Dúvida sobre Isenção de IR -

Pessoal, estou com uma dúvida aquii. Tenho ações da Vale e creio que todos sabem que ela se valorizou bastante nos ultimos 2 anos. Sou pequeno investidor e vi que é possível ter isenção de IR para vendas menores que R$20.000.

Queria a opinião e experiência de vocês para saber se é possível aplicarmos a seguinte regra para evitar a incidencia do IR

Não pretendo vender as ações, sigo com a estratégia de Hold mas gostaria de ver se é possivel aumentar o preço médios da ação justamente para pagar menos IR quando resolver vende-las (longo prazo).

Minha idéia era vender 200 ações por mês o que me daria valores de venda abaixo de R$20,000. Mas compraria as ações nos dias seguintes para recompor meu lote de ações. Na medida em que compro o preço médio das ações vai aumentando. Talvez em 1 ano fazendo essa operação todos os meses eu possa ter o valor das ações médio da minha carteira mais próximo do valor de mercado e dessa forma o IR seria mais baixo quando vender.

Alguém faz isso ? Entendo que não existe nenhuma ilegalidade nas operações, uma vez que estarei sempre vendendo as ações no valor limite de R$20 mil/mes , e logo em seguida comprando a preço de mercado o que eleva meu preço médio. Alguma interpretação diferente da Receita para essa estrategia ?

Agradeço qualquer experiência passada ou orientação nessa estrategia

Obrigado
Arthur

1 curtida

Entendo ser uma estratégia 100% legal, e não vejo nenhum problema em relação a receita.

Você terá custo de corretagem + taxas da B3 na venda e na compra, e tem o risco da ação subir no dia seguinte e você ter que comprar mais caro.

Também tem a possibilidade de você dar sorte e conseguir comprar mais barato.

pode.

lembrando que 20k é a soma de todas as ações vendidas no mes, e não só da vale.

o risco é a ação abrir no dia seguinte bem mais cara

Obrigado Cadives ! A diferença da compra e venda foi muito grande, estavam na casa dos R$20,00 quando comprei. Acho que essas variacões de um dia para o outro afetam pouco. O IR é que mata se eu fizer uma operação direta de venda… VALEU !

bem lembrado ! Valeu !