Declrar CDB

Já declarei o meu imposto de renda esse ano, já foi processado e eu já fui restituido, porém eu não declarei o CDB da minha conta nubank que ficou rendendo em 2022, é possível eu alterar mesmo a declaração já tendo sido processada?

Sim… Retificacao

1 curtida

Eu fiz a retificação e vou ser restituído com R$ 3.243,68 , na minha primeira declaração sem o CDB eu tinha sido restituído com R$ 2.446,00 , acho que posso estar recebendo mais do que deveria, está certo esse valor?

Rendimento de CDB não é tributação exclusiva na fonte? Acho que não deveria mudar o cálculo do imposto não.

1 curtida

Eu só adicionei na declaração o que tinha no informe de rendimentos de 2022 da minha conta nubank e escolhi o desconto simplificado que erra esse valor de R$ 3.243,68 , agora estou na fila de restituição

1 curtida

Eu acho que você lançou o cdb e o imposto retido na aba de rendimentos tributáveis recebidos de pj.
Aí o ir retido sobre o cdb se somou ao seu ir retido e deu mais restituição. Se for isso mesmo, está errado, mas passou.
Sei lá, na minha visão aplicação de renda fixa não pode mudar a restituição ou imposto a pagar porque a tributação é exclusiva na fonte, ou seja, a instituição financeira já retém o imposto e não há ajuste posterior.

2 curtidas

Eu dei uma olhada aqui e eu coloquei em:

Grupo 04 - Aplicações e Investimentos
Código 02 - Títulos públicos e privados sujeitos à tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e Outros)

O rendimento exclusivo foi de R$ 273,41

1 curtida

É, então alguma outra coisa deve ter mudado na sua declaração.
Assim, se você acha que está certo e o resultado do processamento deu ok, deve estar certo.
Mas a razão da restituição mudar não foi o CDB, se você quiser ter certeza acho que vale comparar a original com a retificadora em tudo que for rendimento tributável e dedução.

1 curtida