Compro ações no EUA agora ou espero o dólar abaixar?

Quero começar a investir na bolsa dos Estados Unidos, mas estou em uma encruzilhada. De um lado, o dólar está o mais alto da história. De outro, estamos passando por uma crise mundial, então tudo está bem descontado.

Alguém mais inteligente que eu poderia me dar um norte sobre qual caminho seguir? Começo a investir lá fora agora, ou espero o dólar possivelmente abaixar? Obrigado.

Eu comecei a comprar lá fora com o dólar na faixa de 4 reais, e todo mundo falava que tava caro…

Mandei muito a 4,50 e meus amigos falavam que não faziam por que o dólar estava alto…

No fim, a previsão do dólar só serve pra acabar com a moral de economistas…

Eu compraria pouco a pouco… assim você pega as altas e baixas…

Vi a análise de um economista que falava que a tendência no longo prazo é o dólar se valorizar em relação ao real devido a diferença de inflação entre os países…

É, acho que é o melhor caminho. Eu já abri corretora e tudo, estava vendo como é declaração no ir.

Eu abri na Avenue pra facilitar isso… eles dão um relatório com todos os dados necessários (como cotação no dia da compra).

1 curtida

A Avenue reduziu a corretagem

3 curtidas

Vou olhar agora!! Obrigado

É importante dar uma olhada no histórico, pelo menos é o que estou fazendo. Isso tem sido uma preocupação para mim.

  • Em 1999, com o fim do câmbio fixo, houve uma valorização do dólar de 75% na máxima, em um período curto demais para ser medido.
  • Na mini crise cambial de 2002, tivemos uma alta em torno de 60% em cerca de 6 meses.
  • Na crise de 2008, uma alta do dólar de 65% e o período até a máxima de 4 meses.
  • Depois tivemos 2015, que foi um processo mais longo de deterioração da economia pública e privada, levando a uma alta de quase 80% em um período de aproximadamente 1 ano e meio.
  • Agora estamos com quase 120 dias direto de desvalorização cambial, e o dólar saltou de 4 para 6 (deve chegar a 6 em alguns dias), ou seja, 50%.

Estas, com exceção da última, são situações de curto prazo, como acredito seja a de agora. Todos estes períodos foram seguidos por uma apreciação do real, em ritmo igualmente rápido. Eu não entraria na conversa de que o dólar irá se valorizar mais e mais. Isso pode ser até um dado histórico de longo prazo, mas eu recomendaria cautela, pois não é bom comprar um topo. O que estou fazendo é justamente esperando este momento para montar um hedge com dólar futuro ou opções (mais provável a primeira). Não precisa ser sobre 100% do seu investimento. Isso tem a finalidade de oferecer o retorno do seu investimento em reais. Ou seja, ele vai limitar as perdas e ganhos decorrentes da variação cambial.

Acho que me alonguei demais, mas resumindo, iria com calma.

Este é um comportamento típico a todos estes movimentos de desvalorização cambial. É um índice que vale a pena acompanhar.

Captura de Tela 2020-05-12 às 19.39.59

5 curtidas

Entendo isso sim! Já fiz contas semelhantes.

Vou ir aplicando e aumentando aos poucos, em fundos e aplicações que não rendam apenas em dólar.

Se o dólar caí, a valorização do mercado americano compensa um pouco. Cómo tb comprei ações nessa faixa de baixa, vai compensar se o cambio estabilizar e a economía se recuperar.

Não preciso falar né … mas sou pessimista. Teremos muita e muita turbulência daqui pra frente. Política, saúde … 2020 e 2021 vai ser modo sobrevivência.

Que quería um estudo de efeito do dólar na nossa economia … tipo, influência do valor em diferentes setores, inflação, etc

2 curtidas

Ou então começar muito devagar e pouco a pouco … e aumentando conforme o dolar for baixando… Há quem diga que um SP500 subiu muito rapido e deve cair bem logo em seguida… mas tb muita gente vem pregando que a o real pode permanecer desvalorizado por muito tempo e a proteção pode ser necessaria porque 2022 é logo ali…

Particularmente acho uma boa IVBB11 aos pouquinhos… e aumentando conforme desconto na cota…

2 curtidas