Debêntures da CEMIG CMTR33 - não entendi o cálculo após amortização

Investi R$ 4,794,27 em 13 Mai 2019 em CMTR33 da CEMIG.
Dia 17 Fev 2020 recebi uma amortização de R$ 1.542,05 e recebi juros de R$ 290,90
Dia 18 Fev 2020 aparece em custódia na corretora o investimento nesta debênture como R$ 2.349,91.

Eu pensava que deduziriam a amortização do valor investido e o investimento continuaria a partir do dia da amortização. Então seriam 4.794,27 - 1.542,05 = 3.252,22.

No meu entendimento simplório falta dinheiro nesta conta… alguém pode explicar?

1 curtida

Você provavelmente comprou a debênture no mercado secundário, então é preciso fazer a conta com base no valor + taxas da data do lançamento, independentemente do valor que você pagou depois.
Acredito que deva ser esse o problema.

1 curtida

Eu comprei na plataforma da Easynvest… mas digamos que isto é mercado secundário, se há marcação à mercado, com juros caindo, o papel deveria se valorizar e não o contrário, não é?
(se não é então me dei muito mal neste investimento).

1 curtida

Segundo o site debentures.com.br, o preço unitário médio de negociação dessa debênture depois da amortização, em 17/02, foi de 1.083,319141. É mais ou menos o que ela valeria hoje.
Suponho que você tenha 3 debêntures, então esse valor de R$ 2.349,91 que você mencionou está errado. O valor atual delas seria de mais ou menos R$ 3.249,957423

3 curtidas

Muito obrigado Caio.
Eu entrei no site que você indicou e encontrei tabelas históricas de preço. Verifiquei que me venderam pelo preço máximo do dia seguinte à minha solicitação (bate exatamente com o valor da tabela de preço do mercado secundário).
Vou aguardar pela resposta da Easynvest, mas pelo menos já tenho alguma informação.

2 curtidas

Aconteceu a mesma coisa comigo :face_with_symbols_over_mouth:. Se puder disponibiliza link dessa tabela. Achei que faltou transparência da easynvest. Na época eu estava migrando do tesouro direto para outros investimentos. Pedi esclarecimento na corretora e até agora nada. Abc e Bons investimentos amigos!

1 curtida

Para obter as tabelas históricas, use este link: Debêntures em um Clique

Você escolhe o emissor e o código do ativo e depois, na parte azul, “Preços e Mercado”, clica em “PU Histórico” para os valores do mercado primário ou “Mercado Secundário” para estes outros valores.
Tem a opção de baixar as tabelas. Algumas vem em texto outras em excel.

1 curtida

Obrigado meu amigo! Abc

Alguém já teve resposta da Easynvest sobre o porque dessa diferença? Liguei lá ontem, me falaram que estavam com problema nesta debênture e que ao longo do dia regularizariam, no entanto hoje continua tudo igual!!!

2 curtidas

Não obtive resposta, mas constatei que o erro (no meu caso) tem a ver com o valor das cotas. Vou explicar no email que mandei. Talvez ajude:

desde a amortização das debentures cemig constatei divergência nos valores das cotas, conforme segue:
a) cmdt23 -valor bruto (unidade) easynvest R$ 261,53, enquanto que o preço unitário de mercado (após amortização) é R$ 499,14;
B) cmtr33 - valor bruto (unidade) easynvest R$ 726,40 enquanto que o preço unitário de mercado (após amortização) é R$ 1044,26.

Espero que resolvam pois a diferença em minha conta me deixa maluco (gosto do controle dos meus investimentos). Abc e obrigado a todos

2 curtidas

por enquanto só recebi um email dizendo que estou na fila de atendimento…

1 curtida

Está com diferença na minha também. O meu problema segue também sem ser resolvido.
Me parece inconsistência no site e vou esperar a solução.

Se você clicar na debenture e clicar em resgastar, apenas para ver o valor para resgate, vai aparecer outro valor, que acho que é o que deveria estar.
Além disso, até ontém, na aba rentabilidade, o valor das debentures estava correto, agora não está mais também não.
Já tive problema antes na plataforma da easynvest e resolveram, mas isso é amadorismo…

2 curtidas

Tbm acho muito amadorismo! Já faz três dias que mandei email e sem resposta. A plataforma serve para renda fixa, como a renda fixa esta mais restrita (em razão das taxas) eles vão precisar melhorar muito no serviço. E nem se fale do home broker deles! Sofrível! Sempre com essas divergências! Desrespeito com cliente! Aff. Abc

Finalmente uma boa notícia!
Testei aqui e confirmei que ao tentar vender aparece um valor que acredito ser correto.

Grato Samuelvcj

1 curtida

Bom, algúem já teve retorno da Easynvest? Aqui cotinua na mesma situação. Valores discrepantes na tela de investimento com a tela de resgate disponível. =/

1 curtida

Nenhum retorno e tudo na mesma. Péssimo serviço da easynvest. Uso para renda fixa, mas quando acabarem os investimentos que tenho lá vou encerrar a conta. Abc

1 curtida

Alguém sabe se aconteceu o mesmo na Rico?

Tenho CMTR33 e também fiz reclamações junto à Easynvest.
Para piorar, depositaram os Juros somente no dia 28/02/2020 e ainda descontaram imposto de renda, sendo que a Debênture é incentivada.
Assim que resolver essa confusão que eles criaram, vou transferir a custódia para outra corretora.
Desta vez a Easynvest se superou!

1 curtida

Por aqui com o mesmo problema… Tô indignada com o amadorismo.

1 curtida

Quanto ao desconto do IR acredito que você se enganou. Esta debênture não é incentivada.

De resto, nenhuma resposta da Easynvest ao email que mandei.

1 curtida