Livros

Tópico voltado para discussão e recomendações de livros sobre o mercado financeiro.

Bill Gates lista seus 5 livros favoritos de 2016
Dos 50 livros que Gates devora anualmente, estes foram os favoritos de 2016

SÃO PAULO – Conhecidamente, Bill Gates é um leitor ávido. Por ano, ele afirma ler 50 livros, dentre os quais costuma escolher seus favoritos e publicar a lista em seu blog pessoal, o Gates Notes.
Não há restrições para o gosto do bilionário: seus temas em 2016 vão “do esporte tênis aos calçados tênis, de pesquisas genômicas a liderança”. Confira os títulos que geraram insights e prazeres a Gates nos últimos meses:

1. String Theory: David Foster Wallace

Sem tradução para o português, o livro trata de 5 artigos sobre tênis. “Você não precisa jogar ou mesmo acompanhar tênis para amar esse livro”, escreve Gates.

1. Shoe Dog: Phil Knight

Escrito por um dos fundadores da Nike, este título fala sobre o caminho para o sucesso e suas facetas menos lembradas, em um mundo “bagunçado, precário e guiado por erros”. Sem tradução.

1. O Gene: Siddhartha Mukherjee

O autor, médico, pesquisador e professor fala sobre “o passado, presente e futuro da ciência genômica, com foco especial em enormes questões éticas”, descreve Gates. Título original: The Gene.

1. The Myth of the Strong Leader: Archie Brown

Embora lançado em 2014, Gates acredita que as eleições norte-americanas deste ano trouxeram à tona a relevância deste título. Ele fala sobre liderança política durante mais de 50 anos. “Brown mostra que os líderes que fazem as maiores contribuições para a história e a humanidade geralmente não são aqueles que reconhecemos como ‘bons líderes’”.

1. The Grid: Gretchen Bakke

Citado na lista como menção honrosa, o livro é, segundo Gates, do gênero “livros sobre coisas mundanas que na verdade são fascinantes”. Ele fala sobre redes elétricas e modernidade, e também não tem tradução para o português.

Livro sobre FII tem esse:

• “Introdução aos Fundos de Investimento Imobiliário” do André Bacci, pra mim foi o ponto inicial.
    Gostei muito do livro, considero muito útil o trabalho de classificação dos fundos, os exemplos de compra e venda e tem muito mais, bem didático e de fácil compreensão. Trata-se de um material completo para iniciantes em fundos de investimento imobiliário, e é o que livro se propõe a fazer, vale muito sua compra.

• “O Mercado de Ações em 25 Episódios” do Paulo Portinho. O livro mostra estudos interessantes do mercado de ações. Bom para iniciantes adquirir uma noção sobre as variáveis deste mercado. É possível ainda obter dicas de estratégias a serem adotadas, vislumbrando-se principalmente o longo prazo.

Pra mim esse livro foi um divisor de águas da maneira como invisto.

O jeito peter lynch de investir

Descrição :
Neste livro, Peter Lynch revela como alcançou o sucesso no mercado de investimentos e se tornou o gestor número 1 de ações nos Estados Unidos. O autor ensina também a diferenciar negócios com boas perspectivas daqueles sem perspectiva alguma, a partir de uma breve análise dos relatórios financeiros, identificando apenas os números que realmente importam.

Alguem já leu “The Little Book of Big Dividends: A Safe Formula for Guaranteed Returns”? O que achou, vale a pena?

Minhas recomendações são:

Faça Fortuna com Ações antes que seja tarde - Décio Bazin

O Investidor Inteligente - Ben Graham

Investment Valuation - Aswath Damodaran

Estou lendo “O Investidor Inteligente”. Excelente!!! Recomendo a todos!

Warrent Buffet e os Balanços - simples e muito bom.

O jeito Peter Linch de investir - ótimo

Alguém conhece algum livro específico sobre setores da economia? Algum livro que fale, por exemplo, do básico ao avançado sobre setor bancário, elétrico, varejo etc.

O livro “O jeito Peter Lynch de investir” trata, em alguns capítulos, sobre setores. Dá dicas de um ou outro, dá exemplos, etc. Mas é muito superficial. Eu gostaria de adquirir um que fosse voltado para um ou vários setores.

Acho q para aprofundar nos setores teria que ler os releases mesmo.

Terminei ontem de ler o Jeito Peter Lynch de investir. De modo geral gostei do livro mas acredito que poderia ser mais direto e pouparia pelo menos umas 50 paginas. De qualquer maneira muito bom o livro :slight_smile:

Concordo

Vdd. Tem bastante case. E a parte de precificaçao é mínima.
Gostei tbm do livro do siegel esqueci o nome do livro.

Vou pesquisar sobre esse do Siegel

Com ajuda dos álbuns da Copa, faturamento de livrarias cresce 13,2% em abril