CSAN3 - Cosan

@cadu, já fez uma análise desta empresa?

Me parece mais atrativa do que UGPA, possui margens maiores e múltiplos interessantes. O que acha?

1 curtida

Bem lembrado, tinha dado uma olhada no balanço, achei atrativo, mas esqueci de analisar melhor depois. Lembro que teve algum evento não operacional impactando positivamente o lucro, mas lembro bem a magnitude da coisa.
Vou analisar melhor e posto aqui minhas impressões.

Analisando melhor o balanço de 2018
tiveram eventos não operacionais que inflaram o lucro (a maioria recuperação de valores fiscais), no 4T 18, na casa dos 600M (quase metade do lucro liquido reportado neste tri).

csan

Usando como base o lucro liquido ajustado, que a própria empresa fornece (e dando uma olhada rápida, parece estar ok), fiz o calculo do preço alvo:

Empresa CSAN3
Cotação atual 46,00
Preço alvo pelo PSBe esta em 70,70 com potencial de crescimento de 54%.
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos, com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 68,74.
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo FCD um crescimento anual de 6% p/ os próximos 5 anos.

Diria que o ativo ainda tem um potencial de valorização, embora não seja muito elevado. Se nos próximos anos conseguir crescer a um ritmo superior a 10%, então estaria barato.

1 curtida
2 curtidas
3 curtidas


FATO RELEVANTE

A Cosan S.A. (“Cosan” ou “Companhia”) (“B3”: CSAN3) , em atendimento ao disposto no artigo 157, parágrafo 4º, da Lei nº 6.404/76, na Instrução CVM nº 358/02 e da Instrução da CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, vem divulgar aos seus acionistas e ao mercado em geral, em linha com o Fato Relevante divulgado em 7 de julho de 2020, que sua controlada Compass Gás e Energia (“Compass”) pretende apresentar, nos próximos dias, pedido de registro da oferta pública de distribuição primária de ações, a ser realizada no Brasil, em mercado de balcão não organizado, sob a coordenação de instituições financeiras integrantes do sistema de distribuição de valores mobiliários, incluindo esforços de colocação das Ações no exterior (“Oferta”).

Serão oportunamente fixados pelo Conselho de Administração da Compass: (a) o volume da Oferta; e (b) o preço de subscrição de suas ações, conforme venha a ser acordado na data de precificação da Oferta, após a apuração do resultado do procedimento de coleta de intenções de investimento junto a investidores institucionais, a ser realizado no Brasil e no exterior, em conformidade com o disposto no artigo 44 da Instrução CVM 400 (bookbuilding).

A Oferta está sujeita à concessão dos registros pela CVM e às condições de mercado.

A Companhia manterá o mercado atualizado a respeito dos desenvolvimentos relacionados à Oferta. Este Fato Relevante tem caráter exclusivamente informativo, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser considerado como um anúncio de oferta das ações. Não será realizado nenhum registro da Oferta ou das ações em qualquer agência ou órgão regulador do mercado de capitais de qualquer outro país, exceto no Brasil, junto à CVM.

Clique aqui para acessar o Fato Relevante.

São Paulo, 30 de julho de 2020

Marcelo Eduardo Martins
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

1 curtida

É um IPO da Comgás, pensando bem :rofl:

2 curtidas

Pensei nisso também. Fecharam capital pra abrir de novo.

2 curtidas

Interessante. Se seguirem o DNA da Comgas no que tange a política de dividendos, tô dentro.

2 curtidas

Pensando em abrir posição! Caindo bem . A empresa me parece com bons fundamentos. Alguém do fórum já possue esse ativo em carteira?

5 curtidas

IPO da Compass sumiu do mapa, agora falam em eventual IPO da Raízen rs

4 curtidas

O pessoal que acompanha mais a empresa recomenda alguém que observa mais de perto, um analista, canal de youtube, gestor? Estou interessado em começar a estudar o caso. Imagino que os IPOs das subsidiárias podem destravar muito valor como tem ocorrido com a SIMPAR, mas sem a dívida astronômica no meio. Além disso me parece uma empresa com gestão das melhores e muito voltada para o setor de infraestrutura.

A Nord não gosta, o Nigri curte e tem na carteira beginner, nessa carteira ele só coloca empresas que ele considera sólida e referencias nos setores e ou com vantagem competitivas evidentes. Ou seja, ele gosta bastante do case e ja fez uns relatórios recentes sobre ela.

2 curtidas


FATO RELEVANTE

Pedido de registro da oferta pública de distribuição de ações da Raízen

A COSAN S.A. (B3: CSAN3; NYSE: CSAN) (“Cosan” ou “Companhia”), em cumprimento ao disposto na Instrução CVM nº 358/02, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que sua co-controlada Raízen S.A. (“Raízen”) e a Raízen Energia S.A., controlada da Raízen, divulgaram Fato Relevante nesta data, conforme íntegra apresentada a seguir:

“A Raízen S.A. (anteriormente denominada Raízen Combustíveis S.A.) (“Raízen”) e sua controlada Raízen Energia S.A. informam que nesta data, a Raízen protocolou, perante a Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), pedido de registro da oferta pública de distribuição de ações da Raízen objeto do fato relevante divulgado em 31 de maio de 2021, nos termos ali descritos, nos termos da Instrução CVM nº 400, de 29 de dezembro de 2003, conforme alterada (“Instrução 400”).

