CSRN3 - Cosern

Tópico para comentários e novidades sobre a empresa Cosern, do grupo NeoEnergia, (CSRN3 / CSRN5)

sei que é uma empresa de pouca liquidez, mas me parece uma boa empresa e tem distribuído alguns bons dividendos

1 curtida

1T 2019 crescimento considerável em relação ao 1T 2018
1t2019

Edit: porém os lucros no geral, vem se mantendo estáveis;

A empresa tem um ROE interessante, sempre na casa dos 23-30%;

Yeld infelizmente teve uma queda acentuada nos últimos 2 anos, mesmo com os DPA’s em constante aumento nos últimos 4 anos, devido à alta acentuada do mercado provavelmente

gostaria de saber a opinião da galera sobre esta empresa, outros pontos de vista

até mais

1 curtida

Não conhecia ao ativo.

Empresa CSRN3
Cotação atual 16,55
Preço alvo pelo PSBe esta em 28,45 com potencial de crescimento de 72%
Pelo FCD, utilizando uma taxa de crescimento de 8% ano, p/ os próximos 5 anos,
com 9% de taxa de desconto, chego a um valor de 30,85
Na cotação atual, e considerando uma perpetuidade de 0, o mercado esta precificando pelo
FCD um crescimento anual de 1% p/ os próximos 5 anos.

Indicadores Anual Ultimo tri anualizado
P/L 11,40 12,52
P/VP 2,70
ROE 23,7% 21,6%
DY 6,90%
Margem Operacional 15,0% 13,6%

A empresa tem um potencial de valorização razoável. Porém p/ uma small cap, com baixa liquidez, e sem governança, este valor potencial tinha de ser bem mais elevado por conta do risco superior. Neste patamar por exemplo, ENBR3 que é um ativo que não possui estas limitações que citei acima, tem um potencial de valorização de quase 2x superior a este.

Outro problema aqui é que o P/VP está muito acima de 1. Se a Neoenergia resolver fechar o capital, o que não seria difícil visto que ela já possui 91% do capital, provavelmente seria por um preço bem inferior ao atual.

1 curtida

perfeito, entendo os riscos envolvidos, e ENBR está na minha mira também

edit:
quando vc se refere à “sem governança”, questiona a qualidade da gestão da Neo? pode comentar mais sobre?
ou se referiu apenas ao baixo Free Float?

1 curtida

Sem governança é que não pertence a nenhum indice de governança da bolsa. Algumas empresas tem um indice de governança como novo mercado, que fornece algumas proteções aos acionistas, como tag along nas PN, ou de 100%, além de outros mecanismos de proteção. Empresas grandes isso não tem tanta necessidade assim, mas em small caps é um mecanismo interessante de proteção.

Veja aqui: https://www.sunoresearch.com.br/artigos/indice-governanca-corporativa/
E aqui: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/listagem/acoes/segmentos-de-listagem/sobre-segmentos-de-listagem/

1 curtida

eu não analisava todos os níveis, só dava uma olhada se é Novo Mercado ou não, mas muito interessante mesmo, até baixei a tabela dos padrões no link da B3 que citaste,

…e apesar de concordar com você nos riscos dela, eu arrisquei um pouco da % da minha carteira de ações nela, por fim de diversificação e tbm porque gostei do histórico da empresa é claro, me parece muito constante, com leve crescimento e bons retornos