Como começar?

Fala galera! me chamo Gabriel, 18 anos e tenho bastante interesse de investir em ações e fiis, atualmente ganho um salário mínimo mas praticamente não pago contas, só ajudo o básico lá em casa. conheço o extremo básico sobre o assunto, mas não tenho experiência nenhuma sobre. alguém pode linkar um post ou me ajudar comentando os principais temas para que eu possa aprender?
Vi que vocês utilizam muitos termos, siglas e etc. Muitos deles eu não faço ideia do que significa. Se puderem ajudar, agradeço demais.
Mesmo assim, peço perdão a todos por qualquer oportuno, mas acredito que sem perguntar, pesquisar e etc, ninguém aprende nada. Muito Obrigado!

3 curtidas

Acho que você pode começar pelo tópico de livros. Tem um google drive com livros em pdf que você pode ler → Livros
Alguns livros que li e recomendo:

  • Sobreviva na Bolsa de Valores - Bastter Maurício Hissa (dá uma boa explicada geral sobre o assunto, com exemplos do mercado brasileiro, até entra em tópicos mais avançados como opções)
  • Faça Fortuna com Ações, Antes que Seja Tarde - Décio Bazin (livro mais antigo, também brasileiro, que foca bastante nos dividendos)
  • Investindo em ações no Longo Prazo - Jeremy Siegel (um bom livro que mostra um histórico do mercado de ações, explica algumas crises, indicadores, etc, focado no mercado norte-americano, mas que pode ser extrapolado para nossa realidade)
  • O Jeito Peter Lynch de investir: as estratégias vencedoras de quem transformou Wall Street - Peter Lynch (explica as estratégias do autor, os indicadores que analisa, como montar a carteira, etc)
  • O investidor Inteligente - Benjamin Graham (pai do value investing, cria alguns conceitos importantes sobre o mercado e faz uma análise mais focada em resultados das empresas. Pessoalmente achei a leitura mais difícil, pois, além de ser um livro bem antigo, foi um dos primeiros livros que li. Mesmo assim, é bastante importante).

Os livros vão te dar uma boa noção de histórico do mercado, explicar as crises, trazer conhecimentos sobre o que e como analisar - os indicadores e siglas que você menciona.
Ao mesmo tempo, penso que você deve abrir uma conta em uma corretora, preferencialmente com corretagem grátis e começar aos poucos.
E focar no seu estudo / trabalho para pode aumentar os aportes à medida que vai ganhando um melhor salário.

5 curtidas

Filtrando a categoria Iniciantes, há alguns tópicos legais para começar.

Tem muitos blogs voltados para quem está começando a investir também, mas não quero ser injusto citando algum. Aqui no fórum mesmo tem um pessoal muito bom que escreve.

3 curtidas

Obrigado amigo! Vou dar uma olhada. Sou novo no fórum

Muito obrigado! Vou dar uma olhada nos livros também!!! Agradeço de verdade

Qual corretora me recomenda?

Com corretagem grátis eu utilizo a Clear. Não é a melhor corretora, mas dá pro gasto. Acho que a XP presta um serviço decente, mas eles cobram corretagem.
Como o valor da corretagem é fixo, a porcentagem final da corretagem sobre o valor investido acaba ficando alto para aplicações pequenas. Ex: Se for comprar R$ 100,00 em ações e o custo da corretagem é de R$4,90 sem contar as taxas, a porcentagem de corretagem sobre o valor investido fica maior que 5%.

Itaú Corretora apenas R$4,90 fixo.
Vale a pena conhecer as funcionalidades abaixo, fora o ótimo funcionamento e a segurança do Itaú

:

1 curtida

Só de se interessar já deu o passo mais importante para esse mundo do investimentos, parabéns.
Meu conselho seria só para não se deixar encantar pelo canto da sereia e isso é fácil, viu. Principalmente, mercado de ações.
Você é novo, já pode e deve começar sim no mercado financeiro, mas foque principalmente nessa etapa inicial na construção da sua carreira (refiro-me em sentido amplo, pode empreender, p.ex).
É ela e o seu retorno financeiro que lhe darão as melhores possibilidades de enriquecimento.
Lembre-se, mercado financeiro é principalmente o melhor caminho para rentabilizar o seu sucesso na carreira.

4 curtidas

Eu gosto da Rico, tem custos baixos e ainda vai te possibilitar investir em fundos de investimento, tesouro etc etc

Alguém conhece algum curso ou livros didatico que ensinem a operar a termo e com opcoes? Desde já obrigado.

boa tarde tenho uma dúvida será que pode me ajudar? sabe me dizer se “JP Morgan”, “UBS”, “Morgan Stanley”, são corretoras com XP, Rico, onde pessoas físicas podem investir? quando eles negociam, são pessoas físicas negociando ou a própria empresa negociando?

Podem ser pessoas, não creio que tenha como saber, só especular de acordo com o volume. Eles também atuam como formadores de mercado, então em certos ativos só vai ter ordem de alguns deles, praticamente

1 curtida