Dólares no exterior - Interactive Brokers

Estou comprando dólares via Banco Inter e transferindo para a interactive brokers via ACH. Super fácil e entendo ser uma boa forma de transferir o patrimônio para o exterior. A dúvida é…
Algum forista já fez isso ano passado? quais cuidados precisamos ter em relação ao Imposto de Renda?
Sugestões sobre organização, ou outras formas de transferir o dinheiro etc.

1 curtida

Já tem um tempo que não faço operação cambial, mas bom saber que o banco Inter está com taxas atrativas. Eu tenho comprado Bdrs pela praticidade.

Sobre o Imposto de Renda, alguns pontos importantes para prestar atenção:

  1. Declaração de Capitais no Exterior (DCBE): Se o valor total enviado e mantido no exterior ultrapassar US$ 100 mil, é obrigatório declarar ao Banco Central, anualmente (ou trimestralmente se for mais de US$ 1 milhão).

  2. Declaração no IRPF: O valor transferido deve ser declarado na ficha de Bens e Direitos (código 62 - Depósito bancário no exterior) ou (código 04 - Aplicações financeiras no exterior, se for o caso).

Também é importante informar a origem dos recursos transferidos (ex: rendimento de trabalho, venda de imóvel etc.) para justificar o aumento patrimonial.

Os rendimentos no exterior (juros, dividendos, ganhos de capital etc.) devem ser informados e tributados mensalmente via Carnê-Leão ou GCAP, conforme o tipo de rendimento.

  1. Conversão Cambial: Use a cotação oficial do dólar PTAX (venda) do Banco Central do Brasil da data da operação para conversão dos valores ao declarar no IR.
6 curtidas