Como acompanhar a negociação dos insiders?

É sempre interessante saber o que os principais executivos de uma empresa fazem com as ações da própria empresa.

Quem são os insiders? São os diretores, o conselho de administração, o controlador. Eles recebem essa denominação por estarem dentro das organizações. Alguns podem pensar que se trata de algo ilegal, mas não é. Não é proibido por ex o CEO, ou alguém do conselho comprar ou vender ações da própria empresa. Basta que eles apresentem à CVM suas negociações todos os meses.

É uma informação importante. Obviamente não é um método infalível, se fosse era fácil sempre ganhar na bolsa. Se um controlador esta comprando não necessariamente a ação vai subir, ou se está vendendo não necessariamente vai cair. Mas ajuda, e muito. Quanto mais informação vc conseguir, maior o seu índice de acerto.

Estas informações são públicas e disponibilizadas todos os meses. Vc consegue por ex neste site Busca de Cia Aberta

É bastante trabalhoso pesquisar uma por uma, todos os meses… Havia uma pagina no twitter chamada Insider Report Brazil, que disponibilizava a maioria (todas?) as movimentações do mês, e era muito útil. Mas infelizmente acho que o(s) dono(s) ficaram ricos e pararam de atualizar a pagina em julho (devem estar agora em Ibiza!) https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g187460-Ibiza_Balearic_Islands-Vacations.html

Alguém conhece alguma outra fonte? Alguém da área de TI, seria possível fazer um algoritmo para detectar as movimentações do mês?

3 curtidas

Lembro que a Suno fazia um relatório mensal, mas englobava poucas ações, acho que só as que eles recomendavam. Quase nenhuma smallcap que eu tinha no radar era monitorada.

Um raciocínio que sempre fiz é: Se o insider está vendendo, não necessariamente vai acontecer algo ruim, virá um balanço ruim, etc. Ele pode estar apenas comprando um imóvel, um carro ou realizando lucro vendendo parte pequena da posição.

Porém, se o insider está comprando, é quase certo que a ação está barata e/ou terá algum trigger positivo em breve. Ele poderia comprar outra ação, colocar na renda fixa, mas preferiu comprar ações da empresa.

https://twitter.com/insiderreportbr
este é o link da pagina do Insider Report Brazil.
provavelmente muitos aqui já acompanhavam, até eu que sou lerdo acompanhava!.
Como podem ver, é bem completo, e muito facil de checar rapidamente as movimentações do mes

A Quantzed vai oferecer isso na plataforma deles.

https://twitter.com/meninribeiro/status/1545874265622421506?s=21&t=t5bMukLHsxrZNSUjdYWghw