Clube de Investimentos

Pessoal, estou pensando em montar um clube de investimento. Estou curioso quanto aos custos administrativos junto a corretora? Alguém tem uma noção?

Nem todas prestam o serviço, já entrei em contato com a Easynvest e Modal Mais. Alguma Indicação de corretora que preste esse serviço?

Banco Inter.

Participo de um. Pelo volume investido do fundo, consigo 102% do CDI num CDB com liquidez diária.

Quanto aos custos, não faço ideia. Fui convidado pelo Adm num grupo do FB que nem me recordo mais.

XP. Os custos administrativos são altos e não compensa para quem quer somente fazer buy and hold.

"O Clube de Investimento é uma forma de investimento coletivo de pessoas físicas no Mercado de Capitais. Esse grupo é composto por no mínimo 3 e no máximo 50 participantes, para aplicação em Títulos e Valores Mobiliários que podem ser Ações ou Derivativos. Assim como nos fundos, o patrimônio do Clube de Investimento é dividido em cotas. Ao aplicar seus recursos em um clube, o investidor se torna um cotista. Os cotistas podem fazer a gestão de investimentos do Clube ou contratar um gestor profissional certificado e credenciado à CVM, ambos casos precisam ser eleitos pela assembleia geral. O clube deve ser administrado por sociedade corretora, sociedade distribuidora, banco de investimento ou banco múltiplo com carteira de investimento, que é responsável pelo conjunto de atividades e de serviços relacionados direta e indiretamente ao seu funcionamento e manutenção.

O retorno dependerá da valorização das cotas, o que, por sua vez, dependerá da valorização dos ativos que compõem a carteira do clube. Como qualquer outro investimento em Renda Variável, o patrimônio do Clube pode ser diretamente influenciado pelas oscilações do mercado, podendo gerar perda patrimonial e consequente desvalorização no valor das cotas. Por isso, é importante, antes de participar de um clube, estar atento à política de investimento que balizará as decisões do gestor."

Fui convidado também, mas achei que sob compensava, a minha gerente do banco inter disse que o investimento fica no nome dela, com isso esquece FGC, além de complicação no IR, o banco inter oferece cdb pagando 100% CDI liquidez diária, ganhar 0,02% do CDI é quase nada. Se vc tem 100 mil em um ano vai ter 4,400 com 100% CDI e 4,488 com 102% do CDI, esses 88 reais em um ano, não da nem 8 reais mês.

1 curtida

Isso bruto, líquido é menos…

Já pensei em abrir um fundo, mas para vantagens tributárias mesmo…
Custos e gestão sempre foi um limitante… fora a responsabilidade de estar lidando com recursos dos outros.
A grande vantagem, no meu ponto de vista, é que o imposto só é pago ao resgatar a cota. Assim, pode ir reinvestindo todo o bruto do lucro.

1 curtida

Vou checar melhor essa situação. Correr um risco desse não compensa, melhor deixar na Poupança de Bancão mesmo que tem liquidez imediata e segurança maior.

Grato pelas informações, fortaleza.

acho que o que o fortaleza comenta é que não vale todo esse esforço por 2% do CDI…
Poupança de bancão é a pior alternativa… o CDI DI do Inter é ótimo (seja 100%, seja 102%), é onde deixo minha reserva de emergência.

1 curtida

Ah, acho que o que o @tfreitas88 se referiu do inter não é um clube de investimentos, mas o grupo de investimentos do Inter.

É outra coisa.

Abraço

2 curtidas

Isso, tenho boa parte da minha renda fixa no cdb do inter com liquidez diária e 100% cdi.

Acho uma ótima opção. Principalmente abaixo do limite que é assegurado pelo FGC.

1 curtida

É isso mesmo, maicon.

Acabei de enviar um email para o criador do grupo pedindo alguns esclarecimentos, apenas por precaução mesmo.

De qualquer modo, obrigado!

estou na mesma, pensando em montar um clube, mas nao tenho noção dos custos.

Value galera, vou pesquisar e qualquer coisa coloco aqui.

Isso no caso do clube? No fundo não teria o come-cotas mesmo sendo de ações?

Já tive alguma experiência gerindo capital de terceiros informalmente (família basicamente) e achei a pior situação possível. Cabeças diferentes, expectativas diferentes, mudanças de planos, não dá para seguir um caminho certo a não ser que você lide com aportes/resgates quase num nível estatístico (muito $$$). Você explica todas os cenários e, não obstante, na primeira adversidade vira uma bagunça. Só faria se fosse possível pulverizar os quotistas e ter um capital bem relevante, ainda assim com as cláusulas de resgate mais draconianas possíveis. E clube você vai levar todo o ônus e nada do bônus.

Uma situação que passei no passado e que até acho engraçado quando vejo o “trem pras estrelas” dos FII`s é que um FII era a forma mais fácil há 10 anos (imagina hoje!) de levantar capital e ganhar dinheiro fácil. Não me lembro bem como surgiu a oportunidade, mas acabei com um colega que tinha uma boa experiência em desenvolvimento e exploração imobiliária numa reunião com um pessoal que organizava fundos (devia ser de administradora, sinceramente faz mais de 10 anos e não lembro). A facilidade e a vontade que esse pessoal tem para jogar capital no seu colo assusta. Tanto que até assustou o meu colega que saiu dizendo que quando a esmola é demais o santo desconfia. Vendo essa onda toda de subscrições e FIIs hoje em dia, lembro desse dia lá trás. Claro que há muitos que são sérios, mas acho que o filtro tem que ir melhorando a cada dia.

1 curtida

@weldson e @sr_fouquet
Olhem esse artigo: https://www-lite.empiricus.com.br/sem-categoria/fique-fora-desse-clube/

A princípio:

  • Bom: não tem come-cotas, IRPF de 15% só quando sacar a cota
  • Ruim: se a corretora cobra mesmo 2%aa de taxa de adm esquece; não aportar em FIIs (ok), minimos 67% em ações (ok), não está claro o “não poder fazer hedge”.

O que penso: clube de investimento é um protótipo para um fundo de investimento, vale se alguém quiser testar isso… Se as taxas forem baixas,talvez valha por poder reinvestir sem pagar IRPF.

@sr_fouquet - Ah, gerir dinheiro de terceiros é foda… eu não ofereceria para um familiar isso. Deixo a mãe e meus irmãos com os CDBs deles, e era isso.

2 curtidas

Ótimo artigo, embora tenha 3 anos então é bom conferir como está o mercado atualmente. Agora realmente, 2% a.a. de taxa de administração inviabiliza.