CIEL3 - Cielo

Realmente, está subindo +7,50% agora. o lucro veio 0,8% acima ante ao mesmo período. e também veio acima do que o mercado esperava. (fonte infomoney).

CIEL 4T 17 - resultado fraco, mas acredito que o mercado já estava esperando isso…

ciel

1 curtida

Pois é… eu fiz um comentário em 17/11. Passou quase 3 meses, muito pouco tempo, mas…
Desempenho da CIEL3 no período: +3,3%
Desempenho do IBOVESPA no período: +13,2%

Tá, concordo que ainda é vaca leiteira, dá lucro, mas graficamente tá um horror, com topos duplos, topos que não superam os anteriores, numa congestão que vai completar 4 anos. Nos últimos 2 anos a bolsa subiu 107% e CIEL3 7,8%. É frustante.

1 curtida

Exato @ocaba
tb tinha chamado a atenção que o ativo não estava interessante p/ compra, com pouco potencial de valorização. O que de fato ocorreu:

Boa, Professor Cadu!!

1 curtida

Gosto muito da cielo. Case fantástico. Fundamentos idem. Só não gosto de empresas de tecnologia. É pessoal admito. Mas vao zerar a divida e oq vão fazer com a bolada que sobrar? Dividendos? Recompra de acoes? Novos investimentos? Se eu fosse acionista faria essa pergunta ao RI e postaria aqui. Acho uma empresa muito a frente das outras. Mas muita nebulosidade pela frente.

1 curtida

Digo gosto da cielo mas não ao ponto de investir.

1 curtida

Este setor que depende de tecnologia é complicado, pois demanda sempre muito investimento em tecnologia e inovação, e se não bastasse o negócio pode sumir do mapa rapidamente. Não que seja o caso da Cielo, até pq o Brasil tem um indice de protecionismo grande, então isso não tão rápido aqui. Mas exemplos não faltam, como blockbuster, kodak, xerox…

Muito bem lembrado o exemplo da kodak. Antes de sucumbir a tecnologia já existia 10 anos antes. A viabilidade veio depois.
Acho bom a cielo reinvestir em novas tecnologias ou diversificação. Por enquanto eles estão bem a frente. Mas futuro ninguém sabe.
Prefiro investir em pedreiras eheh

1 curtida

Algum fato relevante pra ciel3 estar caindo tanto?
Se bem que que tá quase tudo sagrando hoje

1 curtida

2 fatores: um que ela ficou ex-dividendos hoje, e muitos investidores vendem nesta data. E o outro foi esta comunicado que a empresa divulgou, mostrando fraco crescimento do varejo no mês de fevereiro.

Capturar

Valeu Cadu!

1 curtida

O que acham das outras empresas do ramo? Eu tenho visto bastante getnet por aí e ouço muita gente falar mal das maquininhas da Cielo.

Isso me faz ter receio de que a Cielo perca participação no mercado. O Santander soltou um texto por aí falando que a Getnet aumentou seu market share. Se ganhou, então alguém perdeu. Se foi a Cielo, então existe a tendência do lucro cair.

Tenho muita vontade de investir pra uma carteira de dividendos, mas me falta conhecimento pra avaliar o futuro da empresa no setor.

Alguém tem alguma opinião a respeito?

1 curtida

Na verdade isso já vem acontecendo @paulinho, por isso CIEL está lateralizando entre 24 e 20 há um tempo. E olhando o gráfico da nossa plataforma fica evidente isso. Mesmo a empresa conseguindo ganhar em volume, as margens vem em uma forte queda, que se estabilizou em 2017:

ciel

4 curtidas

Com o preço atual acreditam que seja uma boa? Faz um tempinho que to namorando esse papel hehe

1 curtida

Considerando que ela está no mesmo preço de 2015 e com 50% a mais de patrimônio líquido, deu uma bela aliviadas nas dívidas (de 12bi para 3bi)… um bom caixa livre e lucro por ação crescente.

me parece que a região dos 20,00 uma seja boa. Porém o ponto negativo é o que o @cadu citou, sua margem operacional caiu bastante.

2 curtidas

É isto que o Rafa colocou. P/ curto prazo vejo o preço atrativo. O problema está no longo rpazo, pois o setor tem sofrido com um forte aumento da concorrência, e CIEL tem perdido market share. Até que ponto ela vai conseguir recuperar sua rentabilidade é uma dúvida difícil de ser respondida hoje.

2 curtidas

Obrigado pela opnião @rafael e @cadu. Tenho essa mesma preocupação, todo dia tem uma empresa nova no ramo, mordendo um pedaço do market share; Vou continuar acompanhando o papel para que em uma queda mais acentuada eu possa fazer um pequeno aporte

2 curtidas

Fechou a sexta 18,74 agora acho um bom ponto de compra @cadu

2 curtidas

Acho perigoso esse negócio de pegar a faca caindo. A Cielo é uma boa empresa, está dando lucro, tem uma dívida controlada, mas … está num processo de mudança de patamar. Durante muitos anos a Cielo foi uma empresa de crescimento, por isso era negociada por um valor relativamente elevado. Só que isso acabou, e nessa queda ela devolvendo esse “prêmio” presente no preço por ser uma empresa de crescimento, mas que agora não é mais. Deixa de ser uma empresa de crescimento e vira uma “maratonista”, uma “vaca leiteira”. Hoje, para continuar crescendo, ela precisa de investimentos cada vez mais elevados. Sem investimentos suficientes, ela apenas garante a manutenção de sua posição. O fato da dívida cair pode não ser uma boa notícia: pode significar que ela está reduzindo os seus investimentos e se conformando com o atual estado. Então, no curto prazo, ela vai sofrer, até atingir um preço que melhor represente seu novo “patamar”.

Graficamente, ela até se encontra num suporte interessante, mas suportes existem para serem rompidos ou respeitados. Acaba sendo uma aposta: pode dar certo ou não. Como empresa, talvez até ela consiga mostrar ao mercado que ela pode ser não apenas sustentável, mas manter um crescimento sustentável.

5 curtidas