentido agora. Tinha visto esse comentário sobre a Cielo. Está ocorrendo várias mudanças em termos de publicação dos demonstrativos contábeis que não dá para acompanhar.

1 curtida

Mas só a CIELO está apresentando o balanço individual. Todas as outras financeiras estão apresentando o consolidado e o individual. Dá uma conferida também @cadu, inclusive para acertar na plataforma, se for necessário
Por que devem ser analisadas pelo resultado individual?Não sabia disso.

Negativo. Olhei 4 aqui.
Olhei Bbas, Bbdc e Sanb só tem o individual a partir de 2019.
Itub tb apresentou o consolidado, não sei por qual motivo. Mas me parece ser a exceção, e não a regra.

3 curtidas

Olhei a nota explicativa da Cielo e lá consta tanto a receita da controladora quanto o consolidado.
Controladora seria a operação apenas da Cielo e consolidado Cielo + Cateno e outras?
cielo

Vixi. Vc está certo @cadu.
Eu tinha me baseado apenas em ITSA e SANB11 e generalizei.
To achando que foi dado algum prazo para as financeiras começarem a apresentar o balanço apenas individual, pois ainda temos algumas ainda apresentado o consolidado.
Mas, me diz, no caso de se realizar a análise de vários anos, inclusive o ano de 2019, o certo então seria analisar apenas o individual? Entendo que se misturar análise de consolidado com o individual pode gerar inconsistências.

1 curtida

Sim, empresas financeiras o ideal é analisar pelo individual.
Eu tenho um post em algum lugar explicando melhor sobre isso, mas ainda não consegui achar…

No caso específico de CIEL eu não tenho acompanhado a empresa, então não sei dar maior detalhes do pq ela só reportou o individual agora, se foi por alguma norma contábil que entrou em vigor, ou algum outro fator. Presumo que eles expliquem isso em algum lugar nas notas explicativas, ou até mesmo quem tiver interesse pode mandar um email p/ o RI e depois postar aqui.

1 curtida