Consórcio como Investimento

Olá. Recentemente fiquei sabendo sobre a venda de carta contemplada de um consórcio imobiliário como forma de investimento, e estou com dúvidas sobre isso. A compra e venda em si são um negócio legítimo, entretanto, o risco/retorno dessa operação parece ser muito melhor que qualquer investimento no mercado financeiro, o que me deixou desconfiado.

Sei de agências especializadas nisso, como por ex. essa aqui Rendimento com a Venda de Cartas Contempladas

No exemplo citado, o lucro indicado em 10 meses é de R$ 18.215,00, para um investimento de R$ 12.750,00. Isso dá um lucro diluído de 14,29% por mês!

Aparentemente, o que a agência faz é dar o lance (o cliente só paga as parcelas), e quando o lance é contemplado, um comprador adquire a carta. Uma taxa do valor pago fica com a agência e resto com o cliente (investidor).

Entendo que existem riscos, como a carta demorar a ser contemplada. Mas mesmo que fosse o dobro do tempo ainda seria extremamente vantajoso.

Tenho conhecidos que estão participando nisso, e inclusive investindo grandes quantias. Mas parece ser bom demais pra ser verdade, então eu busco ajuda aqui para saber se alguém já ouviu falar dessa operação e se realmente funciona assim.

Obrigado

Não conheço a fundo, mas acredito ser furada.

Não conheço, mas os números parecem ser fantasiosos.

14% ao mês, parece promessa de pirâmide. Ao ano já seria muita esmola. Corre. Se o negócio é tão bom assim por que precisa do capital de terceiros (diminuindo a margem)?

Sei que tem muita gente que vive fazendo esse tipo de rolo, mas não imagino retornos recorrentes nesse nível. Talvez seja uma exceção, ou então o negócio não tem liquidez para grandes volumes de dinheiro, o que limita a execução da estratégia.

1 curtida

Consórcio não é investimento até mesmo porque ao ponto que sua carta valoriza sua parcela sobe proporcional! Furada!

2 curtidas