Comitê das Ações mais Baratas, Resilientes e para LP

Bom dia amigos, parece que o jogo voltou a ficar emocionante. O mercado de ações deve andar de lado com alta volatilidade. Ninguém sabe para onde vamos pois é quase uma unanimidade que Bolsa Brasil está muito barata, mas pode ficar barata por muito tempo ou ainda mais barata.

Portanto, acredito que quem deseja investir neste momento deve busca empresas baratas, resilientes e que capazes de receber sucessivos aportes ao longo da baixa sem causar grande preocupação nos fundamentos ao investidor.

Começo com algumas ações, os colegas adicionarão outras e seu racional.

FLRY3 - Empresa cotada abaixo do corona crash, em um setor secular, com perfil de crescimento mas que também paga dividendos quando o capital não precisa ser reinvestido. Governança de alto padrão e alta qualidade no histórico. Considero uma empresa para dormir tranquilo pagando um bom preço atualmente.

EZTC3 - Construtura focada no alto padrão de renda e com estrutura de capital muito conservadora e acostumada com cenário instável no Brasil.

SMALL11 - Embora não seja uma ação, é uma boa opção para quem não posição em ações e não quer aportar aos poucos sem querer acertar os melhores cavalos.As empresas de menor capitalização simplesmente foram abandonadas pelos institucionais e pouco demandada por gringos… entao talvez seja uma boa montar um plano de aportes neste ativo ao longo dos anos… e quando ele virar realizar um belo lucro. No histórico o retorno tende ser a bem superior ao IBOV…

15 curtidas

SAPR3 e SAPR4 empresa bem estável e com preço baixo. O principal contra é que é controlada pelo Estado do Paraná e sofre dos humores políticos. Mas de tempos em tempos precisam reajustar tarifas e também de tempos em tempos troca-se o governador.

ITSA4 o preço nos anos de 2020 e 2021 tem oscilado entre 9,0 e 12,00. É empresa bem sólida. Dá até para fazer swing trade.

VALE3 no momento está com bom preço e ao longo dos anos tem subido. Está pagando uns 19% de dividendos.

7 curtidas

Eu resolvi ditar porque não acho que a discussão seja o propósito do tópico. Vou levar esses pontos pro tópico da empresa.

1 curtida

Se fosse começar do zero hoje e tivesse que escolher uma ou duas ações para guardar no longo prazo, acho que consideraria ARZZ e PARD. Qualidade, crescimento, perpetuidade. Uma combinação de ROE elevado e capacidade de reinvestimento. Elétricas e bancos, apesar de muito baratos que estão, eu poderia ir comprando com o tempo e aos poucos como forma de acumular patrimônio.

5 curtidas

Realmente tem muita coisa boa, mas tem 2 empresas que me chamam muito a atenção:
BPAC11 e SIMH3, as duas com crescimento muito forte, ganho de margens e em segmentos que acredito ter boa expectativa de retorno. SIMH3 a divida me preocupa um pouco, principalmente frente a alta dos juros, mas a holding possui boas empresas e 3 delas ainda não foram listadas, mesmo representando um baixo % frente a receita, acredito que possam destravar valor.
SIMH3: - 26% nos últimos 3 meses
BPAC11: - 24% nos últimos 3 meses

4 curtidas

Acredito nos seguintes papéis. Tenho alguns destes na carteira:

SAPR3
BPAC5
VALE3
PETZ3
IRBR3
TRIS3
PCAR3
TRIG11

3 curtidas

Já postaram as minhas duas preferidas aqui.

SAPR - Setor perene e vem dando sempre bons lucros. Nos últimos dez anos passou de um lucro de 284M em 2011 para 996M em 2020. Sofreu no último ano com crise hídrica no PR, mas isso é ciclico. O fator contra é o peso do estado, mas acredito que neste nível de preço isso já está incluso. Indice P/L atual é de apenas 4,35.

EZTC - Essa empresa tem um time de administração sensacional. Enquanto muitas construtoras se enchem de dívida em época de boom, essa tem os pés no chão. Tem zero de dívida e apresentou lucro nos últimos dez anos. A margem bruta beira os 50% sempre. Sofreu muito no ano passado devido ao aumento dos juros, o que impacta negativamente no setor. Mas não tenho dúvida que a administração saberá administrar isso. Indice P/L atual é de 8,03.

2 curtidas