Este fato relevante tem caráter exclusivamente informativo, em observância às disposições da Instrução CVM nº 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, da Instrução 400 e, ainda, para fins do disposto no parágrafo 4º do artigo 157 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada, nos termos da legislação em vigor, e não deve ser considerado como um anúncio de oferta das ações.”

São Paulo, 03 de junho de 2021

Marcelo Eduardo Martins
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Cosan S.A. – Relações com Investidores
Paula Kovarsky – Head de RI & ESG
Phillipe Casale – Gerente Executivo de RI
Ana Luísa Perina – Gerente de RI
Paula Macedo – Especialista de RI

Tel: +55 11 3897-9797 [email protected] cosan.com.br

2 curtidas

Três casas de análise deram call de compra na empresa.

1 curtida

Protocolaram IPO da Raizen novamente, deve ser o motivo. Com a marcação a mercado desse ativo provavelmente o valuation da Cosan tende a subir.

Edit: EXCLUSIVO: Cosan anuncia entrada no minério de ferro - Brazil Journal


FATO RELEVANTE

A COSAN S.A. (B3: CSAN3; NYSE: CSAN) (“Cosan” ou “Companhia”) em atendimento às disposições da Instrução da Comissão de Valores Mobiliários nº 358, de 3 de janeiro de 2002, informa aos seus acionistas e ao mercado em geral o que segue:

Reforçando seu papel gestora de portfólio, responsável pelo processo de alocação de capital do grupo, a Cosan iniciará uma nova estratégia de investimentos, na qual, através de uma estrutura de fundos de investimentos abaixo descrita, investirá em novos negócios com recursos próprios e, eventualmente, também de terceiros.

O primeiro investimento da nova estrutura será destinado ao segmento de mineração e logística. Para tanto, a controlada da Cosan ATLÂNTICO PARTICIPAÇÕES LTDA (“Atlântico”) celebrou, nesta data, com a São Luís Port Company S.A.R.L., uma companhia do grupo China Communications Construction Company Limited (“CCCC”), acionista controlador, e com os demais acionistas minoritários detentores em conjunto de 49% (WPR Participações Ltda, MG3 Terminais Portuários Holding Ltda, Nilton Bertuchi, Roberto Bocchino Ferrari, José Hagge Pereira, Melius Consultoria e Intermediação de Negócios Ltda.) uma proposta vinculante para aquisição de 100% do TUP Porto São Luis S.A. (“Porto”), empresa detentora de um terminal de uso privado localizado em São Luis/MA, pelo valor de R$ 720 milhões, sujeito a ajustes usuais na data de fechamento da transação (“Operação Porto São Luis”).

A Operação Porto São Luis está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo as aprovações regulatórias e concorrenciais aplicáveis. Adicionalmente, a venda das ações representativas do controle do Porto está sujeita a aprovações societárias da CCCC, bem como de aprovações pelas autoridades chinesas competentes.

Ainda nesta data, a Companhia, também através da Atlântico, firmou um Memorando de Entendimentos Vinculante (“MoU”) com uma sociedade do Grupo Paulo Brito, fundador e controlador da Aura Minerals (B3: AURA33), empresa de mineração com foco em ouro e cobre, para a formação de uma joint venture para a exploração de minério de ferro, que deverá ser escoado pelo Porto (“JV Mineração”). Este MoU prevê que a Atlântico deterá 37% do capital total e controle compartilhado da nova companhia combinada, ou seja, 50% das ações ordinárias, da nova companhia combinada, após o aporte do Porto e de caixa, a depender de chamadas de capital pela administração da companhia (Operação Porto São Luis e JV Mineração, em conjunto denominadas “Transação”).

A Cosan ingressa com um parceiro estratégico em um novo ramo de negócios, contribuindo sua expertise logística portuária e de gestão. A JV Mineração será uma empresa integrada de mineração e logística, que possuirá, além do Porto, direitos de exploração de ativos minerários em 3 projetos minerais localizados no Estado do Pará, com potencial importante de reservas de minério de ferro, a serem escoados pelo Porto.

Com início de operação previsto para 2025, o primeiro projeto mineral a ser explorado pela JV Mineração está localizado próximo a Paraupebas-PA, na região de Carajás, conectado ao Porto pela estrada férrea de Carajás. A exploração seguirá os mais altos padrões ambientais e de segurança, alinhados à estratégia de alocação sustentável de capital, suportada pelos princípios “EESG” do grupo Cosan.

A nova Companhia terá Juarez Saliba de Avelar como CEO, executivo com ampla experiência no segmento de Mineração, tendo passado por importantes posições de liderança em companhias como a Vale e CSN, entre outras. Além disso, Julio Fontana, com reconhecida experiência em logística ferroviária e portuária, será conselheiro e consultor sênior da JV Mineração.

A Cosan realizará na próxima terça-feira, 24 de agosto de 2021, uma teleconferência pública com o mercado para apresentar a Transação e manterá o mercado informado a respeito do desenvolvimento desta operação.

São Paulo, 23 de agosto de 2021

Marcelo Eduardo Martins
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Cosan S.A. – Relações com Investidores
Paula Kovarsky – Head de RI & ESG
Ana Luísa Perina – Gerente de RI
Paula Macedo – Especialista de RI

Tel: +55 11 3897-9797 [email protected] cosan.com.br

Você está recebendo este e-mail porque está registrado para receber nossas informações.
Para garantir que você receba esta newsletter no futuro, por favor, adicione [email protected] à sua lista de remetentes aprovados.

Não deseja mais receber e-mails deste tipo? Clique aqui para se descadastrar.

3 curtidas