Achei as series muito longas. O prêmio na curva de juros esta muito pequeno, me posicionarei em IPCA+ somente com juros acima de 5%. Neste monto acho que os FIIs de tijolos estão mais atrativos, pensando em inflação mais taxa .
Eu achei uma alternativa interessante, principalmente para quem pensa em comprar NTN-B. Paga remuneração semelhante, mas sem I.R., por ser incentivada (1ª e 2ª séries).
Mas a renda fixa, de uma maneira geral, não está mais atrativa como antes (e talvez nunca mais volte a ser tão atrativa - esse é um ponto a se pensar).
Problema de perdas em renda fixa é que o seu risco é binário, ou dá certo e você ganha o que estava pactuado ou toma default e vê seu ativo ir a 0 instantaneamente. Em ações geralmente a sangria leva um tempo e a liquidez do mercado permite que você assuma um prejuízo e o repasse para outros que veem uma oportunidade. Por essas e outras, se o prêmio não for substancial (como não tem sido) fico no guarda-chuva do FGC. E para os incautos, a depender do tipo de debenture ela fica no mesmo nível dos acionistas no caso de liquidação da companhia.
Ressuscitando o tópico, ninguém mais tem investido em crédito privado por aqui? Vi que saíram três ofertas públicas este mês que parecem interessantes, mas não conheço as empresas, exceto a Vamos: debênture da Rio + saneamento e CRA da FS Bioenergia e da Vamos. Acho que os traumas recentes da Americanas e Light acabam afastando o pessoal. Tem que garimpar bastante mesmo.
Eu particularmente acho arriscado investir em crédito privado fora do FGC (CDBs, LCIs e LCAs).
Pra debêntures eu pegaria um fundo com incentivadas. Pra CRIs e CRAs eu iria de FIIs.
Esses veículos conseguem negociar taxas que a PF não consegue e tem uma diversificação muito grande.
Nas últimas semanas vieram muitas ofertas a mercado, em quantidade a maioria foi direto a investidores profissionais. Para qualificados as que mais chamam atenção realmente seriam o CRA da FS Bio e as Deb. Rio+, para investidor regular a do CRA da Vamos.
Tenho repassado para meus clientes conforme o risco x retorno me parece adequado.
Players de mercado têm várias restrições quando o assunto é Oferta Pública para divulgar. Geralmente só as instituições que deixam disponível material.